TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Informação

Por:   •  29/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS

1. Responda a pergunta abaixo, levando em conta a sua experiência de vida, os relacionamentos pessoais, as experiências profissionais e as suas percepções sobre a realidade de um mundo cada vez mais informatizado, globalizado e competitivo.

Atualmente você se considera um "escravo" e/ou dependente da Tecnologia da Informação (TI)? Por quê?

R: Sim, pois todo o meu trabalho é executado em plataformas informatizadas, e conectadas com a internet. Um dia sem internet é igual a um dia sem trabalho produtivo.

2. O que é Tecnologia da Informação (TI)? Por que ela é, atualmente, fundamental para as Empresas?

R: É o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação e recursos tecnológicos. A tecnologia da informação é fundamental para as empresas, pois interliga todos os departamentos, facilita a execução de tarefas que antes seriam complexas e demoradas, serve de para apoio para tomada de decisões, além de facilitar o controle de processos, formulários e demais documentos importantes para a execução das atividades inerentes ao negócio da empresa.

3. Defina tecnologia da informação e computador.

R: ?

4. Qual a tecnologia que mais substancialmente contribuiu para aperfeiçoar os processos de trabalho das empresas nos anos 80? Justifique a sua resposta.

R: A implantação do computador pessoal (microcomputador). Com a implantação do computador pessoal, tarefas, antes demoradas, tornaram-se mais rápidas e precisas. Com os computadores mais populares os processos de trabalho se tornaram mais curtos, facilitou o registro de informações e a geração de relatórios.

5. De que forma a tecnologia, na década de 90, influenciou e/ou contribuiu para modificar e melhorar o funcionamento das empresas? Justifique a sua resposta.

R: Criação da internet. Com a criação da internet o mundo se conectou, as fronteiras desapareceram, negociações e transações tornaram-se mais ágeis.

6. Na década de 90, em 1996, o e-mail começa a ser implantado como ferramenta de trabalho nas grandes empresas. Relacione alguns aspectos de melhoria e/ou benefícios que essa tecnologia provocou na rotina das organizações.

R: Contribuem para a sistematização do trabalho em grupo; criam fluxos de documentos que agilizam o processo produtivo; diminui o custo de fretes, pois a informação torna-se digital, e não mais, física; facilita a comunicação entre os colaboradores de uma mesma empresa.

7. Cada vez mais é crescente nas empresas a utilização de Sistemas de Informação associados aos diversos processos corporativos, nas diversas áreas do negócio.

No início da década de 2000, o comércio colaborativo ganha força e importância no mundo empresarial. Explique como esse comércio colaborativo contribuiu e ainda contribui para a melhoria do funcionamento das empresas.

R: ?

1

8. Qual o conceito que está associado à expressão "Terceirização de TI"?

R: A Terceirização de TI é a contratação de uma empresa de TI para gerenciar alguma parte ou toda da área de Tecnologia da Informação da Empresa. A terceirização envolve desde criação e suporte de sistemas de informação, a transmissão de dados, gerenciamento das redes locais, desenvolvimento de softwares e “cloud computing”, que é o armazenamento em nuvem, isto é, armazenamento em grandes servidores, que podem ser acessados via internet, em qualquer lugar do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com