TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Como Função Administrativa

Por:   •  7/4/2020  •  Resenha  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Organização como função administrativa

É a distribuição do trabalho de recursos e autoridades pelos membros de uma organização.

Estrutura organizacional é como as atividades de uma organização são ordenados para que eles alcancem os seus objetivos. Tentando minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização. Estrutura  funcional é a mais comum na administração dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, sendo a mais adequando em empresa.

Organograma é basicamente a representação gráfica da estrutura de uma organização monstrando funções, departamento e cargos da organização;  especificando como esses se comunicar e se relacionam.

Dimensões organizacionais são as que descrevem as organizações, referente às características internas de uma organização, criando condições de comparação entre empresas distintas, já as contratuais que , caracterizam a organização como um todo a partir da identificação do ambiente organizacional que por sua vez modela as condições estruturais. Ambos se encontram diretamente interligar-se e são fundamentais para a definição da forma de organização ou de seu projeto organizacional. Dimensões estruturais: referem as características internas de uma organização. E outros definem estes seis elementos estruturais:

     Especialização do trabalho: seu objetivo é aperfeiçoar as atividades realizadas por meio da padronização, permitindo  assim um aumento na produtividade. Assim, buscando por produtividade e Eficiência é  uma constante dentro das organizações, sendo uma das consequências de se  dividirem as tarefas em atividades mais simples é oferecer aos trabalhadores a possibilidade desse especializarem na execução, o que resulta em ganho no rendimento individual e consequentemente, no geral. Entretanto, o ganho não é infinito.

     Cadeia de comando:  Uma linha de autoridade que procura mostrar com clareza os níveis hierárquicos da organização estabelecendo de forma transparente como deve ser estabelecido a informação no ambiente organizacional, Ou seja, estabelecer de forma clara quem deve responder a quem. Exemplo seria o coordenador responde ao gerente assim como o gerente deve responder ao diretor.

      Amplitude de controle: mede o número de pessoas subordinadas ao administrador, quando o administrador é responsável por muitos funcionários sua amplitude de controle é alta, quando responsável por poucos funcionários sua amplitude de controle é baixa. Para os  seguintes  fatores definidores de amplitude ideal  como,  complexidade do trabalho; competência , experiência e motivação das pessoas; disponibilidade e clareza das regras e procedimentos; similaridade das atividades e das funções supervisionada; proximidade física dos subordinados; estilo de administração e cultura organizacional.          

      Departamentalização: permitir simplificar o trabalho do gestor contribuindo para um aproveitamento mais racional dos recursos organizacionais. Permitindo aproveitar melhor a cadeia de comando estabelecida e otimizar o uso dos recursos disponíveis (eficiência), que passa a trabalhar em conjunto. Possibilita também uma melhor coordenação que facilitará atingir os resultados esperados (eficácia). Existindo diversas formas de agrupamentos possíveis, mas a maioria dos autores se restringe a existência de cinco modos ou tipo:

        Departamentalização funcional:Agrupa recursos e tarefas de acordo com o  tipo de função exercida podendo se criar departamentos como RH,DP, logística e entre outros. Sendo possível ser a forma mais utilizada por permitir otimizar o uso dos recursos.

         Departamentalização por produto: Cada linha de produto e posta sobre a responsabilidade de um administrador. É utilizada principalmente quando existe uma significativa diversificação de  produtos/serviços que demandam pessoal, soluções ou tecnologias mais específicas.

         Departamentalização por cliente: Buscar o agrupamento de esforços para atender os diferentes perfis de cliente de uma empresa. Sendo indicado quando os cliente tem necessidade característica e problemas em comuns

        Departamentalização por processo: utiliza como critérios os principais processos da organização que demandam qualificações específicas permitindo maior agilidade nas tarefas concluídas.

Centralização e descentralização

     Centralização é o grau de concentração da autoridades/poder para tomar decisões no topo da hierarquia organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com