TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Informação

Por:   •  13/5/2020  •  Ensaio  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Por que os sistemas de informação são tão essenciais no ambiente contemporâneo de negócios?

R: Porque são essenciais na busca da melhora da eficiência de operações das empresas, trazem possibilidades de novos produtos, serviços e modelos de negócio. São a principal ferramenta que as empresas dispõem para criar novos produtos e serviços, assim como modelos de negócios inteiramente novos.

  1. O que é exatamente um sistema de informação? Como ele funciona?

R: É um conjunto de componentes inter-relacionados, que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.

Ele funciona através de informações e dados. Os dados formam uma base que representa o que a maioria das organizações coleta em seus bancos operacionais. O segundo nível contém informações que representam dados purificados e processados. As informações formam a base da tomada de decisão e da compreensão dos negócios. O conhecimento está no ápice e representa informações altamente especializadas.

  1. Cite e descreva os seis importantes objetivos que as empresas investem em sistemas de informação.

- Excelência operacional: As empresas estão sempre tentando melhorar a eficiência de suas operações a fim de conseguir mais lucratividade.

- Novos produtos serviços e modelos de negócio: As tecnologias e os S.I. são a principal ferramenta que as empresas dispõem para criar novos produtos e serviços, assim como modelos de negócios inteiramente novos. Um modelo de negócio descreve como a empresa produz, entrega e vende um produto ou serviço a fim de criar valor.

- Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores: Quando uma empresa conhece de verdade seus clientes e os atende bem, do jeito que eles querem ser atendidos, a reação típica deles é voltar a essas empresas e comprar mais. Isso aumenta as receitas e os lucros.

- Melhor tomada de decisão: Muitos administradores trabalham às cegas, sem nunca poder contar com a informação certa na hora certa para tomar uma decisão abalizada. Nos últimos dez anos, as tecnologias e os S.I. têm permitido que, ao tomar uma decisão, os administradores façam uso de dados em tempo real, oriundos do próprio mercado.

- Vantagem competitiva: Se uma empresa atingir um ou mais objetivos organizacionais citados, provavelmente já terá conseguido certa vantagem competitiva. E, se fizer essas coisas melhor que seus concorrentes, gastando menos para obter produtos superiores e respondendo a clientes e fornecedores em tempo real, aumentará as vendas e os lucros até um nível que os concorrentes não conseguirão igualar.

- Sobrevivência: As empresas investem em tecnologias e S.I. para se tornarem mais imprescindíveis à prática dos negócios.

4. (Ano: 2018 Banca: CESGRANRIO Órgão: LIQUIGÁS Prova: CESGRANRIO - 2018 - LIQUIGÁS - Profissional Júnior - Analista de Sistemas). Os sistemas de informação são muito mais que computadores. Eles compreendem três dimensões interligadas, a saber:

  1. arquitetura, estrutura e fluxo
  2. computadores, redes e software
  3. organizações, tecnologia e pessoas
  4. software, hardware e comunicação
  5. servidores, bancos de dados e clientes

5. (Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TCE-RS Provas: FCC - 2018 - TCE-RS - Auditor Público Externo - Administração Pública ou de Empresas ). Os conceitos de dados, informação e conhecimento são de grande importância no contexto de sistemas de informação. Sobre eles, é correto afirmar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (214.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com