TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Hotel Boa Vida

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas: DIREITO E LEGISLAÇÃO

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, TECNOLOGIAS DE GESTÃO.

ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Tutora Presencial: Franciani G. de Paula

Sorocaba / SP

2015[pic 5][pic 6][pic 7]

INTRODUÇÃO

Para o curso de Administração, é obrigatória a realização do Desafio Profissional nesse bimestre que está sendo cursado. E para a realização de tal, será necessário o estudo das disciplinas que estão no cronograma, que são:

  • Processos Administrativos
  • Tecnologias de Gestão
  • Direito e Legislação.

O Desafio Profissional proporciona para o aluno uma experiência adicional em seus estudos, trazendo diferentes ambientes de aprendizagem, desenvolve estudos independentes e sistematizados e auxilia no desenvolvimento das competências requeridas pelas diretrizes curriculares do curso de graduação, para que melhore cada vez mais seu desempenho e ajude-o na vida profissional que enfrentará.

Dessa vez, a história que nos envolvemos é a do administrador José Antônio da Silva. Ele foi contratado recentemente para gerenciar um complexo hoteleiro chamado Boa Vida. Infelizmente a situação do hotel não está muito bem. Seus colaboradores estão insatisfeitos e como resultado, os serviços oferecidos estão com baixa qualidade, afetando negativamente a opinião dos clientes a respeito do seu estabelecimento, e assim podendo levar a falência.

O nosso dever é nos colocarmos no lugar do gerente Sr. José, encontrando novas tecnologias de gestão para que possamos motivar os funcionários, fazendo com que eles melhorem a qualidade do trabalho. Modificar a visão que os clientes têm sobre o estabelecimento e assim a clientela aumente cada vez mais, e que no final conseguimos aumentar a lucratividade do Hotel Boa Vida o máximo possível.

DESENVOLVIMENTO

1. DIAGNÓSTICO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

ANÁLISE INTERNA DO HOTEL BOA VIDA


         O Hotel Boa Vida é o maior da região, tendo ótima capacidade de hospedagem, infraestrutura, lazer, esporte, complexo aquático e Centro de Convenções para atender o chamado Turismo de Negócios, mas mesmo com toda essa estrutura o hotel não tem obtido sucesso por conta da equipe desmotivada, que gera uma baixa qualidade nos serviços prestados, falha de comunicação entre funcionários e seus lideres, sem contar que não atendem ao Código de Defesa do Consumidor.


ANÁLISE EXTERNA DO HOTEL BOA VIDA


        Em consequência dessas fraquezas do Hotel, a mídia noticiou que clientes estão muito insatisfeitos com o atendimento e concorrentes começaram a ganhar clientes assíduos e satisfeitos com seus serviços. Mas José Antônio, como sendo um gerente com competências e conhecimentos atuais está planejando novas oportunidades para que o Hotel volte a ter maior fluxo de clientes.  

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Ambiente Interno

Forças

O Maior da Região.

Ótima capacidade de hospedagem.

Infraestrutura para atender o Turismo de Negócios.

Fraquezas

Equipe Desmotivada.

Baixa qualidade de serviços.

Desrespeito ao código de defesa do consumidor.

Falha de comunicação interna.

Ambiente Externo

Oportunidades

Novo gerente com competências e conhecimentos tecnológicos atuais.

Ameaças

Concorrentes

A mídia

2.  SUGESTÃO DE TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

José Antônio acredita que as adoções de algumas tecnologias de gestão serão determinantes para reverter o quadro negativo do Hotel Boa Vida. A partir do diagnóstico realizado no passo um, organize o quadro a seguir, sugerindo tecnologias de gestão organizacional que poderiam ser adotada pelo Hotel Boa Vida, para apresentar aos seus diretores, apontando inclusive seus benefícios:

TECNOLOGIA DE GESTÃO

BENEFÍCIOS

 Benchmarking

O Benchmarking promove a aprendizagem contínua, trazendo sempre novos conhecimentos para a empresa.

Briefing 

Planejamento e pesquisa para descobrir o que o cliente procura e conseguir realizar o que o cliente mais quer.

Brainstorming 

Uma reunião com os colaboradores para usando Brainstorming  para ter novas ideias para saitisfazer os clientes

Open-Book Management

Através do Open-book Management, Esclarecer á Todos os colaboradores sobre os resultados da empresa.

Unir os colaboradores, para atingir um Objetivo Comum, através da disseminação da missão da visão e dos valores da organização.

Empowerment

Transferir Poderes de decisão para funcionários individuais e equipes, fazendo como que os colaboradores se sintam responsáveis, parceiras da organização e valorizados, dando a razão da sua importância.

3. O PROJETO

        

Os resultados da pesquisa de clima organizacional do Hotel Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado. Imaginemos que você terá que executar um projeto que visa, sobretudo, valorizar o capital intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (260.2 Kb)   docx (382.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com