TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estados Unidos e Rússia (Futura URSS)

Por:   •  25/9/2022  •  Monografia  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

Contexto:

Os Estados Unidos e Rússia (futura URSS) estavam do mesmo lado lutando na Segunda guerra mundial contra os nazistas, contudo, no final da guerra houve uma “disputa” entre os EUA e a Rússia para ver quem primeiro tomaria posse de Berlim, na Alemanha Nazista de Adolf Hitler, para que pudessem dizer quem primeiro ganhou a disputa. Contudo, ambas chegaram quase que, ao mesmo tempo, em Berlim ocasionando a sua divisão em áreas de influência, ou seja, de modo geral o leste era comandado pela Rússia (futura URSS) socialista e o ocidente pelos EUA capitalista. Divisão simbolizada pelo famoso muro de Berlim.
Porém, assim como na Alemanha, o restante do mundo também foi dividido em duas partes, socialista e capitalista.  

Em 1945, ainda no final da segunda guerra são lançadas as bombas de Hiroshima e Nagasaki terminando com a segunda guerra.  Simbolizando o grande poder armamentista possuído pelos EUA, a URSS então vendo isso iniciou uma série de investimentos na criação da sua própria bomba atômica. A partir disso, se inicia uma nova era nuclear marcada pelo estado constante de tensão, já que ambos os lados possuíam arma de destruição em massa, ou seja, qualquer tipo de conflito que acontecesse entre essas duas potências poderia resultar em uma catástrofe nuclear. O mundo diante disso entra em um constante estado de tensão.

Em março de 1947, Henry Truman atual presidente dos EUA, realiza um discurso no Congresso Nacional falando sobre a “ameaça comunista” e evidenciando o compromisso dos Estados Unidos no combate contra os soviéticos.  A Doutrina Truman tinha como principal objetivo proteger o capitalismo.

Continuando nessa mesma linha, no final da segunda guerra os EUA vendo a Europa devastada, com milhões de mortos viu uma oportunidade de se “fazer de amiga” fornecendo ajuda. Os Estados Unidos então, cria o chamado Plano Marshall (Plano de recuperação Europeia), onde praticamente doava dinheiro para os países Europeus e para o Japão (já que a China sofre uma revolução e se tornou socialista, os estados unidos tinha medo de que o Japão também se tornasse socialista) se recuperassem da devastação sofrida. A ironia é que mesmo os EUA tendo jogado duas bombas atômicas no Japão, eles mandaram dinheiro para que o Japão possa se recuperar da devastação que eles mesmos causaram.
Além disso, os Estados unidos também criam a OTAN (Organização do tratado do atlântico norte), uma organização militar para defender os países capitalistas contra a expansão do comunismo e retalhando qualquer tipo de ataque soviético a seus países aliados. A fundação da CIA (companhia de inteligência américa) para saber quem tinha o melhor serviço de espionagem

A URSS comunista vendo isso decidiu também não ficar para trás e criou o COMECON para reestruturar economicamente os países do leste europeu, o Pacto de Varsóvia que tinha apoio dos países socialistas para reforçar a presenta soviética na Europa e a KGB (serviço de investigação soviética). Lembrando que a criação das organizações capitalistas e socialistas foram uma em seguida da outra, sempre tentando se superar, ou seja, quando uma organização era criada de um lado, do outro também surgia uma organização tentando superar a concorrente.

Em decorrência de tais fatores que foi desencadeada uma corrida armamentista e espacial entre às duas potências.

URSS: história, países e o fim da União Soviética - Toda Matéria (todamateria.com.br)

Doutrina Truman - O que foi, resumo, Plano Marshall, características (escolaeducacao.com.br)

Guerra Fria: causas, conflitos, acontecimentos, fim - Brasil Escola (uol.com.br)

https://youtu.be/eQ08AS5ZHQQ

https://youtu.be/cAwsLaO4HGQ

https://youtu.be/6Gi4_GJXO4I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (287.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com