TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ideais de Futuro - Banricoop

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTUDO DE CASO: IDEAIS DE FUTURO BANRICOOP

BRASÍLIA – DF

2017

Autores

Estudo de caso. Trabalho aplicado como exigência para a avaliação dos 6º/7º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista – UNIP.

Introdução

O conceito de cooperativa de crédito surgiu na metade do século 19 na Alemanha, a partir de trabalhadores que buscavam criar alternativas aos bancos tradicionais, criando através do associativismo os chamados bancos populares.

A consolidação do setor financeiro em grandes grupos mundiais, decorrente da globalização, e o enfraquecimento da proposta cooperativista em vários locais em função do aumento do individualismo criaram desafios para o crescimento de cooperativas de créditos como a Banricoop.

Este caso mostra os desafios da Banricoop, primeira cooperativa de crédito mútuo do Brasil, em competir com as grandes instituições financeiras e com essa utilizou o conceito de inovação aberta para encontrar alternativas para se manter competitiva.


Desenvolvimento

 A Banricoop foi primeira cooperativa de crédito mútuo no Brasil foi a Cooperativa de Créditos dos Funcionários da Matriz do Banrisul Limitada, criada em 02 de maio de 1946 – que deu origem à Banricoop. A principal característica as que têm como associados somente pessoas vinculada a uma determinada entidade, corporação ou empresa, com área de ação reduzida, e que realizem operações ativas e passivas única e exclusivamente como os associados.

Portanto, as cooperativas de crédito mútuo, como a Banricoop, são cooperativas originadas do sistema de jardins, que exige um vínculo com os associados. Hoje, as cooperativas de créditos de crédito equiparam às demais instituições financeiras, passando a ser fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil.

A Banricoop é a pioneira no cooperativismo de crédito mútuo urbano no Brasil. Nos últimos vinte anos a cooperativa vem passando por um processo intenso de profissionalização da gestão, atualização tecnológica e crescimento do volume de cooperados.

As diferenças entre as cooperativas de créditos e os bancos tradicionais são:

  • São sociedades de pessoas nas quais participantes detém o mesmo peso na tomada de decisão, enquanto as tradicionais são sociedades de capital;
  • Os associados são ao mesmo tempo clientes e donos, na tradicional são clientes e acionistas;
  • Na cooperativa são restritas ao quadro associativo, enquanto nos tradicionais são oferecidos serviços para qualquer pessoa;
  • Os resultados nas cooperativas são chamados de sobras, enquanto na tradicional são lucros.

Referente à responsabilidade social a Banricoop desenvolve em conjunto com parceiros ações de promoção da educação financeira para jovens e estudantes, além de cursos de técnicas com objetivo de desenvolver a cultura do planejamento financeiro.

Os números de cooperados tem apresentado um crescimento significativo, ela conta com 4.000 cooperados, sendo 28% deles no interior do Estado do Rio Grande do Sul.

O direcionamento estratégico está apresentado a seguir:

  • Negócio: Intermediação, serviços e educação financeira;
  • Visão: Referência em qualidade, gestão governança no atendimento de demandas;
  • Missão: Oportunizar a mutualidade financeira, realização de projetos pessoais.
  • Valores: Transparência, eficiência, solidariedade, legalidade, autonomia.

A Banricoop oferta ao mercado uma gama de produtos de créditos e investimentos e um conjunto de serviços aos seus cooperados.

O desafio da cooperativa que atua no setor financeiro está passando por uma série de transformações. Entre elas:

  • Processos de privatização e estatização de instituições financeiras;
  • Alta competição nas taxas de empréstimos em função da atuação dos grandes bancos e financeiras independentes;
  • Consolidação do setor financeiro (fusões e aquisições);
  • Redução dos spreads por aumento do custo do funding (captação).

Em função dos desafios existentes e a consequente necessidade de inovar para manter competitiva, a Banricoop lançou o programa ideais de futuro. O objetivo projeto foi desenvolver ideais de alto potencial para o crescimento da cooperativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (105 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com