TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações para elaboração do projeto de pesquisa

Por:   •  23/5/2017  •  Monografia  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Orientações para elaboração do projeto de pesquisa:

  1. O documento deverá ser apresentado em formato word (.doc) – para permitir a correção pela professora. Os arquivos em qualquer outro formado (p.ex., .pdf) dificultam tal processo.
  2. Lembrem-se que o tema apresentado vinculará a apresentação do TCC final; eventual mudança, somente com autorização e acompanhamento formal do orientador escolhido.
  3. Formalmente, o trabalho deve observar os critérios metodológicos ensinados ao longo da disciplina. Quanto aos elementos Pré-textuais, exigir-se-á apenas a Capa nos padrões oficiais.
  4. Objetivamente o conteúdo deverá observar todos os itens na Semana 09 indicados e abaixo explicados.

  1. TEMA:

Consiste naquilo que o pesquisador pretende abordar com parâmetros precisos em sua pesquisa. É o assunto escolhido sobre o qual versará o trabalho.

  1. DELIMITAÇÃO TEMÁTICA:

É a definição, a argumentação teórica de qual ou quais enfoques do tema serão explicitados no decorrer do trabalho. É a argumentação teórica que justifica o recorte no tema.

  1. TÍTULO

A escolha do título deve estar condicionada a um produto final em que se possa discutir, investigar e, desse modo, contribuir para os esclarecimentos, ou seja, deve-se caracterizar uma situação restrita, bem objetiva. Os títulos, em geral, mais extensos podem abordar temas mais fáceis de serem trabalhados, visto que poderão apresentar o problema de forma mais clara, objetiva. A utilização em geral de artigos indefinidos (um, uma) facilita a construção do título de investigação científica a ser proposto.

  1. JUSTIFICATIVA (1,0 ponto)

Trata-se da apresentação dos motivos que levaram à decisão de se abordar esse tema, dentro do universo acadêmico.

  1. PROBLEMAS DE PESQUISA

Problemas de pesquisa não se confundem com situação problemática, aqueles deverão ser resumidos em questões, ou seja, perguntas que servirão de guia para a investigação científica. Os problemas constituem o elemento fundamental para um projeto de pesquisa.

São perguntas que o trabalho se proporá a resolver.

  1. HIPÓTESES (1,0 ponto)

São as prováveis respostas para os problemas formulados.

  1. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

Objetivo geral é o fim que se pretende alcançar; e para atingir o objetivo geral, objetivos específicos deverão ser estabelecidos, ou seja, são estes os instrumentais para o objetivo geral e servem de base para o próprio tema.

  1. RELEVÂNCIA SOCIAL E CIENTÍFICA.

Relevância social são os conseqüentes do tema, ou seja, os resultados sociais decorrentes da pesquisa; Por sua vez, a relevância científica são os resultados para a ciência.

  1. METODOLOGIA DE PESQUISA (1,0 ponto)

É a definição dos procedimentos técnicos, das modalidades de atividades, dos métodos utilizados. Tipo de pesquisa (quantitativa ou qualitativa). Instrumentos de coleta de dados (doutrina, jurisprudência, legislação, direito estrangeiro). E como os dados serão analisados e organizados.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO: (2,0 ponto)

Trata-se da apresentação do embasamento teórico sobre o qual se fundamentará o trabalho. São os pressupostos que darão suporte à abordagem do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (257.5 Kb)   docx (403 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com