TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos Específicos em Ciências Sociais

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  3.558 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução.

1. Métodos específicos das Ciências Sociais.

1.1 O método e os métodos;

1.2 Método histórico;

1.3 Método comparativo;

1.4 Método monográfico;

1.5 Método estatístico;

1.6 Método tipológico;

1.7 Método funcionalista;

1.8 Método estruturalista.

2. Conclusão.

3. Referencias.

1. INTRODUÇÃO

Nesse presente trabalho de pesquisa, iremos abordar os temas sobre os métodos específicos em ciências sociais e as suas divisões.

Método é uma palavra que provém do termo grego que significa caminho ou via e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. O seu significado original aponta para o caminho que conduz a algures. A palavra método pode referir-se a diversos conceitos. Como por exemplo, o método específicos em uma pesquisa, ele se refere exclusivamente a um indivíduo ou a um caso, deixando a pesquisa clara em seus objetivos e métodos.

As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Em geral, são postas em contraste com as Ciências Naturais e Exatas, já que essas podem ser avaliadas e quantificadas pelo método científico e na área social os métodos utilizados são outros.

2. MÉTODOS ESPECÍFICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

2.1 O MÉTODO E OS MÉTODOS;

Método e métodos situam-se em níveis claramente distintos, no que se refere e se articula a inspiração filosófica, tanto na aceitação de um método específico, quanto na sua recusa, ou ainda na necessidade de uma reapreciação do que significa e significou em geral o método para a filosofia, todos os estudos questionam, a partir de diferentes correntes filosóficas, o significado teórico do tema. O confronto entre diferentes modos de pensar, e mesmo concepções de filosofia, bem como com o próprio conceito de método em geral, propiciou a unidade na diversidade, e ocasionou a reflexão — plural e singular — sobre o tema.

Segundo LAKATOS (2003) ‘’houve tentativa de fazer distinção entre os termos, diríamos que o método se caracteriza por uma abordagem mais ampla, em nível de abstração mais elevado, dos fenômenos da natureza e da sociedade’’. Assim teríamos os métodos de abordagem, que ficam mais nítidos assim:

a. Método indutivo – É aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas. Este método está cada vez mais sendo abandonadas, por não permitir ao autor uma maior possibilidade de criar novas leis, novas teorias.

b. Método dedutivo – O raciocínio dedutivo parte da dedução formal tal que, postas duas premissas, delas, por inferência, se tira uma terceira, chamada conclusão. Entretanto, deve-se frisar que a dedução não oferece conhecimento novo, uma vez que a conclusão sempre se apresenta como um caso particular da lei geral. A dedução organiza e especifica o conhecimento que já se tem, mas não é geradora de conhecimentos novos. Ela tem como ponto de partida o plano do inteligível, ou seja, da verdade geral, já estabelecida.

c. Método hipotético-dedutivo – Consiste na construção de conjecturas baseada nas hipóteses, isto é, caso as hipóteses sejam verdadeiras as conjecturas também serão.

d. Método dialético – freqüentemente referido apenas como dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.

e. Método de procedimento: Seriam etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos e menos abstratas.

2.2 MÉTODO HISTÓRICO

Entende-se por método histórico a passagem da descrição para uma explicação de uma determinada situação do passado, independente de suas categorias políticas, econômicas, culturais, psicológicas, sociais e entre outras. Ela representa a investigação dos fatos e acontecimentos já ocorridos e verifica qual é a sua influencia para o tempo presente.

Esse método, ainda nos oferece a possibilidade de analisar uma organização de sociedades e instituições, e nos permite aprender a atividade histórica de sua evolução, transformação e sua ausência ao longo do tempo. Constitui uma ligação com processos sociais que dentro de uma perspectiva nos trás a possibilidade de conhecimento de suas causas e efeitos.

O método histórico pode pesquisar suas origens para compreender a sua natureza e função, suas modificações que, ao longo do tempo foram instigada pelo contexto cultural de cada época histórica. Confere todos os eventos do ponto de vista da temporalidade, que se classifica em eras, épocas, períodos, fases, segundos, minutos, anos, e etc.

2.3 MÉTODOS COMPARATIVOS

Este método consiste na análise de um acontecimento como pode exemplos ações sociais como acontecimentos políticos, econômicos, educação e saúde colocando estes de base para melhor compreensão, o método comparativo analisa consequentemente investiga o impacto, que uma ação ou lei afetará no cotidiano da sociedade. Para que isso seja realizado o estudo é feito uma análise de semelhanças como o próprio nome diz comparativo, a comparação entre uma ação que mudará o futuro de uma sociedade ou evento deve ser estudada e comparada com mudanças anteriores que foram implantadas e fazendo a verificação do sucesso nesta ação ou intervenção, no caso que não haja indícios que comprovam que seja ideal, deve voltar novamente ao estudo de análise e investigação sendo feito as comparações no mesmo assunto ou eventos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com