TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Lideres Inseguros

Por:   •  29/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE ITÁPOLIS

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ITÁPOLIS

ADMINISTRAÇÃO

        LÍDERES INSEGUROS        

Daniéli A.Silva

ITÁPOLIS

2018


LÍDERES INSEGUROS

Podemos dizer que, ser líder não é uma tarefa fácil, e exige um profissional capacitado, mas com o perfil de lideranças, ou seja, não adianta entregar a liderança para as pessoas próximas ou para os amigos e parentes, é essencial que o líder tenha conhecimento e acima de tudo carisma e segurança naquilo que ele fará.

Um líder inseguro ou até mesmo despreparado, pode criar muitos problemas dentro da organização, já que ele é o equilíbrio e elo de toda a sua equipe. Muitas vezes líderes inseguros acabam por perder talentos para outras empresas com medo de algum funcionário ser melhor ou criar mais idéias que ele.

A liderança de uma pessoa insegura geralmente não envolve todos no trabalho, já que tem medo de mostrar a sua incompetência ou despreparado na frente de seus subordinados. O líder eficiente reconhece suas falhas e tenta amenizá-las, já o líder despreparado e principalmente o inseguro acredita que sabe tudo e não aceita sugestões dos colegas de trabalho e muito menos participa de treinamentos, cursos e palestras, já que acredita que não precisa, já que sabe o que faz. Muitas vezes esta pessoa afasta funcionários criativos e inteligentes com medo de perder o seu cargo para ele.

Todos os líderes que sofrem com a insegurança geralmente possuem algumas atitudes e comportamentos comuns, entre eles: não se doam ou se envolvam com algo que interesse as outras pessoas, sabotam ou limitam o sucesso da empresa ou de colegas de trabalho, limitam os seus subordinados, podando suas idéias ou roubando-as para benefício próprio.

Um líder inseguro, muitas vezes, ao receber uma notícia, ou tomar conhecimento de algum fato que não lhe agrada, tende a ser tomado de raiva, impaciência, autocomiseração e perturbação, demonstrando um desequilíbrio emocional.

Sabemos que a insegurança é uma caraterística do ser humano, porém, a maioria das pessoas, e principalmente os melhores líderes não deixam a falta de segurança afetar seu julgamento e muito menos ser empecilho para melhor o seu ambiente de trabalho e com isso conseguir através da equipe extrair o melhor para benefício de todos e da própria empresa.

Por fim, vemos que delegar ou ser líder envolve todos, com o objetivo de criar idéias e assim aumentar o sucesso da empresa e automaticamente das pessoas também, e pensando nisso percebemos que o líder inseguro, além de acabar com todo o ambiente de trabalho e de não saber reconhecer talentos, ainda pode detonar com o sucesso da empresa. Por este motivo, é fundamental que os cargos de lideranças sejam tomados por pessoas com perfis específicos, que saibam aproveitar as oportunidades e principalmente o talento das demais pessoas de sua organização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CURSINO, Nicolai. Eneagrama para líderes: autoconhecimento e maturidade para o desenvolvimento de sua liderança. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2013.

MOSCOVICI, Fernando. Desenvolvimento Interpessoal. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.

SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

   

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com