TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios da Gestão de Pessoas no Setor Público

Por:   •  11/6/2018  •  Seminário  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

Nome do aluno: Wellinton dos Santos Cardozo

Matricula: 201674081B

Título do projeto de TCC

Os Desafios da Gestão de Pessoas no Setor Público

Problema de Pesquisa:

Quais os processos, atividades e controles são necessários na área de Recursos Humanos (RH) de uma organização no setor público?

Objetivo Geral:

Apresentar novos desafios competitivos da globalização e o processo de transformação organizacional. Entender a função de gerenciar pessoas, sua integração no processo organizacional e os subsistemas de RH.

 Objetivos Específicos:

•. Estimular o entendimento das teorias para colocar em pratica dentro das organizacionais;

•. Possibilitar o desenvolvimento de uma visão ampla sobre o sistema de gestão de pessoas no Setor Público;

Justificativa do Estudo:

Com relação a Gestão de Pessoas no Setor Público, consideradas como ativos intangíveis, em uma organização está cada vez mais significativa, na administração pública não poderia ser diferente. Do mesmo modo se justifica por considerar o controle interno como ferramenta fundamental na gestão de pessoas, desde o planejamento, eficiência, enfim todo o processo de gestão e principalmente como meio de prevenir e evitar erros e fraudes, agilizando o sistema.

Capítulo 1: Introdução de Gestão de Pessoas no Setor Publico

  1. Os desafios enfrentados na gestão de pessoas por competências nas organizações, especificamente no serviço público.

As competências organizacionais são individuais que executam as tarefas pelas organizações, com seus aspectos infraestrutura, administrativos, cultura/clima, entre outros. As competências básicas, são competências indispensáveis ao ponto forte de cada empresa, nos aspectos qualificativos e pré-requisitos que explicam sua entidade. Gestão de pessoas por competências, consiste em planejar captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis organização individual, grupal e organizacional, as competências necessárias a conseguir dos objetivos institucionais, assim visa melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários. Com isso, os recursos organizacionais aos produtos e serviços, influenciado ao cliente e na opinião que a sociedade tem da instituição, por gera confiança e competência.

Competência pode ser compreendida como o fruto dos conhecimentos, habilidades e atitudes ao longo dos tempos, as competências são as condições que caracterizam cada pessoa, influenciam na sua função e nos resultados atingidos. A gestão de competências busca conduzir os déficits nas competências solicitadas pelas táticas da empresa, acompanhando e mapeando aquelas apresentadas pelos indivíduos, buscando meios de eliminar ou minimizar os aspectos por treinamentos e capacitações, escolhendo profissionais com o perfil que satisfaça as necessidades organizacionais.

  1. Buscar comprometimento da alta direção com gestão de pessoas
  1. Desenvolvimento e a capacitação dos gestores
  1. Clima e cultura organizacionais

Para Chiavenato (2006), o clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, e influencia em seu comportamento. Um bom clima organizacional e fundamental para o bom andamento de qualquer organização independentemente do seu ramo de atuação, quantidade de colaboradores, entre outros aspectos. Dentro da mesma organização pode ocorrer diferentes climas organizacionais no mesmo momento causados pelos mesmos acontecimentos, mas com efeitos diferentes nos diversos públicos internos, causando sensações positivas para uns e negativas para outros. Como a organização é um sistema cooperativo racional, torna-se necessário conhecer os motivos que levam os indivíduos a cooperar. Os indivíduos estão dispostos a cooperar sempre que as suas necessidades dentro da organização contribuam diretamente para a alcance dos seus próprios objetivos pessoais. Em outros termos, os indivíduos fazem contribuições as organizações sempre que recebem dela os incentivos e ao ciente desejado.

          Cultura organizacional é conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas na organização, e utilizada para mencionar que diferentes grupos de pessoas têm formas distintas de aprender e dar significados e compartilhar essas aprendizagens. A cultura está ligada ao processo de construção da realidade social, a necessidade de sobrevivência e ao modo como o grupo define o próprio estilo de adaptação a seu ambiente, comportamento humano nas organizações, pois os valores pessoais influenciam no modo de agir e pensar nas organizações. Portanto, algumas organizações usam a linguagem como um elemento de identificar indivíduo de uma cultura ou subcultura. As organizações desenvolvem termos singulares para descrever equipamentos, escritórios, pessoas, fornecedores, clientes ou produtos. Podemos reconhecer a cultura organizacional de uma empresa por dois pontos tanto positivos e negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com