TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos e formas de investimentos

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Etapa 1        

Conceitos e formas de investimentos        

Passo 1        

Conceito de Investimentos        

Tipos de investimentos        

Passo 3        

Projeto detalhado da Loja        

Passo 4        

Apresentação        

Etapa 1

Conceitos e formas de investimentos

Passo 1

Conceito de Investimentos

Investimento é quando se usa um determinado dinheiro no presente momento visando ver no futuro grandes ganhos , sempre buscando o lucro.
Investimentos se dividem em três categorias os públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social . Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, etc.
Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas e físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetários aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fabricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, loja de varejo, shopping, etc..
Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, tem por objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade e  retorno monetário. Alguns exemplos de investimentos mistos são a Petrobrás e o Banco do Brasil.
Sendo também divididos em renda fixa, que é quando não se coloca em risco o montante inicial investido e a renda variável, que é quando assim como o rendimentos pode se perder como o montante inicial.

Tipos de investimentos

CDB – É um investimento que você aplica e sua rentabilidade varia de acordo com a taxa Selic e não corre o risco de perder o capital inicial. Selic alta = rentabilidade alta do seu capital investido. Pode ser retirado a qualquer momento e tem a declaração do importo de renda.

Poupança – É um investimento, muito comum inclusive no Brasil apesar do rendimento ser pouco, por volta de 0,5% a.m, tem muitos adptos, não se declara imposto de renda sobre poupança. A instituição financeira que você fez está poupança irá usar o seu dinheiro para títulos imobiliário, sendo assim a taxa é menos, pagando menos para os clientes que tem poupança para poder oferecer  taxa baixa para a venda desses títulos.

Debentures – É o investimento que o cliente estará comprando uma determinada parte de uma divida de uma empresa S.A, que futuramente a empresa irá pagar o montante emprestado mais os juros.

Ações – É um investimentos onde as empresas dividem o seu capital para que clientes possam se tornar sócios da empresa dividindo assim os lucros e prejuízos . Dividindo os acionistas em ordinária, que é quando os acionistas participam das assembléias e tomadas de decisões da empresa e os preferenciais que não tem direitos ao voto, porem tem prioridade no recebimento dos lucros.

Fundos de aplicação – É o investimento que uma instituição financeira organiza para oferecer para os seus clientes, funciona da seguinte maneira o banco reúne diversos tipos de investimentos, assim o cliente visando uma boa rentabilidade futura, compra essa reunião de investimentos, para que a longo ou curto prazo, retirar esse investimento.
Ao decidir por qualquer investimento teve-se levar em conta as seguintes considerações : Econômico, analisar se o risco que eu estou sofrendo não é maior do que a minha rentabilidade no futuro?  Financeiros, tenho disponível recurso para investir? E no ambiente empresarial, será que este investimento não irá me prejudicar em algum momento na área fiscal?

Ouro - O ouro é considerado um dos ativos financeiros mais seguros da economia mundial. Apesar de ser um porto seguro em momentos de crise, investir em ouro de forma especulativa não é sinônimo de segurança nem rentabilidade. Muito pelo contrário, o valor do ouro muda a cada minuto devido ao mercado secundário como,  oferta e demanda de investidores individuais nas bolsas do mundo,fatores naturais que possam afetar a extração do ouro, para o investimento em ouro é necessário muito conhecimento por parte do investidor, além de acompanhamento diário do mercado e das cotações do ativo.  Para comprar ouro em barras o processo é um pouco mais complicado: é preciso buscar uma instituição financeira que comercialize o produto, fazer o cadastro e comprovar a sua renda nas compras acima de R$ 10.000,00.

Além disso, é preciso encontrar um banco para guardar seu ouro e pagar uma taxa de custódia mensal sobre o volume financeiro mantido, esta pode variar de 0,07% a 0,15%.


Letra de Crédito do Agronegócio - O crédito  é dado para o setor de agronegócio. Em geral os produtores precisam de crédito para financiar a safra e dão a própria plantação como garantia. A taxa de juros é de acordo com cada banco.

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios - Os FIDCs são fundos do investimentos que compram os recebimentos que empresas deveriam receber de seus clientes em alguma data futura. Por exemplo, existem diversos fundos de recebíveis das fornecedoras da Petrobras. Uma vez que a Petrobras é uma empresa grande, é muito baixo que o risco de que não pague algum de seus fornecedores, no entanto também é comum que tenha um longo prazo de pagamento, muitas vezes de até alguns meses.Como os fornecedores precisam de dinheiro para seu capital de giro, vendem esta renda futura (chamada de “recebíveis”) a um FIDC com um desconto.Os FIDCs são fundos de renda fixa extremamente diversificados, podendo envolver recebíveis de uma única empresa (como o exemplo acima), ou até mesmo justar recebíveis de diversas empresas. Como os FIDCs são em sua essência fundos de investimento, basta que você encontre um gestor confiável e profissional. Verifique as taxas de administração e a qualidade da equipe gestora.

Passo 3

Projeto detalhado da Loja

O Investimento inicial para a abertura da loja de calçados será de R$ 200.000,00, valor que será dividido e investido pelos sócios de maneira igual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com