TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estados Unidos

Por:   •  29/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Entrevista: Gordon Wood - Os Estados Unidos são uma ideia

Veja (Páginas Amarelas), 25/04/2012

A partir da entrevista analisada, foi possível entender como que Gordon Wood vê a revolução de 1776, sendo que sob a perspectiva dele, se deu forma o que se pode entender como caráter nacional do americano.

No decorrer da entrevista, Gordon reconstitui a gradativa mudança na forma de fazer política no período citado acima, analisando por exemplo, o surgimento das associações locais, dos governos informais e de um novo tipo de política popular, em que os chamados incendiários competiam pela liderança política trazendo escândalos morais para o centro do debate político.

Quando ele pincela acerca da guerra de independência, Wood fala a respeito dos diversos fatores que levaram à derrota da Grã-Bretanha como, por exemplo, os obstáculos decorrentes da grande extensão territorial e da natureza selvagem das colônias.  Contudo, indo mais a fundo, se estuda a Declaração de Independência significava que o termo Estados Unidos tinha um sentido literal naquele momento em que o conceito de nação estava relacionado às identidades regionais.

Outro tópico importante é o republicanismo, que se institucionalizou com a revolução e que Gordon vai dizer que não é apenas uma forma de governo, mas uma forma de vida, de ideais e de valores, que se baseava em uma moral mais rígida, se comparada a da monarquia que tolerava altos graus de interesses privados e corrupção entre seus membros.

O entrevistado também vai falar sobre o período mais crítico da revolução, isto é, acerca da dificuldade de arrecadar impostos e a ameaça da integridade territorial, além de constituir uma ameaça real à viabilidade da revolução.

Ao fim da entrevista, é possível refletir o debate de questões intelectuais e políticas em um processo que teve, e ainda tem, amplas repercussões no debate político contemporâneo, pois  se trata de uma ideia importante para compreensão não apenas da sociedade americana da época da independência, mas também da emergência das estruturas políticas, administrativas e mentais contemporâneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com