TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Empresariais

Exames: Jogos Empresariais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 5

1. Jogos Empresariais

A definição: “Jogo é uma atividade espontânea, realizada por mais de uma pessoa, regida por regras que determinam quem o vencerá. Nestas regras estão o tempo de duração, o que é permitido e proibido, valores das jogadas e indicadores sobre como terminar a partida”. (Gramigna, 1994, p. 4)

É um instrumento dos mais importantes na educação geral. Com sua aplicação as pessoas exercitam habilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral, as principais são: autodisciplina, comprometimento, sociabilidade, efetividade, valores morais, espírito de equipe, bom senso, etc.

Dentre as metodologias aplicadas em treinamento ou no meio acadêmico, os jogos de empresas podem ser considerados uma excelente forma para apoiar os novos desafios no campo do ensino, haja vista que essa metodologia proporciona meios para que as pessoas possam aprender, por meio de atividades práticas, a lidar com problemas surgidos no processo de gestão empresarial.

Proporciona aos participantes a possibilidade de vivenciar várias situações que possibilitam a prática de conhecimentos adquiridos, a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de diversas habilidades técnicas e comportamentais.

1. Objetivos dos Jogos de Empresas

Relaciona-se a seguir os objetivos mais comuns para a utilização dos jogos de empresas:

* Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício e experiências num ambiente simulado, tão parecido quanto possível ao ambiente no qual as mesmas terão que ser realmente desempenhadas.

* Didático: transmitir conhecimentos específicos (conhecimentos, técnicas e instrumentos) do campo da Administração de Empresas de um modo prático e experimental.

* Pesquisa: utilizar o cenário propiciado pelo jogo de empresas como um laboratório para: descobrir soluções para problemas empresariais; esclarecer e testar aspectos da Teoria Econômica; pesquisar aspectos da Teoria da Administração e investigar o comportamento individual e grupal em condições de tomada de decisões sob pressão de tempo e incerteza.

Em recente pesquisa, Faria (2000: 90) identifica as três mais importantes áreas de pesquisa através deste mecanismo, determinadas através do número de publicações:

a. Práticas que estimulam aumentos de performance;

b. A efetividade dos jogos de empresas e

c. O quê jogos de empresas ensina.

3. Tipos de Jogos

Segundo GRAMIGNA (1994: 11), não há um referencial único para classificar os métodos de jogos de empresas. Segue abaixo alguns tipos de jogos funcionais:

Tipos de jogos Finalidade

Jogos Sistêmicos Abordam a empresa como um todo, incluindo decisões na maioria das principais áreas organizacionais e que requerem integração dessas funções com o acompanhamento do ambiente econômico e da flutuação da taxa de juros.

Jogos Humanos Treinamento e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades comportamentais em relação a atividade gerencial do treinando-jogador.

Jogos Mistos Constituídos de componentes estruturais, sistêmicos e humanos, inseridos

em um único ambiente que busca refletir o dia a dia das atividades desenvolvidas em uma empresa.

Jogos sob Medida Voltado para treinamento de funcionários, pois simula a realidade particular de uma empresa.

Jogos Gerais Exploram a empresa como um todo objetivando o desenvolvimento de habilidades nas decisões e ações.

Jogos Funcionais Focaliza a problemática de uma das grandes áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, produção, operações, recursos humanos ou contabilidade.

Jogos de Comportamento Trabalha as habilidades comportamentais e desenvolvimento pessoal.

Jogos de Processo Ênfase nas habilidades técnicas como negociar, liderar grupos, montar estratégias, administrar finanças e outros.

Jogos de Mercado São direcionados para atividades que reproduzem situações de mercado, tais como concorrência, pesquisa de mercado, relação empresa – fornecedores, terceirização, etc.

4. Jogos Funcionais

Os jogos de empresas surgiram nos Estados Unidos, em 1956, com o jogo Top Management Simulation, desenvolvido pela AMA-American Management Association. Os primeiros jogos de empresas foram uma adaptação dos jogos existentes na área militar, para o ambiente empresarial. Os conhecidos "jogos de guerra", no entanto, teriam sua origem bem mais remota. Enrico Hsu, apud SERRA reporta os primórdios dos jogos de guerra chineses, ou jogos de envolvimento, nos anos 3000 A.C. e que o xadrez, provavelmente, teria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com