TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ABERTURA DE MERCADO

Por:   •  16/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2
  1. MERCADO

        Atualmente, com o grande consumo de café, o país apresenta um mercado favorável para a abertura de novas cafeterias. Segundo o portal a Associação Brasileira da Indústria de Café  (Abic), o brasileiro está procurando consumir cafés de melhor qualidade e o consumo em cafés gourmet está aumentando em decorrência do maior poder aquisitivo e maior conhecimento vivenciado pelos brasileiros no exterior.

        Assim, o Brasil tornou-se um referencial mundial em produção de café e o crescimento do consumo no mercado interno estimulou o desenvolvimento das cafeterias, das mais tradicionais às com conceitos diferenciados.

        Ao contrário de uma padaria, a cafeteria é um espaço de convívio social, de lazer, ou até mesmo de negócios. O público frequentador tem um nível petence as classes média e alta (classes A e B), tem entre 25 e 60 anos e  frequentam a esses ambientes com certa assiduidade, logo,trata-se e uma clientela fiel.

        E para atender esse perfil de consumidores, há dois tipos de cafeterias que podem ser adotados por empreendedores.

MODELO RESTAURANTE

        Conta com maior espaço interno, mesas e cadeiras, opções de bebidas quentes e geladas, à base de café ou não, gastronomia como snacks e doces, todos sempre muito elaborados.

MODELO QUIOSQUE

        Nesse formato o tempo de permanência de cliente é reuzido, o espaço é menor e com menos opoções em cardápio. Este será o modelo adotado, por ser menos custoso. Para mais detalhes, ver descrição do negócio.

O mercado das cafeterias

        

        Segundo os dados da Abic (2010), estima-se que existam no Brasil 3.500 cafeterias, responsáveis por cerca de 50% dos gastos com a categoria cafeteria.

        O panorama do mercado do consumo de cafés no Brasil mostra uma elevação para o consumo do produto da categoria gourmet e para consumo em cafeterias especializadas. Aliando a oferta e demanda crescentes, a cafeteria gourmet vem ganhando espaço no segmento e se mostrando como boa oportunidade de negócios.

        Quanto ao perfil dos consumidores de cafés gourmet no Brasil,eles, assim como os conhecedores de vinhos e outros produtos de qualidade diferenciada, sempre desejam novidades, misturas inéditas, lançamentos da indústria que prometem inovações ou até mesmo uma gastronomia com base no café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com