TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Gestão

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

Lição 2 - Administração e Organização[pic 3]

Nesta lição você analisará as várias definições possíveis para o termo Admi- nistração. Compreenderá que, apesar da variedade de conceitos, o funda- mental está na atuação do homem como agente que planeja, decide, opera, controla e realiza tantas outras atividades dentro de uma organização, em busca de uma meta específica. A conceituação de Organização também será estudada.

Após a análise do que é hierarquia, abordaremos as partes de níveis de po- der, de acordo com uma escala de tomada de decisões. Nesta distribuição de poder, conheceremos quais diferentes habilidades são pré-requisitos para as pessoas que estiverem interessadas nestes diferentes níveis.

Diferenciar organizações lucrativas de não lucrativas encerra a presen- te lição. Os objetivos principais deste tópico são a fixação do conceito de Administração e Organização, o entendimento da formatação da pirâmide hierárquica das organizações e a compreensão de que qualquer tipo de or- ganização precisa de administração.

Ao término desta lição, você deverá ser capaz de:

a) explicar o que é Administração;

d) diferenciar os tipos de Administrações e campos de atuação;

c) entender o que é uma organização.

  1. Conceito de Administração

O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção e controle. Montana e Charnov, em 2003, afirmaram que o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros. (Fonte: www.administradores.com.br)

As principais funções administrativas envolvem negociação, tomada de deci- sões, estabelecimento de metas, identificação e resolução de problemas, lide- rança de pessoas, organização de recursos materiais, financeiros, humanos e mercadológicos.

[pic 4] [pic 5]

Figura 1 – Objetivos da administração.

  1. Administração Estratégica

É no campo da administração que é feito o planejamento estratégico da em- presa. Ele define quais são os objetivos, metas, projetos, orçamentos, logísti- cas, táticas e planos de ação. A organização entra no processo e compreende o funcionamento do processo do negócio, método para se atingir as metas e a estrutura, ou seja, hierarquia, divisão do trabalho e das responsabilidades.

Saiba Mais[pic 6]

A logística é a área da administração responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é uma sub-área da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento,

o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos na empresa.

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados

e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” (Carvalho, 2002, p. 31).

Gestão da cadeia de suprimentos de negócios (em inglês) Supply chain management (SCM) é o gerenciamento de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de pacotes produto e serviço requeridos por clientes finais (Harland, 1996). A gestão da cadeia de suprimentos abrange todo o movimento e armazenamento de matéria prima, trabalho em processo de inventário, e produtos acabados do ponto de origem até o ponto de consumo (cadeia de suprimentos).

O Conselho de Profissionais da Gestão da Cadeia de Suprimentos (em inglês, Council of Supply Chain Management Professional - CSCMP) define, em seu glossário, a Gestão da Cadeia de Suprimentos como “o planejamento e a gestão de todas as atividades associadas à logística interna e interorganizacional, bem como a coordenação e colaboração

entre todos os parceiros da cadeia, sejam eles fornecedores, prestadores de serviço ou consumidores”.

Outra definição é fornecido pelo Dicionário da Sociedade Americana de Controle de Inventário e Produção (em inglês, “American Production And Inventory Control

Society” - APICS) quando define SCM como “design, planejamento, execução, controle, e monitoramento das atividades da cadeia de suprimentos com o objetivo de criar valor líquido, construção de uma infra-estrutura competitiva, alavancagem logística mundial, sincronizar a oferta e a procura e avaliação do desempenho global.”

[pic 7]

  • 1.1.1 O Papel do Administrador

Um administrador mede a relação entre a empresa e os empregados, par- ticipa do processo de seleção, admissão e demissão de funcionários. Em termos de recursos financeiros e materiais, é de sua responsabilidade con- trolar custos, orçamentos e fluxo de caixa, além de compra e estocagem de matéria-primas, logística, insumos e produtos finais. Observação das ten- dências de mercado também faz parte do negócio para avaliar oportunida- des de investimento e monitorar as ações da concorrência.

A direção do business (dos negócios) requer bom posicionamento de lideran- ça, prevenção e correção de erros. Para isso, espera-se de um gestor de admi- nistração boa comunicação, liderança de pessoas, boas estratégias de nego- ciação, habilidade para tomada de decisões e boa observação das situações de forma global e sistêmica.

Com as habilidades é possível navegar entre as quatro áreas básicas adminis- trativas: marketing, produção, finanças e recursos humanos. O administra- dor pode trabalhar com marketing e vendas, execução do produto ou serviço, suprimentos, expedição e distribuição, recebimentos e pagamentos, controle de pessoal, relações humanas, controladoria e outras áreas administrativa do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (344.1 Kb)   docx (142.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com