TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Idosos de hoje e suas expectativas.

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA

FAIP[pic 2]

GRUPO VERDE.

3ª IDADE: MELHOR IDADE

PESQUISAS PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS.

[pic 3]

[pic 4]

MARÍLIA – SP

2015

[pic 5]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA

FAIP[pic 6]

GRUPO VERDE.[1]

A MELHOR IDADE:

PESQUISAS PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS.

Projeto de pesquisa como disciplina obrigatória apresentado ao curso de graduação, em Administração, da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP de Marília, como requisito parcial para o título de Bacharel em Administração.

Orientador: Docente Augusto Junior.[2]∗∗

[pic 7]

Marília – SP

Maio 2015

É notado em países desenvolvidos a grande quantidade de idosos em relação à população total do país. O número de idosos vem crescendo ao redor do mundo assim como no Brasil, sendo assim a expectativa de vida, para ambos os sexos, aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem, em grande parte, este crescimento se deve ao avanço da medicina e melhora na qualidade de vida dos idosos.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) atualmente o mundo possui aproximadamente 841 milhões de idosos, em 2020 teremos, pela primeira vez na história, mais pessoas com 60 anos ou acima que o número de crianças. A projeção é que em 2050 tenhamos 2 bilhões de idosos no mundo.

De acordo com uma série sobre saúde e envelhecimento publicado pela OMS na revista médica Lancet, aproximadamente 80% dos idosos viverão em países de baixa e média renda.

Os países desenvolvidos geralmente possuem uma concentração maior de idosos, atualmente o perfil do Japão e da Alemanha são de países desenvolvidos e têm respectivamente 23% e 20,8% da população com idade igual ou superior a 65 anos de acordo com último relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) atualmente a porcentagem da população brasileira com 65anos ou mais é de 6,9% mas este cenário irá mudar radicalmente e em pouco tempo.

Um levantamento da Pew Research Center (PRC)[3]∗∗∗, dos Estados Unidos, com dados da ONU, projeta que em 2050 o Brasil terá 22,5% de idosos conquistando uma estrutura etária dos países desenvolvidos da atualidade e poucos países no mundo irão mudar tanto sua estrutura etária e tão rapidamente como o Brasil.

Atualmente o Brasil ocupa a 15ª colocação entre 23 nações analisadas quanto ao quesito número de idosos, e se o levantamento da PRC se concretizar o Brasil passará para a 9ª posição. Quanto a isso o ex-ministro da previdência José Cechin nos alerta que passaremos por uma grande transformação nos próximos 30 anos que a França levou 120 anos para completar este processo de envelhecimento da população.

Segundo dados do IBGE de 2012, no período de 2001 a 2011 o crescimento percentual dos brasileiros com 60 anos ou mais foi marcante, passando de 15,5 milhões de pessoas para 23,5 milhões. Em termos de representatividade, em 2001 o Brasil tinha em sua estrutura etária 9% de idosos e em 2011 não só está representatividade passou para 12,1% como os brasileiros com 80 anos ou mais chegaram a 1,7% da população.

Abaixo verificamos um gráfico com a evolução da expectativa de vida do brasileiro desde 1940 quando começaram as medições:

Fonte: IBGE 2012[pic 8]

Com a expectativa de vida crescendo, este é um nicho de mercado que continuará em grande expansão por um longo período de tempo. E provocando grandes transformações no país em todos os setores.

Além do avanço da medicina, da maior preocupação das pessoas com a saúde e da sociedade com a terceira idade, o fato da família brasileira ter menos filhos irá acelerar este envelhecimento da população. De acordo com estimativas da ONU a população brasileira começará a diminuir a partir de 2030.

Ainda de acordo com o IBGE, podemos verificar abaixo mais características dos idosos que serão de grande relevância para nossa decisão de negócio.

Algumas informações nos direcionam para uma tomada de decisão mais acertada. Sabemos através dos dados informados na tabela abaixo que 84,1% dos idosos moram na área urbana e que, em 63,7% dos domicílios eles são a pessoa de referência e 80,9% tiveram 8 anos de estudo ou menos, 76,8% recebem aposentadoria e/ou pensão e 72,4% tem rendimentos mensais de dois salários mínimos ou menos.

De acordo com Claudia Rolli, na matéria publicada na folha de São Paulo em 02/09/2014, o potencial de consumo dessa faixa etária no país é de R$ 402 bilhões por ano, o que nos leva a calcular um rendimento médio de R$ 1395,00 por idoso, o que está de acordo com os dados do IBGE de que a grande maioria ganha até 2 salários mínimos.

 Fonte: IBGE 2012[pic 9]

Estes dados são de relevante importância pois sabemos que produtos de alto valor agregado serão adquiridos geralmente pelos idosos com maior poder aquisitivo, ou seja, reduzimos nossa clientela para menos de 1/3 dos idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (571.8 Kb)   docx (212 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com