TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 5s Aplicados nas Empresas

Por:   •  3/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

Os 5S Aplicados nas empresas

Os 5s podem ser implantado de forma estratégica que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina de trabalho dos gestores e colaboradores, em todos os tipos de classe hierárquica, de modo a promover um melhor ambiente físico de trabalho e condições psicológicas adequadas em relação à organização em questão. Mas para que haja esse tipo de promoção é necessária a conscientização das pessoas em manter os sensos do 5s vivos em cada canto em cada centímetro da organização. É essencial utilizar suas aplicações não só na empresa, mas sim por toda a vida.

Como um grande exemplo de empresa que é conhecida por aplicar os cincos sensos de forma correta e ética é a Toyota Corporation, uma das maiores montadoras de veículos automotivos do mundo. A sua fama de apresentar produtos de alta qualidade é devido ao estilo de administração japonesa, visando não só o cliente, mas também todos os colaboradores da organização, proporcionando melhores condições e economia no ambiente de trabalho. Logo abaixo apresentaremos alguns de muitos exemplos da aplicação dos 5s na empresa Toyota.

A Toyota apresenta aos colaboradores na linha de montagem painéis informativos, explicando os processos de montagem, orientando as pessoas como deve se manusear as ferramentas de trabalho e também nas plataformas de montagem, sinais luminosos que indicam problemas e ferramentas mais utilizadas estrategicamente dispostas. Estes seriam exemplos da aplicação de sensos de Organização e utilização.

Para os sensos de Limpeza e Higiene e o Senso da Saúde, é apresentada em praticamente toda a empresa a utilização de EPI’s e EPC’s, para a preservação da integridade de todos os colaboradores e gestores da empresa. “E nas áreas de higiene e limpeza individuais e coletivas, a presença de ferramentas de limpeza é demarcada e bem organizada, bem no estilo da administração Japonesa.”

E por fim o senso da Autodisciplina é a decorrência de todos os sensos anteriores, respeitando todas as tomadas de decisões e mantendo o ambiente de trabalho sempre limpo e organizado.

Como citado acima a Toyota aplica os 5s de forma estratégica de modo a aprimorar suas atividades de forma que melhor tanto seus clientes quanto para o meio ambiente e seus colaboradores.

Esta imagem consciente de suas responsabilidades que os 5s trazem após sua implantação. Atualmente as pessoas estão mais exigentes que antigamente, pois elas se preocupam com o modo que a empresa trata o funcionário os resíduos que gera e o que faz para cuidar do meio ambiente e etc.

Sendo assim o setor de marketing pode explorar essa ação 5s, e expola para o publico para que ele veja como a empresa age, e isso passa para o cliente uma imagem de uma empresa seria confiável e preferencial

Um exemplo disso como já citado, são os comerciais que da Toyota, devido o modo que expõem o programa 5s implantado em sua empresa.

“A fabrica da Toyota, no Japão, foi inaugurada em 1959. Ao longo de seus 56 anos de historia, esta unidade fabril desempenhou papel central na realização do sonho do fundador da Toyota motor Corporation, Kiichiro Toyota: promover uma indústria automotiva japonesa em beneficio do desenvolvimento da sociedade.”

Após este fragmento vemos como é impactante esta imagem de empresa consciente. De modo que a Toyota utilize isto para se auto promover e gerar seu marketing

http://www.toyota.com.br/noticias/toyota-revela-bastidores-da-producao-do-mirai-seu-carro-movido-a-hidrogenio/ (20/08/2015)

Citação:http://www.doceshop.com.br/blog/5s-aprenda-o-programa-5s-com-a-fabrica-da-toyota-no-japao/(13/08/2015)

Aplicando o marketing viral

Para se obter um resultado bem sucedido no marketing viral, antes de tudo deve-se ter principalmente um bom planejamento, o qual conduzira todo o trabalho que será realizado posteriormente, caso o contrario as chances de ocorrer uma resposta  do publico contraria do que se espera aumenta muito. Então há a necessidade da coleta de dados, uso de todos os recursos possíveis como, pessoas, verbas e tudo o que for necessário para fazer com que a propaganda viral dê certo.

“O que faz das redes sociais um lugar tão interessante para a sua marca ou seu produto estarem presentes lá é seu público. As pessoas passam um bom tempo do dia nas redes sociais e você quer estar presente na vida delas nesse momento. Não se pode mais pensar apenas em estar lá para ‘vender seu peixe’. O canal social precisa ser relevante para o cliente e rentável para empresa”.

                                                        Andrade (2013, p.4)

Um grande exemplo de marketing viral que podemos citar foi quando a Chevrolet lançou a propaganda relacionada aos “pôneis malditos”, que obteve uma repercussão imensa para o público de diversos lugares. A propaganda se tornou realmente um “vírus”, assim, atingindo qualquer público que o viu, pois simplesmente utilizando a criatividade, a Chevrolet conseguiu fazer tal propaganda virar uma febre, tanto pela internet, quanto pela rede de televisão, o público amou tal jogada de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com