TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Gestão de Projetos

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: fundamentos de gestão de projetos

Módulo: 6

Aluno:

Turma: 2018

Tarefa: Analise da estratégia de marketing da CCC eventos na ótica de gestão de projetos.

Características do projeto

Este trabalho acadêmico tem como propósito analisar a estratégia de marketing da CCC eventos, na ótica de gestão de projetos. A CCC  atua no ramo brasileiro de atacado de roupas, fundada por uma família de italianos que migraram para o Brasil, a empresa adotou o marketing cultural como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva no mercado, dentro deste projeto o plano atual da CCC é promover um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80, no final do ano.

Para executar o evento a CCC adquiriu a DT Produções que também servirá de incubadora para os projetos de marketing cultural.

  • Iremos identificar as características que tornam o evento promovido pela CCC (show em Porto Alegre) um projeto;
  • Descrever, à luz do conceito de ciclo de vida, as possíveis entregas desse projeto de acordo com as fases de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento Dedefinir o tipo de estrutura (matricial, funcional ou projetizada) das empresas CCC e DT Produções, justificando a classificação atribuída a elas. 
  • Sendo assim sabemos que para ser um projeto, este evento tem que possuir:

 Temporalidade: Os projetos não são esforços contínuos. Assim, possuem data prevista para iniciar e terminar, com duração finita.

Singularidade: Os projetos produzem entregas singulares, ou seja, os produtos, serviços ou resultados possuem características que os fazem únicos.

Progressividade: Elaboração progressiva significa desenvolver o produto ou serviço de forma gradativa, em etapas e por incrementos, o que faz com que as características do produto ou serviço sejam determinadas paulatinamente, por meio de um processo de refinamento e detalhamento que ocorre continuamente ao longo da duração do projeto. BITTENCOURT DO VALLE...[et al]. 2014. Pág.14.

  • O evento da CCC possui todas as características de projeto.

Entregas do projeto segundo as fases de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento

Iniciação: o projeto da CCC deve ser iniciado pela sua formalização, neste processo a empresa deve definir os objetivos, que no caso em questão é associar as suas marcas a eventos culturais, de modo a ganhar destaque. Através de patrocínio de eventos culturais que fortaleçam a sua marca, neste caso o show de rock em Porto Alegre idealizado pela CCC.

No escopo inicial deve contemplar a definição do publico alvo, local do evento, serviços oferecidos, como: alimentação, estática de quantidade de pessoas presentes no evento, estrutura do local do show, como banheiros, acessibilidade, etc.

 Também nesta fase se nomeia o gerente de projetos, a CCC optou pela DT Produções, e finalmente definem-se os recursos para a realização do evento.

Planejamento: Onde se define o que ser feito e como ser feito, deve detalhar todas as ações necessárias para execução do projeto, desde documentos, recursos humanos, tempo, qualidade, riscos, custos, comunicação, partes interessadas, etc. (Valle...[et al]. 2014).

No planejamento ficou definido da seguinte forma:

  • Evento será um evento de rock com bandas dos anos 80.
  • Os recursos do evento serão fornecidos, principalmente, pela própria CCC.
  • Convidaram algumas empresas para apoiar o evento, em especial, as do ramo de fast food.
  • A praça de alimentação existirá junto ao palco.
  • O local escolhido para sediar o evento foi o Centro de Eventos FIERGS.

Execução: Ocorre na entrega do projeto, segundo (Valle...[et al]. 2014), por meio da integração das pessoas, recursos e organizações como definido no plano de gerenciamento do projeto.

No momento da organização do show, da estrutura do local que já conta com tecnologia em equipamentos para iluminação cênica, sonorização de ambientes e multimídia, além de internet banda larga, videoconferência e telefonia digital, da praça de alimentação, etc.

Monitoramento e controle: este processo permite analisar, acompanhar o progresso do projeto, se todas as expectativas foram atendidas e caso ocorra algum desvio atuar para garantir o sucesso do evento, verificar se os equipamentos estão em pleno funcionamento, se o publico alvo compareceu e se esta sendo bem atendido, se as atividades dos parceiros estão sendo desempenhadas conforme o combinado, entre outras.

Encerramento: Se trata do encerramento do projeto em sua totalidade, os resultados obtidos encerram-se as atividades de todos os envolvidos, encerramento dos contratos e desmobilização da equipe. (Valle...[et al]. 2014).de forma gradativa, em etapas e por incrementos, o que faz com que as car

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Diante das características de uma empresa funcional segundo, já que foi fundada por uma família de italianos, apresenta-se aparentemente como uma empresa familiar que precisou contratar a DT produções para realizar seu projeto.

Esta teoria pode se confirma na definição oferecida no e-book fundamentos do gerenciamento de projetos, que cita a estrutura funcional como:

 Essa é a forma tradicional de estrutura organizacional, baseadas nas atividades usuais de uma organização. Permite que os especialistas estejam atuando em suas unidades organizacionais no seu dia a dia, quando surge um projeto eles se reúnem e o coordenem em conjunto ou sob a supervisão de um gerente de projetos”. DO VALLE...[et al]. 2014. Pág.58. 

A DT produções trabalha com projetos, logo sua estrutura é projetizada, ela possui o projeto como se output principal, este modelo de empresa desenvolve vários projetos ao mesmo tempo, temos como maior exemplo as consultorias, empresas de eventos e outras.

Referências bibliográficas

DO VALLE, André Bittencourt...[et al]. Fundamentos do gerenciamento de projetos – 3. ed. – Rio de Janeiro, RJ : Editora FGV, 2014.

FORESTI, Andressa. PMBOK guia de gerenciamento de projetos.: ciclo de vida de projetos.https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida. Acesso em: 17/07/1018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com