TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público

Por:   •  23/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

Aluna Marcelle de Castro Inacio Duarte

Matrícula: 12213110192

Administração Pública

Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público

AD1 feita através da análise da empresa B2W Digital.

        B2W Digital é uma empresa de comércio eletrônico criada no final de 2006 pela fusão entre Submarino, Shoptime, Americanas.com.

        A B2W Digital é líder na América Latina e tem como propósito conectar pessoas, negócios, produtos e serviços em uma plataforma digital.

        A Companhia possui as maiores e mais queridas marcas da internet (Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato) e uma operação de marketplace em rápido crescimento. A plataforma construída ao longo dos últimos anos permite que a B2W Digital também ofereça serviços de tecnologia, logística, distribuição, atendimento ao cliente e financiamento ao consumo.

        As Lojas Americanas possuem o controle acionário do grupo, detendo 55% do capital social; os 45% das ações restantes são parte integrante do free float-é uma terminologia utilizada no mercado de capitais e se refere às ações que uma empresa destina à livre negociação no mercado.

        As ações da Companhia são negociadas por meio do código BTOW3 na BOVESPA, no segmento Novo Mercado, que possui o mais alto índice de Governança Corporativa do Brasil. A nova empresa nasceu com cerca de 50% do setor de vendas on-line no país, com forte perspectiva de expansão em diversos canais de distribuição, com o objetivo de competir com as maiores empresas do varejo tradicional. Iniciando as operações em 2006 com o valor de mercado de cerca de R$6,5 bilhões, tornando-se a terceira maior do setor no mundo.

        Essa e-commerce é líder em comércio eletrônico na América Latina. A Companhia opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único, multicanal, multimarca e multi negócios.

        Seu portfólio que conta com as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, Submarino Finance e Sou Barato, que oferecem mais de 38 categorias de produtos e serviços, por meio dos canais de distribuição internet, televendas, catálogos, TV e quiosques.

        Em janeiro de 2014, a B2W Digital anunciou um aumento de capital no valor de R$ 2,38 bilhões que tem por objetivo melhorar a estrutura de capital da Companhia, utilizando os recursos para amortizar parte da dívida, permitindo que a empresa siga investindo nos pilares do seu negócio, acelerando o seu crescimento e consolidando sua posição de liderança no mercado. A operação contou ainda com a participação do renomado investidor de tecnologia/internet Tiger Global, que entre outras possui participação na Amazon.

        A B2W anunciou em 14 de Junho de 2014 a aquisição da Direct, maior operadora logística de e-commerce no Brasil, especializada em entregas de itens pequenos. Em 2013, a Companhia já havia realizado a aquisição da Click – Rodo, operadora logística também especializada em entregas para o comércio eletrônico, com foco em itens grandes.

        No ano de 2013, a B2W realizou a aquisição de três empresas de tecnologia especializadas em desenvolvimento de sistemas e soluções para comércio eletrônico. Com isso, a Companhia dobrou seu time de tecnologia/internet, que é o maior da América Latina e conta atualmente com mais de 600 engenheiros.

 

Características

analisadas

Organização funcional

Alocação de pessoas

As áreas funcionais são separas por setores que executam uma função específica, como por exemplo recebimento de Notas Fiscais, Recebimento de Mercadoria...

Autonomia operacional

Há sempre um responsável por área como um supervisor, líder ou Analista...

Avaliação de  desempenho

Há uma classificação de maior desempenho por individuo e por setor;

Cadeia de comando

Há uma cadeia hierárquica por setor com um líder, acima dele um supervisor. E um supervisor que é responsável por todos os setores de cada área como por exemplo: o supervisor da área do recebimento que é responsável por todas as subdivisões, onde se encontra um líder para cada setor;

Capacitação dos indivíduos

Após a entrada no setor designado o indivíduo é treinado na competência específica que ele desempenhará, como exemplo temos o PAF (Posto Avançado Fiscal) que é treinado a dar entrada e saída das Nf's nos três registros financeiros da empresa;

Escala de valores da organização

Cada setor tem metas e condições específicas trabalhadas dentro de suas características, e um quadro de desempenho funcional questionado ao final do ciclo que normalmente é bimestral.

Estrutura organizacional

Todas as metas, conceitos, ciclos e mudanças são passados de cima para baixo na estrutura hierárquica. E as necessidades , conflitos e cumprimento das metas respeitam a comunicação que passa pelo processo de departamentalização vertical;

Medidas de desempenho

As medidas de desempenho era cobrada como um todo do setor ao final do período e também com o individual, sendo levado em consideração tempo que leva para registrar e para resolver questões abertas, quantidades de registros, flexibilidade para resolução de problemas, número de falhas humanas, ciclo do atendimento...

Natureza do trabalho

Cada área tem seu processo específico, porém esses mesmos processos são repetido todos os dias, de forma quase mecânica. Exemplo: No PAF atendia-se os motoristas, dava entrada nas NF's, esperava a entrada e saída do recebimento, e dava saída dos caminhões.

Organização do trabalho

Cada processo ocorria em uma área previamente definida, Recebimento, PAF, Estoque, WAVE. E se algo fora do corriqueiro acontecesse o setor responsável resolvia com seus setor superior.

Relacionamento externo

Raramente os processos eram feitos em colaboração com outro setor de forma aberta, salvo para resolver alguma questão que se tornou maior do que o setor, ou para aumentar o nosso conhecimento no processo como um todo.

Utilização da

  tecnologia

O Sistemas apesar de serem integrados, cada setor só podia acessar o que cabia a sua área, para não haver vazamento de informações. Por exemplo as informações do PAF eram de caráter financeiro podendo ser compartilhada apenas uma parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com