TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais usuários do sistema contábil

Por:   •  17/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

TAREFA 01

Unidade 01 – Informações Contábeis

  1. Quais os principais usuários do sistema contábil?

R: Os principais usuários do sistema contábil, internamente são os administradores que planejam, executam e controlam as atividades da instituição. Isso inclui as pessoas que decidem sobre preço, alocam recursos entre as diversas unidades, gerenciam recursos humanos, entre outras atividades. E externamente são diversos como: instituições financeiras, fornecedores, clientes, sindicatos, autoridades fiscais etc.

  1. Quais são as principais atividades de uma entidade? Conceitue cada uma delas.
  1. Atividade de Financiamento: uma entidade obtém financiamentos por meio de empréstimos com terceiros ou recursos dos proprietários, que serão usados em investimentos, como prédios, máquinas e computadores, os quais possibilitarão a execução de suas operações.
  2. Atividade de Investimento: dizem respeito à alocação do dinheiro obtido na atividade financiamento em recursos necessários para a entidade operar. No estágio inicial da vida ou em situações de expansão, uma entidade irá necessitar de muitos desses recursos, como móveis, prédios, máquinas, automóveis e computadores. Esses recursos possuem uma vida útil longa e auxiliam a entidade por vários anos.
  3. Atividade de operações: quando falamos de operações, fazemos referência ao uso dos recursos aplicados nos investimentos. Em uma empresa comercial, as operações consistem na compra e na venda das mercadorias. Em uma indústria, é possível incluir a compra de insumos, sua transformação e venda do produto final. E em uma entidade que presta serviços, a execução desses serviços.

  1. A contabilidade presta informações para os usuários ao final de cada período, através de um instrumento denominado de demonstrações contábeis. Quais as três demonstrações mais importantes?

R: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado e Demonstração dos Fluxos de Caixa.

  1. Apresente as principais diferenças entre essas demonstrações.
  1. Balanço Patrimonial: apresenta o que a entidade possui para gerar riqueza e as obrigações atuais. Essa demonstração mostra a situação da organização em uma determinada data, como por exemplo, o último dia do ano. (O Balanço Patrimonial apresenta os ativos e os passivos (incluindo o patrimônio líquido) de uma entidade em um período de tempo específico.
  2. Demonstração do Resultado: tem a finalidade de mostrar o desempenho da entidade, comparando a geração de receita com o esforço necessário para isso. Tal comparação é feita para um período de tempo, que pode ser um ano, um trimestre ou até mesmo um mês. (Nessa demonstração o contador pega o total das receitas subtrai os gastos e observa se a empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período)
  3. Demonstração dos Fluxos de Caixa: mostra a movimentação financeira ocorrida durante um determinado período (um ano, um trimestre ou um mês específico) no caixa da entidade. A Demonstração dos Fluxos de Caixa detalha a movimentação com os recursos monetários da empresa, incluindo o caixa e os equivalentes de caixa.
  1. O que é exercício social?

R: período de tempo da contabilidade. É o período no qual as entidades deverão elaborar as Demonstrações Financeiras, também chamadas de Demonstrações Contábeis.

  1. Defina despesa, lucro e prejuízo.

a) Despesa: na análise contábil despesa é o esforço necessário para gerar a receita por parte de uma entidade.

      b) Lucro: na análise contábil o lucro é o resultado positivo que ocorre quando as receitas são maiores que as despesas.

      c) Prejuízo: na análise contábil prejuízo é o resultado negativo que ocorre quando as despesas são maiores que as receitas.

  1. Uma empresa de prestação de serviços apresentou a demonstração de resultados referente ao mês de outubro, conforme ilustra-se abaixo. Interprete o lucro líquido obtido por essa empresa!

Demonstração do Resultado do Exercício

Período: outubro de X1

Em $ mil

1. Receitas  

    De serviços

10.250

2. Despesas

    De material para construção

   250

    De peças para reparos

1.100

    De salários

4.500

    De aluguel

   400         (6.250)

3. Lucro líquido

4.000

R: Durante o período de X1 a empresa obteve receitas no total de 10.250,00 reais e no mesmo período obteve despesas no total de 6.250,00 reais. Tendo sua maior despesa em salários. Como o valor das receitas é maior que o das despesas, a empresa teve um resultado positivo, ou seja, teve lucro. A empresa teve um lucro líquido de 4.000,00 reais. Em outras palavras, para cada R$ 1 de receita que a empresa gerou, ela obteve um lucro de R$ 0,39, ou 39%.

  1. Conceitue ativo, passivo e patrimônio líquido.
  1. Ativo: na análise contábil o ativo é um recurso controlado pela entidade, como resultado de eventos passados, do qual se espera que fluam benefícios econômicos para ela.
  2. Passivo: na análise contábil o passivo é a obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos próprios.
  3. Patrimônio Líquido: na análise contábil o patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade, depois de deduzidos os seus passivos.
  1. Por que se diz que um equipamento antigo, que já não é mais usado, não é um ativo, apesar de ser um bem da entidade?

R: Porque esse equipamento fere o conceito de ativo. O potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa da empresa é condição indispensável para um item ser classificado como ativo. Se um recurso econômico perder essa capacidade, deverá ser transformado em despesa no momento em que se identificar essa ocorrência.

  1. Por que se diz que o passivo pode ser denominado de exigível ou exigibilidades?

R: Na contabilidade, o passivo possui dois significados, sendo um no sentido restrito e outro no sentido amplo. No sentido amplo, o passivo representa o lado direito do balanço. O passivo representaria todas as fontes de financiamento de uma entidade num determinado momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com