TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos Humanos FGV

Por:   •  14/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Marco Aurélio de Oliveira C. Silva

Turma: 0422-2_3

Tarefa: Atividade Individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

O principal motivo pela procura por profissionais de compras, é justamente por ser o departamento responsável por grande parte dos gastos de toda organização. O aumento da complexidade da cadeia de suprimentos e a dificuldade em prever as variações de mercado são indicadores para a busca de profissionais mais preparados. O que reforça o fato de que a área de compras, não mais é uma área de suporte e sim estratégica, demandando profissionais que sejam capazes de buscar sempre a melhoria contínua do meio que se está inserido e das pessoas à sua volta.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

No cenário da construção civil ou mais especificamente de uma indústria cimenteira, a área de suprimentos possui uma alta pressão provinda do negócio. A expectativa dos clientes internos é um gerenciamento e resolução de problemas complexos de forma ágil com o menor impacto à operação, por outro lado, a alta gestão demanda de soluções criativas que busquem redução de custo.

Dentro deste parâmetro, algumas dificuldades são encontradas, como:

- Barreira de stakeholders (processo consolidados a muito tempo, em que as áreas oferecem resistência à mudança);

- Gestão de tempo e produtividade (suprimentos atua normalmente com diversos problemas e com pessoas diferentes ao mesmo tempo);

- Pressão por resultados (o foco é trazer soluções que automatizem o seu dia-a-dia para estar mais focado em atuar apenas de forma estratégica no negócio);

- Pressão do mercado (em um país com altas taxas inflacionárias, as constantes mudanças de preços exigem que o profissional se adapte a novas realidades constantemente, trazendo soluções que atendam tanto à companhia quanto aos fornecedores)

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Em uma situação que compradores não possuem rotina e os desafios se tornam cada vez mais complexos, um profissional de suprimentos precisa ter um relacionamento com diversas pessoas diferentes que lhe permitam estabelecer um elo de confiança e de cooperatividade.

Por conviver em constantes situações de stress, a resiliência é uma skill de alto valor agregado, visto que o não desenvolvimento dela, afeta a gestão de conflitos e o autodesenvolvimento de um profissional estratégico.

No atual cenário de desenvolvimento, utilizamos a metodologia de escuta ativa para quem está iniciando a carreira, onde em situações diversas, estes profissionais participam como ouvintes de um tutor, ou um comprador mais experiente, que guia a negociação ou a tarefa designada e, posteriormente, se discute os ganhos, dificuldades encontradas, opções que poderiam ter sido exploradas.

Para aqueles que já possuem mais experiência, se é colocado em situações que exigem maior responsabilidade para desenvolver uma análise criteriosa de problemas e da tomada rápida de decisões. A troca de experiência se dá através de uma biblioteca online de boas práticas compartilhada entre colegas de equipe e de outras áreas.

Plano de desenvolvimento da liderança                                                              

  1. Perfil atual da LIDERANÇA

A liderança atual é formada de pessoas pragmáticas, focadas em resultado, com alto poder de persuasão e de visão estratégica. São pessoas colaborativas, pois da mesma forma que compartilham sugestões para atingir resultados, apoiam em dificuldades. São líderes seniores que realizam a gestão de projetos e de indicadores por meio de uma avaliação de desempenho tanto individual quanto da equipe. Reconhecem talentos e promovem os trabalhos de impacto.

  1. Perfil desejado para o novo cenário

O modelo de gestão procurado e valorizado neste meio, é do dinâmismo orientado à cadeia de valor e na capacidade de gerar proveitos. Como a professora Viviane Narducci comenta: “Um gestor é um facilitador no processo de mudança”, por isso um líder orientado à resultados, assertivo nas decisões, organizado, transparente com feedbacks construtivos e claro nas comunicações, é de suma importância para atingir objetivos e manter a confiança, ou pelo menos, respeito da equipe.

A credibilidade de um gestor aumenta à medida que o grau de influência e confiança se tornam mais presentes. Um líder que inspira seus liderados e acredita no potencial das pessoas com quem trabalha, favorece no desenvolvimento mais natural e duradouro de uma equipe e até mesmo da organização. Possuir integridade, naquilo que diz e faz no dia-a-dia, também é de suma importância.

  1. Competências a desenvolver

É necessário uma constante evolução e aprendizagem na forma cobrança, comunicação e tipo de linguagem utilizada com à equipe.

Buscas novos meio de desenvolvimento e reconhecimento contínuo da equipe como um todo não apenas do indivíduo.

 

  1. Justificativa

Hoje com pessoas de diversas gerações trabalhando juntas, diferentes perfis de trabalho e culturas, é necessário entender como é possível extrair o melhor de cada profissional para atingir engajamento e êxito, quanto a melhor forma de entregar um feedback negativo/construtivo sem que prejudique ou desmotive o colaborador.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Zenklub em 2021, investir no bem-estar dos funcionários leva à uma melhora no desempenho da equipe e redução de turnover. Através da medição do índice IBC (Índice de Bem-Estar Corporativo), percebeu-se que organizações que investem no bom relacionamento com líderes e colegas na resolução de conflitos obtiveram uma média de 74, a média nacional é de 61,7.

Fundamental que expectativas e prazos sejam alinhados, pois, é sabido que existem urgências e emergências, mas é algo que interfere diretamente na produtividade e foco. Um líder organizado está mais preparado para interferências ou necessidades mediatistas que não impactarão no cronograma dos projetos em desenvolvimento.

Plano de desenvolvimento da equipe

  1. Perfil atual da EQUIPE

Uma equipe multicultural de diferentes gerações. Uma mescla de profissionais que estão iniciando seu primeiro emprego, pessoas que estão em sua terceira ou quarta empresa e de profissionais com mais de 20 anos de experiência do mesmo negócio.

Compradores mais agressivos nas negociações e críticos em processos de compliance. Em uma mesma equipe, há pessoas competitivas, analíticas, planejadoras e executoras;

  1. Perfil desejado para o novo cenário

Compradores precisam executar funções de forma mais estratégica, gerenciar complexidades financeiras e operar múltiplas tarefas, por isso, pessoas que sejam ágeis com análise de dados, pensamento analítico e inteligência emocional são essenciais para um bom controle de suas atividades.

Humildade para estar aberto à críticas e novos aprendizados e, empatia com o próximo, são precursores do bom convívio e construção de aliados.

  1. Competências a desenvolver

Necessário ter um sentimento maior de cooperativismo e empatia para o bem-estar entre os colegas de profissão. As pessoas precisam desenvolver a comunicação e troca de experiências para estimular a confiança entre as pessoas da própria equipe, e consequentemente para o seu cliente (seja interno ou externo).

Se faz necessário também adquirir uma visão 360º para fazer um bom trabalho com diferentes pespectivas e atender da melhor forma todos os setores da empresa.

Resiliência como forma de se proteger e poder controlar seu estado emocional para a tomada de melhores decisões.

  1. Justificativa

O networking a ser desenvolvido pelo comprador é de suma importância, devido a interação com todos os processos do negócio, em todas as áreas e níveis hierárquicos. Tais fatores tendem a impulsionar a mudança em ambientes de trabalho de culturas cada vez mais competitivas e desafiadoras.

Considerações finais

O comprador do futuro deve liderar todo o processo de supply chain, do início ao fim. Para dominar o setor, ele precisa ter visão estratégica e ser um agente transformador capaz de entregar valor em suas atividades. Neste cenário é de suma importância saber lidar com a instabilidade emocional, a inquietude e os próprios limites, de forma a manter um equilíbrio saudável entre o pessoal e o profissional.

Hoje esse profisional já está diante de um desenvolvimento competitivo e tecnológico acelerado, pois cada vez mais está incluído em um universo que ele seja capaz de lidar e se precaver de adversidades que constantemente fazem parte do dia-a-dia. Aliado a estes fatores, a organização e a liderança precisam promover meios que de satisfação e engajamento dos empregados seja pelo reconhecimento, relacionamento ou aprendizado contínuo de todos.

Referências bibliográficas

COLAFERMINA, Martina. Investimento em saúde mental reduz turnover e melhora desempenho, aponta pesquisa. Disponível em: <www.forbes.com.br/carreira/2022/05/investimento-em-saude-mental-reduz-turnover-e-melhora-desempenho-aponta-pesquisa/ desafios competitivos para a indústria.> Acesso em maio de 2022

GETTINGER, Marilyn. What Separates A World-Class Purchasing Professional From The Average Buyer? Disponível em: <www.certitrek.com/nlpa/world-class-purchaser/> Acesso em junho de 2022

NARDUCCI, Viviane. Gestão de Pessoas. Disciplina MBA Gestão Empresarial FGV. Acesso em maio de 2022.

Profissional de compras. Disponível em: <www.blog.me.com.br/profissional-de-compras/>. Acesso em maio de 2022

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com