TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Informação

Por:   •  3/6/2018  •  Resenha  •  4.136 Palavras (17 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 17

Sistemas de Informação - Resumo Livro

Capítulo 1

Exemplo caso: novas tecnologias nos estádios dos Yankees - mudaram a forma como os Yankees mantêm seu negócio.

1.1 O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócio contemporâneo

Mais da metade de todo investimento anual privado nos EUA envolve tecnologias e sistemas de informação (2006).

Apesar da crise de 2008, empresas conseguiram ser mais eficientes --> rápido atendimento da demanda, minimização de estoques (FedEx).

Novos negócios foram criados a partir da internet (assim como antigos foram desaparecendo). Além, do e-commerce e publicidade na internet.

Mudanças no ambiente de negócios são sempre acompanhadas por mudanças nos postos de trabalho e nas profissões.

* Os objetivos organizacionais dos sistemas de informação

1) Excelência operacional - combinados com mudanças no comportamento da administração, os SI podem melhorar a eficiência das operações. Ex: Walmart

2) Novos produtos, serviços e modelos de negócio - tecnologia é a principal ferramenta para a empresa criar novos produtos. Ex: Apple

3) Relacionamento mais estreito entre clientes e fornecedores - melhores relacionamentos com clientes aumentam as vendas e com fornecedores podem diminuir os custos. Ex: Mandarim Oriental e JC Penny

4) Melhor tomada de decisões - os SI fornecem dados do mercado para os executivos tomarem decisões. Ex: Verizon Corporation

5) Vantagem competitiva - a medida que a empresa atinge os objetivos organizacionais (melhor que o concorrente) vai gerando vantagem competitiva. Ex: Dell

6) Sobrevivência - hoje, sistemas e tecnologias de informação são imprescindíveis à prática de negócios. Ex: caixas eletrônicos

1.2 Perspectivas em sistemas de informação e tecnologia da informação

Tecnologia da Informação (TI): todo software e hardware que uma empresa precisa para atingir os objetivos organizacionais.

Sistema de Informação (SI) é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.

Informação: dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos

Dados: sequência de fatos brutos, que representam eventos que ocorrem na organização ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados de uma forma que as pessoas possam usá-los

Para produzir informações, os SI precisam de três atividades: entrada de dados, processamento desses dados brutos em uma forma mais significativa e saída, que transfere as informações processadas às pessoas ou às atividades.

Feedback - saída que retorna a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar (ou corrigir) a entrada.

1.3 Não é apenas tecnologia: o papel das pessoas nas organizações

Dimensões dos SI: organizacional, humana e tecnológica. Os SI também fornecem soluções no ambiente empresarial.

Sistemas de Informação Gerencial (SIG): questões comportamentais e técnicas do desenvolvimento, uso e impacto dos SI nas empresas.

* Dimensões dos sistemas de informação

Organizações: são parte integrante das organizações. A tecnologia altera a organização e a história/cultura da empresa determinam como ela deve ser usada (via de mão dupla). A empresa desenvolve SI para atender as diferentes especializações e os níveis hierárquicos.

Processos organizacionais - comportamentos e tarefas logicamente relacionados para a execução do trabalho (regras formais). Os SI automatizam muitos processos organizacionais.

Sempre terá um pouco da cultura da empresa nos seus sistemas de informação.

Pessoas: os sistemas precisam de pessoas para que sejam desenvolvidos e mantidos, assim como, pessoas que saibam usar as informações geradas por eles para atingir os objetivos organizacionais. A TI pode representar um grande auxílio para que os administradores desenvolvam soluções inovadoras para os problemas.

Tecnologia: hardware é o meio físico (equipamento) que interliga entradas, processamentos e saídas de um SI. O software consiste em instalações detalhadas e pré-programadas que controlam e coordenam os componentes do hardware. Tecnologia de armazenagem de dados são softwares que comandam a organização de dados em meios físicos de armazenagem. A tecnologia de comunicações e redes transfere dados de uma localização física para outra. Uma rede liga dois ou mais computadores para compartilhar dados ou recursos. A maior rede do mundo é a internet - plataforma de tecnologia universal. Para as empresas a internet é uma necessidade organizacional e uma vantagem competitiva. As redes corporativas internas baseadas na tecnologia da internet são chamadas intranets. Intranets particulares que permitem o acesso de usuários autorizados fora da organização são chamadas de extranets. Todas essas tecnologias, juntamente com as pessoas necessárias para acioná-las e administrá-las representam recursos que podem ser compartilhados por toda a organização e constituem a infraestrutura de tecnologia de informação (TI). Ela provê a fundação ou plataforma sobre a qual a empresa pode montar seus sistemas de informação específicos.

1.4 Compreendendo os sistemas de informação: a abordagem de resolução de problemas organizacionais

As empresas enfrentam muitos desafios e problemas, e os sistemas de informação são uma das principais maneiras de resolvê-los.

Problemas envolvem, simultaneamente, uma série de fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com