TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Mercadológicos e Estratégia Empresarial

Por:   •  7/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Aspectos mercadológicos e estratégia empresarial        

2.2 Gestão, varejo e negociação        

2.3 Inovação e tecnologia digital        

2.4 : Proposta de consultoria estratégica comercial        

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................

REFERÊNCIAS.........................................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho possui a finalidade de analisar os problemas enfrentados e propor alternativas aos gestores da empresa “Le Chef Gatô”, analisando os aspectos gerais da empresa, e propondo adequadas melhorias através da análise dos “4P’s”, implementação de sistema automatizado, bem como um plano de consultoria estratégica visando o crescimento saudável do negócio.

Em Aspectos Mercadológicos será realizada a análise de mark up para implementação do novo produto a ser comercializado. Nesta análise também serão contemplados os estudos de estoque, prazo para pagamento e forma de comunicação ao cliente.

Em Sistemas e Tecnologia da Informação analisaremos os prós e contras da implementação de um processo automatizado.

E por fim quando falarmos em Consultoria Estratégica, abordaremos os temas anteriormente mencionados, concluindo-se do que é mais aderente para o sucesso do negócio.

  1. DESENVOLVIMENTO

Aspectos Mercadológicos e Estratégia Empresarial

Analisando o Mark Up

Todo o empreendedor, seja ele pequeno, médio ou grande, deve realizar a correta aplicação do preço final de venda ao consumidor, de forma a maximizar o retorno das taxas de lucratividade da empresa.

Para que se chegasse ao valor final de venda do novo produto Naturé - Coxinha de Pêra, da empresa Le Chef Gatô, utilizou-se a fórmula de cálculo Mark UP, que tem como finalidade apresentar a diferença entre o preço de custo (valor utilizado para aquisição do produto), e o preço de venda através do cálculo de valores unitários das despesas para comercialização do produto, adicionando a taxa de lucro esperada.

Abaixo segue planilha com demonstrações de valores:

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Projeção de valores - Pagamentos com prazos para 30 e 60 dias

Haja visto que o produto possui vida útil de até 10 dias, e sendo este novo no mercado, a empresa tomou a decisão de facilitar o pagamento dos clientes com prazos para pagamento de 30 ou 60 dias. A empresa receberá por cada caixa de doce os valores mencionados abaixo:

[pic 11]

Falando sobre estratégias de marketing – 4P’s

Ao introduzir um novo produto na empresa Le Chef Gatô, é essencial que se tenha uma boa estratégia de marketing, pois ações assertivas e eficazes criam valores para o cliente, e consequentemente geram vantagens competitivas frente aos concorrentes.

Quando falamos em produtos, remetemos a criação do composto de marketing, ou mix de marketing. Philip Kotler foi o responsável por popularizar o conceito dos 4P’s de marketing (produto, preço, promoção e praça) tendo como objetivo principal apoiar a tomada de decisões de forma eficaz, e alinhadas com o objetivo interno.

Mas, o que significam os 4P’s?

Preço: É o único “P” capaz de gerar receita para a empresa. Na constituição de preço, agrega-se o valor emocional ou benefício que a aquisição do bem ou produto trará na vida do consumidor, adicionado os custos da empresa e lucro projetado. Praça: É o “P” que define como os produtos chegarão na casa do cliente final. Está diretamente ligado aos canais de distribuição ou pontos de vendas. Promoção: É o “P” responsável por estimular a demanda de procura do produto ofertado. Apesar de ser a estratégia mais conhecida em marketing, a promoção vai além de ser apenas a redução do preço. Ela precisa estar alinhada diretamente com a entrega do produto, pois do contrário, poderá haver insatisfação do cliente. Quando Jereme McCarthy e Philip Kotler falavam do Composto de Marketing as ações eram limitadas ao offline, porém com o desenvolvimento tecnológico e as mudanças de hábitos dos consumidores, os canais de marketing assumiram o protagonismo. Hoje podemos observar que personas foram criadas com o intuito de estabelecer vínculo e aproximação com os clientes finais, humanizando o robô nas relações.

E por fim temos o “P”  de Produto, que define todas as estratégias dos outros “P’s”. Ele é a base da existência da empresa, e está diretamente ligado a satisfação do cliente. O “P” de produto pode se referir também a serviços, e pode ter apelo tangível ou intangível.

O produto, antes de implementado, precisa ser testado, e para isso é necessário que sejam realizados investimentos para pesquisas de mercado. Através dessas pesquisas, a empresa conseguirá entender o comportamento do consumidor e a aceitação dele junto ao público-alvo.

As pesquisas de mercado são bases para planejamento, e trazem embasamento concreto para as tomadas de decisões. Através delas podemos entender a percepção de valor, aceitação, ponto de venda, hábitos de consumo e quanto o consumidor final está disposto a pagar.

Quanto ao novo produto Naturé - Coxinha de Pêra, da empresa Le Chef Gatô, podemos destacar como diferenciais o público-alvo atendido, pois apesar de ser uma gama pequena de clientes, estes possuem dietas específicas com restrições de ingestão de glúten e lactose; outro ponto que podemos destacar é o status social no consumo do produto, e por fim a imagem no mercado externo apresentando uma gestão moderna, colaborativa e que busca atualização dos seus processos internos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (293.5 Kb)   docx (171.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com