TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Componentes Tecnológicos

Por:   •  28/5/2015  •  Resenha  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

Tecnologia

Tecnologia é a técnica evoluída, que é fruto de ideias oriundas do passado que ao longo dos anos foram sendo modificadas e aprimoradas, principalmente após 1970, início da terceira Revolução industrial, quando o conhecimento científico e a pesquisa deram um salto gigantesco.
            Os avanços tecnológicos têm como objetivo apresentar novidades é preciso atentar-se, pois esses avanços não ocorrem de forma homogênea, em razão das disparidades tecnológicas decorrentes do grau de desenvolvimento dos países (países desenvolvidos e subdesenvolvidos).
            O Brasil situa-se, no início o século XXI, como um país em que o agronegócio se mostra com forte competitividade internacional, resultante, entre outros aspectos, o crescimento da produtividade nas lavouras e na pecuária explicado por fatores como a tecnologia.
             Verificando a história recente do sistema financeiro no Brasil, vemos as cooperativas de crédito despontarem como alternativa bastante interessante ao modelo bancário tradicional, objetivando promover a democratização do acesso ao crédito e o fortalecimento econômico.
              Para atender a esses objetivos, estas instituições têm alguns desafios a superar, sendo o principal deles a profissionalização da gestão, que exige a correta definição de estratégias e ações no sentido de obter a utilização inteligente dos recursos e a excelência nos processos, sustentando assim seu crescimento e garantindo os serviços aos cooperados.
              Naturalmente, isso só é possível com o uso de um sistema de gestão confiável e que atenda tanto às particularidades da cooperativa quanto às exigências do Banco Central do Brasil – BACEN –, que é o órgão que fiscaliza a operação das instituições financeiras no país.

Uma ferramenta ideal deve ter condições de atender, de uma forma muito simples, aspectos como a gestão de cooperados e empréstimos, análise automática de crédito e de risco, gestão operacional, contábil, financeira e de ativos fixos, integrações com BACEN, central de cooperativas e, eventualmente, com a empresa associada.
            Além desses aspectos básicos, a correta utilização dos recursos tecnológicos pode e deve também prover maior quantidade e qualidade de serviços prestados aos cooperados, inclusive criando oportunidades para impulsionar o crescimento da cooperativa.

Inovação Tecnológica de Produto

Inovação de Produtos tecnologicamente novos: são produtos cujas características tecnológicas ou usos pretendidos diferem daqueles dos produtos produzidos anteriormente. Tais inovações podem envolver tecnologias radicalmente novas e podem basear-se na combinação de tecnologias existentes em novos usos, ou podem ser derivadas do uso de novo conhecimento.

Inovação de Produtos tecnologicamente aprimorados: são produtos existentes cujos desempenhos tenham sido significativamente aprimorados ou elevados. Um produto simples pode ser aprimorado (em termos de melhor desempenho ou menor custo) através de componentes ou materiais de desempenho melhor, ou um produto complexo que consista em vários subsistemas técnicos integrados pode ser aprimorado através de modificações parciais em um dos subsistemas.

Inovação Tecnológica de Processo

Inovação tecnológica de processo: é a adoção de métodos de produção novos ou significativamente melhorados, incluindo métodos de entrega dos produtos. Tais métodos podem envolver mudanças no equipamento ou na organização da produção, ou uma combinação dessas mudanças, e pode derivar do uso de novo conhecimento. Os métodos podem ter por objetivo produzir ou entregar produtos tecnologicamente novos ou aprimorados, que não possam ser produzidos ou entregues com os métodos convencionais de produção, ou pretender aumentar a produção ou eficiência na entrega de produtos existentes.

[pic 1]

Pontos Fortes:

 A tecnologia através dos sistemas de informação desempenha um papel fundamental em qualquer tipo de organização como:

  • Apoio à tomada de decisão por funcionários, gerentes e de todos os níveis hierárquicos;
  • Permite a comunicação de ideias, compartilhamento de recursos e coordenação dos esforços de trabalho;
  • Coleta e análise de dados;
  • Integração com outras cooperativas de crédito com operações online;
  • Pagamentos e consultas de saldos e extratos;
  • Diminuição do consumo de bobinas de papel no caixa;
  • Rotina de abertura, processamento e fechamento do caixa mais rápida (diminuição das filas),
  • Segurança (utilização de cartões, senhas e assinaturas digitalizadas, informação online de cooperados com restrição de crédito;

Pontos Fracos:

Toda mudança gera desconforto, insegurança, dúvidas e incertezas e são estes um dos principais motivos que levam as pessoas dentro das organizações a rejeitarem a implantação de uma nova tecnologia. Esta rejeição é natural, pois, o funcionário se encontra em sua zona de conforto e não quer sair dela para aprender novamente o que já sabe, mesmo que sair desta zona signifique a conquista de benefícios futuros, como maior agilidade e praticidade em seu desempenho. Além disso, o medo que o colaborador tem de seu trabalho tornar-se obsoleto e o receio de não conseguir se adaptar as novas formas de executar sua tarefa, torna a intolerância ao novo mais acentuado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (345.3 Kb)   docx (102.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com