TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Hotel Boa Vida

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO PRESENCIAL DE PORTO SEGURO-BA

Administração

ESTUDO DE CASO

Hotel Boa Vida

PORTO SEGURO

2015

ESTUDO DE CASO:

Hotel Boa Vida

Trabalho apresentado ao curso de Administração da Universidade Anhanguera como pré-requisito para as disciplinas de Processos Administrativos, Direito e Legislação e Tecnologias de Gestão.

Orientador: Marcos Gallani

PORTO SEGURO

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO04

2 DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO05

3 TECNOLOGIAS DE GESTÃO08

4 VALORIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL09

5 CONCLUSÃO11

8 REFERÊNCIAS12

        

INTRODUÇÃO

        O Hotel Boa Vida é um empreendimento cuja a localização se dá no Nordeste brasileiro, mas especificamente, em um município de cerca de 60 mil habitantes, considerado a maior rede hoteleira da região, ele oferece dentro seu entorno uma capacidade de hospedagem para 450 pessoas e dispõe de uma infraestrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Também conta com uma infraestrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas.

        No entanto, embora esta empresa dispunha de um enorme aparato de atratividades, ainda sim tal empreendimento corre o risco de vir a declarar sua falência caso não tome atitudes drásticas e imediatas em seu processo administrativo e gerencial, pois os fatores internos e externos ligados diretamente ao seu funcionamento já foram abalados, devido à falta de um planejamento estratégico e de mecanismos de gestão adequados ao seu bom funcionamento.  

Assim, o administrador José Antônio da Silva foi contrato pela empresa para atuar como gerente geral e achou importante solicitar uma pesquisa que demonstrasse o clima organizacional. Tal pesquisa por sua vez, confirmou os dados alarmantes acerca de sua deficiência administrativa e da falta de um planejamento por parte dos gestores do hotel.

Desta maneira, este projeto busca propor a adoção de tecnologias de gestão para a melhoria organizacional do Hotel Boa Vida, bem como um diagnóstico e um prognostico que o ajude a maximizar os resultados positivos e minimizar os negativos visando sempre alcançar a sustentabilidade, bem como a plena qualidade em seus serviços prestados.

DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

A Realização do Planejamento Estratégico do Hotel Boa Vida é de fundamental importância, uma vez que, ele será a base norteadora para a definição do resultado atual da empresa, ou seja, aonde a mesma se encontra e para aonde pretende ir.

De acordo com Chiavenato (1994, p 186):

“O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É um planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa. É um processo contínuo de tomada de decisões estratégicas. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim de considerar as implicações futuras de decisões que devem ser tomadas no presente.”

Esta ferramenta, por sua vez, irá estabelecera base do futuro almejado pelo Hotel Boa Vida, devido ao fato de ser ela quem irá demonstrar os meios para se aproximar cada vez mais de suas metas tão desejadas, bem como, corrigir a direção necessária para o sucesso e qualidade da organização em busca da tão sonhada sustentabilidade.

Um dos mecanismos a ser utilizado por este diagnóstico é a analise SWOT, considerada uma ferramenta clássica da administração.

“Nos dias de hoje uma palavra é fundamental em praticamente todo tipo de negócio: Planejamento. É justamente disso que a Análise SWOT trata. O termo "SWOT" é um acrônimo das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil algumas pessoas usarem a sigla FOFA, ao invés da tradicional. Conceitualmente falando, a Análise SWOT se trata de uma ferramenta estrutural da administração, que possui como principal finalidade avaliar os ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para a empresa.” (Disponível em http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html> Acesso em 12 de maio 2015).

        A análise SWOT está dividida em dois ambientes, o interno – que define a própria organização e o externo – que trata das questões que estão fora do controle da empresa. As possibilidades permitidas por tal analise são inúmeras e de fundamental importância, pois evidenciam a atual situação interna e externa da instituição, o que possibilita ao gestor tomar as devidas providencias para maximizar os resultados positivos e minimizar os negativos.

        Abaixo segue o diagnóstico do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida, apresentando suas forças e fraquezas.

Tabela 01: Analise SWOT do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida:

INTERNA

(Organização)

POSITIVOS

NEGATIVOS

PONTOS FORTES

  • É o maior da região, com uma capacidade de hospedagem para 450 pessoas;

  • Com infraestrutura de lazer e esporte, complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil;

  • Infraestrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas.

PONTOS FRACOS

  • Divulgação na mídia com avaliação negativa aos serviços oferecidos e alegação de não atender ao código de defesa do consumidor;

  • É extremamente elevado o índice de insatisfação dos colaboradores que atuam no hotel;

  • Problemas de comunicação e relacionamento entre a equipe e seus líderes;
  • Os colaboradores relataram não enxergar oportunidades de aprendizagem e conhecimento na empresa.

EXTERNA

(Ambiente)

OPORTUNIDADE

  • Focar em um público alvo;

  • Desenvolver estratégias de marketing;

  • Ajustar a rotina da empresa;
  • Qualificar funcionários;
  • Oferecer possibilidades de crescimento dentro da empresa;
  • Oferecer qualidade nos serviços prestados;
  • Ajustar-se as exigências de mercado, bem como à sua concorrência.

AMEAÇAS

  • Redução de clientes;

  • Há meses o espaço do centro de convenções não tem sido reservado para eventos de negócios;

  • Problemas de gestão empresarial;
  • Ausência de material de divulgação adequado;
  • Falta de planejamento a médio e longo prazo;
  • Concorrência.

Fonte: Do autor. Dados da pesquisa.

        Apesar de possuir uma excelente infraestrutura e ser o maior Hotel da Região, o Boa Vida apresenta problemas sérios em sua gestão empresarial que estão diretamente ligados a falta de um planejamento administrativo correto dentro da empresa, evidenciando assim problemas de relacionamento interno entre funcionários e departamentos, relacionamento com seus clientes, falta de qualidade nos serviços prestados, falta de estratégias de marketing e qualificação da equipe, bem como ausência de qualidade nos serviços prestados, fatos estes que se não forem solucionados com a máxima urgência, levaram a falência este empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (758 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com