TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação para projeto de pesquisa

Por:   •  19/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 10

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O PROJETO DE PESQUISA

        Um Projeto de Pesquisa é um planejamento de estudo sobre um determinado assunto. É uma promessa de estudo, um plano de estudo sobre um assunto; um texto que apresenta ideias que pretendem ser analisadas por um aluno. Ou seja: não é, propriamente, já o trabalho monográfico do aluno, mas apenas o que se pretende investigar. Esse planejamento tem uma ordem de informações que a ABNT NBR 15287:2005 (p. 3) apresenta da seguinte maneira: TEMA, PROBLEMA, HIPÓTESE(S), OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA, REFERENCIAL TEÓRICO, METODOLOGIA, RECURSOS e CRONOGRAMA.

ESTRUTURA DO PROJETO

Tema: assunto geral que será abordado no trabalho;

Delimitação do tema: assunto mais específico em relação ao tema; a delimitação está dentro do tema; há alguns direcionamentos que podem ajudar o aluno a escolher o seu tema:

Estratégias para reduzir um tema jurídico são basicamente por assunto (“A dispensa abusiva no contrato de trabalho”), por autor (“O conceito de legitimidade em Hannah Arendt”), por circunscrição temporal (“Evolução do concubinato na segunda metade do século XX”), por circunscrição espacial (“Ações de despejo na Comarca de Escada”), por referência expressa a aspecto específico do direito positivo (“O princípio da nacionalidade na Lei de Introdução ao Código Civil de 1916”) etc., além desses critérios combinados (ADEODATO, 2012, p. 3).

Problema: é expresso sob a forma de um questionamento; geralmente ele se mostra como um equívoco, um impasse, uma dificuldade a ser solucionada, uma confusão no seu assunto; trata-se de uma pergunta que diz exatamente o que você irá estudar, que diz o que será o objeto central de todo o processo de reflexão do assunto. É por isso que ele é a razão de todo o projeto de pesquisa existir. Sem problema não temos pesquisa e não temos projeto, muito menos TCC.

Hipótese: apresentar a(s) hipótese(s) de um trabalho é construir frases afirmativas que expressem uma das questões a seguir: a) possível solução do problema; b) princípios gerais que permearão o trabalho. A hipótese pode ser a possível solução do seu problema. Você pode acreditar em uma solução, mas não sabe se ela será possível; ou seja, você acredita, inicialmente, nesta solução, mas precisa pesquisar para saber se ela é realmente viável.

Justificativa:         justificar significa apresentar argumentos que validam um objeto, que mostram a pertinência do assunto, enaltecendo-o e enfatizando a sua importância. Isso é necessário porque esta é a seção que precisa convencer o orientador, digamos assim, sobre a relevância da pesquisa. Esta seção é a que o convencerá também de que ele deve realmente orientar você porque o assunto é de inestimável importância. Devemos ter uma capacidade de convencimento elevada, a fim de que os motivos elencados apresentem-se, de fato, como singulares, como especiais. Devemos mostrar que a pesquisa é necessária e urgente.

Para isso, podemos explicar os motivos pelos quais todas as nossas escolhas foram feitas: por que escolhemos o tema; por que optamos por aquele problema social em específico, se for o caso; qual a importância de todo o trabalho que será desenvolvido por você; se há trabalhos já realizados na área da forma como você quer desenvolver; se há grupos de pesquisa formados sobre o seu assunto; por que a sua hipótese é importante; por que você está com os objetivos que apresenta; por que você optou por trabalhar com o(s) doutrinador(es) especificado(s) e/ou com a teoria base apresentada; se o seu trabalho terá uma importância prática ou teórica. Enfim, notem que apresentamos os porquês de todas as etapas do projeto de pesquisa, sempre enaltecendo o trabalho e as informações prestadas.

Marconi e Lakatos, Gressler e Gonçalves (2007, 2004, 2005) listam um conjunto de ideias que podem ser abordadas na justificativa. Fizemos uma compilação dessas dicas:

  • Enaltecer o trabalho, demonstrando a sua importância – enfatizar o tema;
  • Apresentar o estágio em que se encontra a teoria respeitante ao tema;
  • Destacar as contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer (confirmação geral, confirmação na sociedade particular em que se insere a pesquisa, especificação para casos particulares, classificação da teoria, resolução de pontos obscuros);
  • Ressaltar a importância do tema do ponto de vista geral e para os casos particulares em questão;
  • Relatar a possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto;
  • Enfatizar descobertas de soluções para casos gerais e/ou particulares;
  • Posicionar o projeto no contexto científico e tecnológico;
  • Esclarecer por que o tema foi escolhido, qual a sua oportunidade e relevância socioeconômica, cultural e/ou histórica;
  • Verificar o potencial do estudo de vir a interessar ou afetar pessoas, instituições, meio ambiente, etc;
  • Apontar a potencialidade do assunto de conduzir a resultados originais, assim como a viabilidade de execução do estudo;
  • Enumerar as divergências acerca da temática.

Vale lembrar que todas as ideias supra devem ser expressas em um texto coerente e coeso. Nesse momento, muita atenção à linguagem utilizada, a fim de que não se cometam erros de ordem lógica e estrutural. Os argumentos selecionados também devem realmente ser uma comprovação da pertinência e plausibilidade do trabalho que será desenvolvido. Em alguns momentos, durante a leitura de alguns textos, é importante utilizarmos estruturas de enaltecimento das informações, como: “é de suma importância”, “faz-se de extrema relevância”, “é notória a pertinência de” etc.

Objetivos: A seção de objetivos apresenta tudo o que temos que ser capazes de desenvolver no leitor, a fim de que ele possa assimilar o que pretendemos defender. Notem que não são atividades que a gente quer fazer, pois se assim o fosse, estaríamos escrevendo a metodologia da pesquisa. Os objetivos são as capacidades que o pesquisador precisa despertar em quem lê o seu texto, a fim de que esse leitor entenda as considerações finais do trabalho. São uma espécie de futuras metas a serem alcançadas, apresentadas de forma gradativa, dentro de uma ordem que possibilite uma fácil assimilação do que se pretende transmitir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com