TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do Trabalho - Abertura de um Pequeno Mercado

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

1.Introdução

O artigo é referente à estruturação de um mercado de pequeno porte para atendimento da população da Vila de Santa Luzia, localizada na cidade do Recife, Pernambuco, conhecido como Mercado da Vila. O objetivo do estabelecimento é de atender os moradores da comunidade sem fins lucrativos, buscando apenas cobrir os custos operacionais e gerar alguns empregos para a população local.

É mostrado o processo de estruturação do negócio com base os conceitos da Organização do Trabalho, exibindo como a organização irá funcionar e quais suas metas e objetivos.

2.Fundamentação Teórica

Organização do trabalho pode ser definido como a especificação do conteúdo, das inter-relações entre cargos, dos métodos que são utilizados, de modo que os requisitos organizacionais, tecnológicos, sociais e individuais do trabalhador sejam satisfeitos.

Os objetivos são a definição e a repartição de funções, tarefas e postos de trabalho necessários para alguma produção, além disso, decidir, escolher e implantar os meios materiais e humanos e garantir o desenvolvimento e acompanhamento das atividades realizadas no trabalho.

A organização é composta por:

Fatores concretos: Equipamentos, implementos, instalações, recursos financeiros e técnicas utilizadas

Fatores abstratos: Estrutura organizacional(composta por postos de trabalho, agrupamentos de postos e hierarquia de autoridade) e Funcionamento(Composto pelos fluxos de trabalho e sistema de trabalho)

Por fim, é necessário definir o projeto de trabalho, que pode ser dividido nos seguintes elementos:

Quais tarefas: Depende do processo e pode ser repetitivas ou não repetitivas.

Em que sequência: Pode ser definida pelo processo, busca evitar erros.

Onde alocar: Define basicamente a área física.

Quem mais: Pode ocorrer alocação para uma pessoa ou para um grupo de pessoas.

Como fazer a interface com as instalações: definir o posicionamento e as dimensões dos equipamentos físicos e a relação entre os equipamentos.

Que condições ambientais: definir as condições ambientais necessárias para um bom desenvolvimento das tarefa.

Quanta autonomia: Autonomia do trabalhador para executar suas tarefas.

Que habilidades: Tipo de habilidade e capacidade dos trabalhadores necessárias para executar a atividade.

3.Apresentação do negócio

Pensando no bem estar da população da Vila de Santa Luzia, a cidade do Recife, o negócio se trata de um mercado sem fins lucrativos, chamado de Mercado da Vila, buscando apenas atender os moradores e trazer um serviço de certa qualidade. Além disso, todos os funcionários do mercado serão da própria vila.

Como não tem fins lucrativos, os preços oferecidos serão baixos, buscando apenas a manutenção dos custos operacionais. Caso ocorra lucro, o valor será investido em projetos locais, visando o bem da comunidade.

Nesse mercado, serão oferecidos os produtos mais básicos, e a proposta é dividir basicamente em setores de bebidas, carnes, lanches, pães, produtos de limpeza e a área de frios em geral.

Para manter a acessibilidade de preços, os produtos serão populares, com isso, não existem produtos de marcas mais caras.

4.Desenvolvimento

4.1 O que é e onde

O negócio proposto é um mercado de pequeno porte, para alcançar a classe com menor renda, propõe manter preços acessíveis porém com produtos de qualidade média.

Se localiza na Vila de Santa Luzia, no Recife, e busca atender as necessidades da população local, pois possuem poucos mercados na vila, o que favorece o negócio.

4.2 Definição das tarefas

As tarefas no mercado basicamente são de caixa e organização dos produtos, devido ao baixo investimento inicial, não será possível por hora adquirir computadores para o caixa, sendo realizado com uma calculadora o preço que o cliente deve pagar. Serão três funcionários para a parte de caixa e outros três responsáveis pela organização dos setores, organizando os produtos nas prateleiras e atendendo sobre possíveis dúvidas dos clientes(sobre, por exemplo, disponibilidade de algum produto).

Figura 1 - Organograma

Quanto a parte de fornecimento dos produtos e administração em geral, o responsável é o proprietário, que possui contatos com uma grande rede de supermercados que está auxiliando nesse ponto.

Sobre os requisitos dos funcionários, não é cobrada nenhuma formação, porém, é obrigatório a realização de um curso técnico(pago pelo proprietário) para promover a qualificação e garantia do futuro dos funcionários.

4.3 Influência nas decisões

Como o mercado não visa o lucro e procura atender uma população mais carente, não vão haver muitas tecnologias envolvidas e questões politicas também não influenciam tanto o mercado.

As questões socioculturais podem influenciar as ações beneficentes que o mercado realizará, influenciando a forma como serão feitas.

O principal fator que influencia nas decisões é o fator econômico, pois devido a crise, o movimento diminui, e mesmo sem visar lucro, pode dificultar um pouco o negócio. Devido a isso, o mercado procura sempre realizar algumas promoções para atrair consumidores, como combos de produtos, barateando o preço total, e por vezes, ocorrem promoções relâmpagos em produtos de determinada seção, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com