TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento de Caixa

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 10

ORÇAMENTO DE CAIXA

Jéssica Machado Brasil

Graduanda em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atuando como recepcionista na empresa Consultório Odontológico Lima. E-mail: jessikaa_brasil@hotmail.com

Thais de Souza Miguel

Graduanda em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atuando como auxiliar administrativo na empresa Clínica e Petshop Clinvet. E-mail: clinvetrecepcao@gmail.com

RESUMO: Toda organização busca por maximização do seu valor no mercado e é através da realização dos Fluxos de Caixa que são analisados os custos e despesas, como também o lucro esperado na produção de produtos e serviços. A prática da realização de Orçamentos disponibiliza informações essenciais que verificam se há lucro ou prejuízo em um novo projeto. Uma das principais funções do administrador é saber tomar a decisão correta, por isso deve possuir conhecimentos técnicos e visão global do negócio, este deve escolher qual o melhor modo de conduzir as atividades operacionais e financeiras da organização, por isso os exercícios orçamentários é fundamental para prever um bom investimento futuro, contribuindo para geração de lucratividade e análise do concorrento e do mercado.

Palavras-chave: orçamento, planejamento e caixa.

1 – INTRODUÇÃO

        Para o bom desempenho das funções de cada departamento empresarial devemos planejar antecipadamente para que estejamos preparados para as mudanças de mercado.

        Dentro deste cenário, o orçamento empresarial estabelece mecanismos de controle financeiro para precauções de variações juntamente com a ferramenta utilizada na maioria das organizações: o planejamento.

        A empresa que não tem como prioridade o planejamento pode vir a não conquistar o seu espaço no mercado, ou a não estar apta para se estabelecer no ramo de negócio que atua. Neste contexto o orçamento empresarial cria meios de controlar gastos e despesas que previnem as incertezas e dinamismo do mercado garantindo a estabilidade da organização e criando oportunidades para o futuro.

2 – IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

        Conforme Frezatti (2000, p. 22-23) “planejar é quase uma necessidade intrínseca, como alimentar-se para o ser humano”.

        Segundo Lacombe (2007, p. 162) “[...] Se não planejarmos no presente, não teremos condições de implantarmos o que desejamos no futuro [...]”.

        Para Atkinson etal (2000, p. 477) “[...] o planejamento determina se o plano de produção proposto pode ser atingido pela capacidade de produção disponível da empresa ou pode ser colocado em seu lugar, durante o período de planejamento [...]”.

        No entanto, Sanvicente (1991, p. 208) diz que “ao planejar, uma empresa procura formular de maneira explícita as tarefas a serem cumpridas e prever a obtenção dos recursos necessários para isso, dentro de uma limitação específica de prazo”.

        Ainda segundo Sanvicente (1983, p. 29) “planejar desenvolve de maneira imaginativa novas possibilidades de lucros e melhora as atividades geradoras de lucros já existentes na empresa, além de estabelecer sistematicamente os objetivos relevantes da empresa e formular estratégias e plano realistas para alcançar tais objetivos a curto e longo prazos”.

        Conforme Ferreira (1998, p.29) “planejamento é a tarefa de elaborar, por etapas e com bases técnicas, planos e programas com objetivos definidos”.

3 – CONCEITOS DE ORÇAMENTO DE CAIXA

        Silva (2012, p. 97) conceitua Caixa como o valor mais líquido existente na empresa, representando dinheiro em espécie ou cheques recebidos de clientes e que serão depositados para crédito em conta-corrente.

        Frezatti (1997, p. 17) explica que o caixa de uma empresa gera lucro na proporção que sua disponibilidade para aplicação conceder o recebimento de juros.

        Frezatti (1997, p. 17) ainda diz que “a ausência de caixa impacta o resultado à medida que se pagam os encargos cobrados pelos recursos de terceiros, tornando o resultado menor”.

        Padoveze (2010, p. 163) afirma que o Orçamento de Caixa tem como enfoque básico elaborar o orçamento dos gastos previstos com investimentos que serão ativados como ativo permanente, bem como dos financiamentos necessários para fazer face à necessidade de fundos para sua aquisição.

        Para Lunkes (2009, p. 53) o objetivo do Orçamento de Caixa é garantir recursos monetários satisfatório para atender às operações da empresa estabelecidas nas outras peças orçamentárias.

        Lunkes (2009, p. 55) diz que o desenvolvimento do orçamento de caixa compreende a projeção de entradas e saídas viáveis, permitindo à empresa analisar sua situação financeira futura, projetando as variações possíveis em receita, custos e investimentos.

3.1 – REGIME DE CAIXA X REGIME DE COMPETÊNCIA

        Para Mota (2009, p.45) “o regime de caixa representa a receita pelo ingresso efetivo do dinheiro e a despesa pelo seu desembolso efetivo, independente do momento em que ocorrerem”.

O regime de caixa é um instrumento muito usado por pessoas física, assim ressaltam Di Agustune e Zelmanovits (2005, p.210):

O regime de caixa é muito usado por pessoas físicas e é um instrumento adequado e fundamental para a empresa administrar sua tesouraria ao analisar os investimentos; selecionar e negociar alternativas de financiamento; administrar o capital de giro; planejar o fluxo financeiro de pagamentos e recebimentos.

         Diniz (2014, p.10) relata que “pelo regime de caixa devem ser consideradas as despesas e receitas que passaram pelo caixa durante certo intervalo, de forma se atingir, ao final deste, o efetivo resultado de dado período”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com