TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatos Contábeis

Por:   •  10/7/2017  •  Monografia  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Fatos contábeis

São todos os fatos ocorridos no âmbito das atividades operacionais e não operacionais que alteram qualitativamente ou quantitativamente a composição do Patrimônio. A contabilidade identifica diversas formas pelas quais um fato contábil pode alterar a composição do Patrimônio. Os fatos contábeis podem ser classificados em três categorias, a saber: 

Fatos permutativos

São os fatos contábeis que, quando ocorrem, modificam a composição do Patrimônio de maneira qualitativa em relação às contas afetadas sem alterar quantitativamente o Patrimônio Líquido. Exemplo: Compra de terreno à vista. O registro deste fato contábil alterará as contas Caixa e Imóveis, mas não influenciará nenhuma mudança o Patrimônio Líquido uma vez que o valor da retirada do caixa será idêntico ao registrado pelo terreno. Através do exemplo exposto, pode-se observar registros inerentes a uma simples transferência entre duas contas, sem haver alteração da situação patrimonial líquida. Por definição, os fatos permutativos não alterem a situação patrimonial líquida, embora seja possível que alguns fatos contábeis possam alterar o Patrimônio Líquido de maneira qualitativa, envolvendo alterações patrimoniais oriundas de fatos contábeis entre algumas de suas contas, sem haver alteração de seu valor total.

Fatos modificativos

São os fatos contábeis que, quando ocorrem, modificam a composição quantitativa do Patrimônio Líquido. Os fatos modificativos podem ser divididos em função da maneira pela qual o Patrimônio é alterado nas seguintes modalidades:

Fato modificativo-aumentativo

São os fatos contábeis que, quando ocorrem, modificam quantitativamente a composição do Patrimônio Líquido de maneira positiva. Exemplo: Receitas de alugueis. O registro deste fato contábil alterará as contas Caixa e Lucros acumulados, aumentando o Patrimônio Líquido. Neste exemplo, o Patrimônio Líquido foi alterado positivamente, uma vez que este fato contábil aumentou a situação patrimonial líquida.

Fato modificativo-diminutivo

São os fatos contábeis que, quando ocorrem, modificam quantitativamente a composição do Patrimônio Líquido de maneira negativa. Exemplo: Distribuição de lucros entre os sócios. O registro deste fato contábil alterará as contas Bancos e Lucros acumulados, diminuindo o Patrimônio Líquido. No exemplo dado, o Patrimônio Líquido foi diminuído, uma vez que a distribuição dos lucros alterou negativamente a situação patrimonial líquida.

Fatos mistos

São os fatos contábeis que causam fatos permutativos ao mesmo instante em que causam fatos modificativos. Os fatos mistos podem ser divididos em função da maneira pela qual alterará a situação patrimonial líquida nas seguintes modalidades:

Fato misto aumentativo

São os fatos contábeis que, quando ocorrem, combinam fatos permutativos juntamente com fatos modificativos, quantitativamente aumentando o valor do Patrimônio Líquido. Exemplo: Venda de mercadoria à vista por valor maior que seu custo. O registro deste fato contábil alterará as contas Caixa, Estoques e Lucros acumulados. Neste exemplo, pode-se verificar que houve uma relação permutativa entre as contas Caixa e Estoques, mas também se pode observar que o valor recebido (maior que o custo da mercadoria) provocará um aumento do Patrimônio Líquido correspondente à diferença, alterando a situação patrimonial líquida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com