TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações e informações sobre o curso MBA gestão estratégica de pessoas

Projeto de pesquisa: Orientações e informações sobre o curso MBA gestão estratégica de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 7

textoORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Caro(a) Aluno(a),

Seja bem vindo aos cursos de Pós-Graduação da Estácio. Encaminhamos informações para eliminar dúvidas iniciais. Além destas informações e seus anexos (que estão disponíveis na Biblioteca virtual) leia o Manual do Aluno que se encontra na tela de aula.

1) ESTRUTURA DO CURSO

a) O Curso é dividido em 2 períodos. As disciplinas podem ter 4 ou 8 aulas (dependendo de sua carga horária) e se desenrolam ao longo de cerca de 4 semanas. Cada disciplina só pode ser cursada na data prevista no calendário. As disciplinas serão ofertadas uma de cada vez. O oferecimento das disciplinas será realizado de forma concomitante no caso de reprovação ou caso haja previsão na estrutura curricular do oferecimento de cinco a sete disciplinas no período acadêmico.

b) As datas de inicio e fim de cada disciplina (bem como as datas dos fóruns e de provas) estão disponíveis no calendário do curso. ). Este calendário deve ser a sua referência ao longo de todo o “per-curso”. Recomendamos anotar as datas na agenda. Durante as semana s de cada disciplina, a abertura e o fechamento do fórum de casos e do fórum de artigo serão realizados nas datas previstas no calendário. Solicitamos especial atenção a estas datas considerando que os fóruns têm um considerável peso na composição da sua nota em todas as disciplinas.

c) O conteúdo das aulas online é complementado pelos casos da Universidade de Harvard e pelos artigos da Revista Veja, disponibilizados na Biblioteca Virtual de cada disciplina. A leitura deste material é indispensável, por ser a base para a discussão nos fóruns.

d) A distribuição das aulas, dos estudos de casos de Harvard e dos Artigos da Veja, dá-se conforme abaixo:

• Todas as disciplinas exigem o estudo de 1 Caso e a leitura de 1 Artigo; sendo assim todas possuem 1 Fórum de Discussão do Artigo e 1 Fórum de Discussão de Caso.

e) O objetivo central de um fórum é o desdobramento de ideias. Assim, de uma forma geral, o tutor vai acompanhar o que os alunos estão debatendo e fazer uma finalização conclusiva quando pertinente ou intervir para ampliar a ideia/corrigir uma posição. Mesmo assim, após a intervenção do tutor, o aluno deve continuar contribuindo para a discussão, propiciando assim, desdobramento das ideias. Há na Biblioteca uma tela que facilitará a localização dos fóruns (Anexo 1).

f) No segundo período do curso (próximo semestre letivo) será cursada uma disciplina, na qual serão dadas orientações aos alunos para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. O Coordenador do Curso informará o tipo de TCC exigido (pode ser um Projeto, um Plano de Negócios, uma Monografia ou um Artigo Científico, dependendo do objetivo do curso).

FÓRUNS

TODAS AS DISCIPLINAS Fórum de Integração 1 Fórum de Discussão do Artigo 1 Fórum de Discussão de Caso

2) ROTINA DE ESTUDOS

a) É fundamental que o aluno estabeleça sua rotina diária e disciplinada de estudos. Estudar à distância exige determinação, disciplina e dedicação. A flexibilidade de horário para os estudos não se traduz no acesso esporádico ao ambiente da webaula. Este deverá ser acessado diariamente, para que seja estabelecida a continuidade na sua aprendizagem, bem como para leitura dos emails na central de mensagens, canal de comunicação de grande importância entre a Coordenação e os alunos. O Aluno deve sempre acessar a central de mensagens, caso contrário perderá informações, o que poderá repercutir negativamente no desempenho.

b) Todas as aulas são liberadas no início de cada disciplina conforme mencionado no calendário do curso. Se o aluno deixar acumular muitos dias sem estudo, o objetivo de aprendizagem fica prejudicado, pois perderá o tempo necessário de maturação e reflexão do conteúdo.

c) Ao final de cada aula existem exercícios formativos, os quais visam à fixação do conteúdo. Não são computados na nota de avaliação. Porém, a realização destes exercícios representa a verificação de presença na aula, sendo os mesmos computados para efeito de registro de frequência.

d) Ao final de cada duas aulas o aluno tem uma aula gravada para consolidar a aprendizagem e para alinhar o conteúdo oferecido nas aulas online.

3) SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE CADA DISCIPLINA:

PROVA: 6 pontos FÓRUNS: 2,5 TRABALHO: 1,5

A) PROVA: Uma parte da avaliação que corresponde até 6,0 pontos é obtida através da realização de uma PROVA AO FINAL DO PERÍODO ACADÊMICO , realizada no Polo, nas datas indicadas no calendário. As provas são agendadas pelo aluno, via SIA, no período de agendamento, também previsto no calendário. São feitas nos computadores da unidade, geradas a partir de um Banco Nacional de Questões (provas diferentes para cada aluno). A Estácio NÃO POSTERGA datas de prova e a ausência nelas, ainda que justificada, não gera nova oportunidade de nova prova fora do período, exceto nos casos previstos em Lei (Regime Especial de Aprendizagem Domiciliar, Manual do Aluno).

B) FORUNS:

Parte da avaliação da disciplina é obtida ao longo da disciplina (2,5 pontos), por meio da participação nos Fóruns .

A seguir, seguem as regras para pontuação no Fórum:

• Fóruns de Discussão de Artigos

De 0 até 1 ponto de participação para fórum de aulas e artigos. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: o comentário deverá ser contextualizado e associado a uma aplicação prática referente ao cotidiano profissional/ realidade local. Para que a participação do aluno receba 1 ponto é necessário observar compatibilidade entre CONTEXTO – AÇÃO – RESULTADO. Se a participação contiver estes critérios será válida e receberá uma pontuação, caso contrário o aluno não pontua.

• Fóruns de Discussão de casos:

De 0 até 1,5 ponto de participação para fórum dos casos. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Para que seja obtida a pontuação integral ( 1,5) o estudo de caso deve incluir a contextualização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com