TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientacao e integração de funcionarios

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

Introdução        

Justificativa        

Objectivo Geral e principal        

Problematização        

Hipóteses        

Etapas do Processo de Integração        

Cultura, Integração e Socialização        

Conclusão        

Bibliografia        


Introdução

O tema estudado no presente trabalho é a orientação e integração de novos funcionários que é a maneira como a organização rebe novos funcionários e os integra à sua cultura, ao seu contexto e ao seu sistema, para que eles possam comportar-se de maneira adequada às expectativas da organização, segundo os preceitos internos. Este tema esta sob abordagem da avaliação de desempenho dos funcionários recém-contratados. O tema tem extrema importância para o sector de Recurso Humanos pelo que ira contribuir sobremaneira pelo enriquecimento do desempenho funcional da empresa.

O trabalho apresenta justificativa, objectivo geral e principal, problematização, hipóteses, vantagens da orientação e integração de novos funcionarios, etapas do processo de integração e um breve historial deste processo.

 A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica enriquecida com algumas entrevistas das quais obteve-se uma a necessidade de criação de diretrizes de orientação e integração de novos funcionários para uma rápida evolução e enquadramento do pessoal.


Justificativa

O presente trabalho pretende, portanto, contribuir para a maior percepção da importância da orientação e integração de novos funcionários através do desenvolvimento de diretrizes que deverão prover suporte ao processo de adaptação na integração numa empresa no âmbito profissional e social. Ao propor e executar uma ação em favor da integração de funcionários, espera-se assim auxiliar na solução de um dos problemas mais prementes verificado nas empresas.

Objectivo Geral e principal

O objetivo básico do processo de integração da organização analisada consiste em buscar a melhor relação entre o empregado e a empresa, com o intuito de facilitar a sua adaptação, de forma que o novo empregado saiba os valores, visão, missão da empresa, a forma que eles atuam, como realizam o seu trabalho, a qualidade dos seus produtos e serviços, a forma de lidarem com seus clientes e fornecedores, cultura da empresa, tradições, história de como ela surgiu.

O objetivo principal desta dissertação consiste em propor diretrizes e soluções para a rápida integração de novos funcionários com foco nos sistemas construtivos de maneira a auxiliar ao profissionalismo envolvidos na concepção e na produção da empresa.

Problematização

O presente trabalho pretende responder à seguinte questão: Como rapidamente integrar novos funcionários melhorando o interesse empresarial e social sob a ótica do sistema construtivo?

Hipóteses

A integração de funcionários no interesse social nem sempre resulta em soluções adequadas, quando realizadas pelos próprios funcionários. Este plano, quando existente, contemplam apenas em soluções funcionais corporativos, resultando em soluções tanto sob o ponto de vista do conforto do funcionário como sob o ponto de vista construtivo.

A incorporação de diretrizes neste plano focadas no desempenho da empresa e na rápida integração de funcionários baseadas nos objectivos originais da empresa pode significar melhorias na qualidade da mesma.

Vantagens

Manter o pessoal motivado.

Reduzir o tempo de integração e adaptação de novos colaboradores.

Aumentar a produtividade.

Evitar distorções na percepção da empresa.

Melhor divulgação das políticas e benefícios oferecidos pela empresa

Poupar tempo aos que buscam e aos que fornecem informações.

Etapas do Processo de Integração

Seu processo é dividido em várias etapas em que constam detalhamentos sobre a empresa e os cargos, sendo elas:

  1. Conhecendo a empresa (cultura e valores);
  2. Direitos e deveres;
  3. Departamento pessoal;
  4. Benefícios;
  5. Segurança do trabalho;
  6. Sistemas de informação internos;
  7. Processo produtivo;
  8. Sistemas de gestão de qualidade - 3R, que consiste em três objetivos básicos (reduzir, reciclar, reutilizar) e 5S, voltado para a eliminação dos desperdícios dos diversos tipos de recursos utilizados pela empresa;
  9. Conhecer o setor de trabalho e normas e pessoas específicas do setor;
  10. Conhecer setores que farão parte do seu processo de trabalho;
  11. ISO 9001 - norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações.

Cultura, Integração e Socialização

Cultura organizacional é um conceito essencial à compreensão das estruturas organizativas, pois é a partir dela que se delineiam as influências ao comportamento dos indivíduos na organização.

Para tanto, os seguintes níveis de análise e categorias devem ser investigados para compreender o universo cultural de uma organização:

  1. Analisar o teor e o processo de socialização dos novos membros;
  2. Analisar as respostas a incidentes críticos da história da organização;
  3. Analisar as crenças, valores e convicções dos criadores ou portadores da cultura.

Os principais elementos que constituem a cultura de uma organização são os valores, crenças e normas. Os valores podem ser compreendidos como padrões de desempenho, qualidade e inovação. A cultura organizacional é, portanto, a chave para um processo eficaz de socialização, realizado mediante treinamentos de integração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com