TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Informação

Por:   •  2/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.624 Palavras (15 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 15

ÍNDICE

I- INTRODUÇÃO        2

1. Problema:        3

1.1 Objectivos:        3

1.2  Hipóteses:        3

2. JUSTIFICATIVA        4

3. METODOLOGIA        5

II- REVISÃO BIBLIOGRAFICA        6

1. OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        6

1.1 Conceito de sistemas de informação        6

1.2 Sistemas integrados à gestão        6

1.2.1 Sistema integrado de gestão – ERP        8

1.2.2 Histórico e evolução dos sistemas ERP        9

1.2.3 Principais características e vantagens do ERP        11

III- CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        15

I- INTRODUÇÃO

A utilização de sistemas de informação nas organizações modernas tornou-se condição de sobrevivência a partir da década de 1990. O que no princípio era uma vantagem competitiva empresarial hoje é considerado mais uma prática aplicada ao dia a dia dos responsáveis pelas decisões a serem tomadas nas empresas.

Muitos administradores fazem a gestão de suas empresas de forma simples sem ter informações credíveis e confiáveis para os auxiliar no processo de tomada de decisão, logo causam prejuízo para a organização e levam ao caos administrativo. Para ajudar o gestor existe os Sistemas de Informações Gerenciais, que estão presente em toda a organização, ou seja, em todos os níveis presentes nas organizações (Estratégico, táctico e operacional). Tais ferramentas permitem aos gestores obter de forma dinâmica e prática as informações necessárias para apoiar as decisões que norteiam as empresas, seja em questões administrativas internas, em estratégias de vendas ou outras áreas que necessitem de uma gestão mais aprimorada de indicadores.

Nos últimos anos com a crescente evolução das tecnologias de informações as empresas têm optado por adoptar meios tecnológicos de modo a alcançar um bom desempenho em mercados dinâmicos e competitivos, com o intuito de ganhar vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. As organizações começaram a se deparar com novas barreiras como a concorrência, o avanço tecnológico, a globalização e a preocupação com a sociedade e o meio ambiente. Então, essa nova realidade fez com que surgissem ferramentas como o ERP para auxiliar na tomada de decisão em um ambiente corporativo mais complexo e envolto por um maior número de variáveis.

As empresas que desejam manter-se competitivas no mercado, têm aderido à implementação de um ERP, pois sabem o quanto a rapidez na tomada de decisão e a gestão eficiente dos recursos é importante para encarar a intensa concorrência em cenários instáveis em que se encontram.

1. Problema: 

- Qual é o impacto da implementação de um sistema de informação ERP nas organizações?

1.1 Objectivos:

 Geral: Conhecer o impacto causado pela implementação de um sistema ERP.

Específicos:

- Entender a função de um sistema ERP;

-Identificar a importância de um sistema ERP;

- Avaliar os benefícios e as dificuldades provocadas pela implementação de um sistema ERP.

1.2  Hipóteses:

- Padronização e aceleração dos processos;

- Optimização do fluxo de informação;

- Reengenharia dos processos.

2. JUSTIFICATIVA

Actualmente as empresas precisam estar centradas em suas informações, exigindo de seus gestores estratégias eficientes, que podem ser facilitadas utilizando-se de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação gerencial.  

A Implantação de um Sistema ERP nas empresas passa por diversas etapas antes mesmo da escolha do fornecedor do software, sendo que o primeiro passo é a identificação do momento certo e os benefícios da adesão ao Sistema Integrado de Gestão Empresarial. É preciso levar em conta diversos factores internos sobre a empresa, bem como analisar as vantagens que o software pode trazer de fato para a organização.   A implantação de um sistema ERP se dá, na maioria das vezes, quando a situação na empresa está fora de controlo, seja em relação a dificuldade de acesso às informações ou seja devido a falta de integração entre as diversas áreas funcionais da empresa: Finanças, produção, marketing e publicidade, comercial e administrativa.

Um estudo sobre um sistema de informação gerencial: ERP Enterprise Resource Planning é importante porque possibilita aos estudantes ou profissionais compreender melhor o como os mesmos funcionam, para que servem e qual a sua importância, uma vez que ultimamente as empresas actuais têm bastante necessidade e interesse em implementar essa ferramenta de gestão de modo a acompanhar a rápida evolução das empresas e o recurso a tecnologias moderna esta se tornando cada vez mais essencial para o sucesso empresarial.

3. METODOLOGIA

Sob o ponto de vista da forma de abordagem do problema, este trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa pois “busca uma compreensão particular daquilo que estuda: o foco da sua atenção é centralizado no específico, no peculiar, no individual, almejando sempre a compreensão e não a explicação dos fenómenos estudados” (RAMPAZZO, 2004).

Quanto aos objectivos a pesquisa usada foi a pesquisa descritiva - exploratória. De acordo com Marconi e Lakatos (2006) são estudos que tem por objectivo descrever completamente determinado fenómeno.

Quanto aos meios de investigação, a pesquisa usada foi a bibliográfica. Na pesquisa bibliográfica foram consultadas várias literaturas relativas ao assunto em estudo, artigos publicados na internet e que possibilitaram que este trabalho tomasse forma para ser fundamentado. Segundo Marconi e Lakatos (2006), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. A sua finalidade é fazer com que o pesquisador entre em contacto directo com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando o cientista na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações. Ela pode ser considerada como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com