TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL E SEUS DESAFIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  28/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 13

Sustentabilidade Empresarial e

Seus desafios para as organizações

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

SÃO PAULO – 2014

Sustentabilidade Empresarial e

Seus desafios para as organizações

Trabalho apresentado como exigência parcial, para a obtenção da nota na disciplina Qualidade de Vida no trabalho do Curso de Administração de Recursos Humanos da Universidade Nove de Julho.

Orientadora: Professora. Rosangela Lollo

                       

     

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

SÃO PAULO – 2014

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        Sustentabilidade, origem no mundo        5

3        Dimensões do desenvolvimento sustentável        9

4        Ações Sustentáveis        10

5        Vantagens para uma organização sustentável        12

6        Como se tornar uma Empresa Sustentável?        13

7        Sustentabilidade no Brasil e Natura        14

8        Os significados da sustentabilidade empresarial para o consumidor        16

9        Índice de Sustentabilidade Empresarial        18

10        Considerações Finais        19

11        BIBLIOGRAFIAS        20

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o significado de sustentabilidade e suas consequências para a sociedade e organizações.


Sustentabilidade, origem no mundo

Sustentabilidade, um termo de fácil entendimento mas de difícil aplicação

Mas como esse termo que antes era restrito a conversas de ambientalistas, intelectuais, biólogos entre outros se tornou a palavra chave para o futuro de planos de governo, empresas e sociedade em geral?

O assunto começou a ficar em evidencia por volta de 1950, quando o mundo se atentou a existência de um risco ambiental global, os recursos ilimitados da natureza, já não poderiam serem classificados dessa forma.  A guerra, e realização de vários teste nucleares naquele período a ocorrência de chuvas radioativas nos lugares onde eram realizados os testes  e até mesmo a destruição total de duas cidades, com suas populações, recursos e meio ambiente, levaram o assunto a sair das conversas restritas a interessados para ser tornar pauta conferência mundial propôs  a possibilitasse um acordo internacional para reduzir a emissão de gases responsáveis pelas chuvas ácidas conhecida como Conferência de Estocolmo, em 1972.

Essa conferencia colocou face a face países desenvolvidos e os chamados países de terceiro mundo, Os primeiros, preocupados com a crescente degradação ambiental que ameaçava sua qualidade de vida, os outros, preocupados em não sofrerem restrições à exportação de seus produtos primários e não terem seu desenvolvimento obstruído, no entendimento dos países subdesenvolvidos a prioridade era combater a pobreza assim teriam recursos para uma politica ambiental mais desenvolvida.

A ONU ( Organizações das Nações Unidas) deslocou o debate para uma comissão técnica que produzio Only one Earth ( Ward & Dubos). O documento apontava o problema ambiental com resultado de externalidade econômicas próprias do excesso de desenvolvimento  ( tecnológico, o consumo excessivo dos países desenvolvidos) e a falta do mesmo nos países de 3° mundo. Assim a questão ambiental deixa de ser restrita apenas ao meio natural e adentra ao espaço social.

Os governos buscaram na criação de agências que se ocupassem da questão ambiental, para ter sistemas próprios para coletas de informações e criação de planos para melhor atuação no assunto .como exemplo desses movimentos podemos citar: os Estados Unidos criam, em 1970, a Environmental Protection Agency (EPA), e o Brasil, em 1973, cria a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema).

Mas um balanço feito pela ONU da reunião de Estocolmo dez anos depois mostrou que os avanços propostos ficaram aquém do esperado devido a pouco esforço empreendido. Assim foi formada Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), dirigida pela ex-primeira-ministra norueguesa Gro Harlen Brundtland, que propôs uma agenda global para mudança. Constituiu um esforço maior para conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico , e o porto de chegada denominou-se Desenvolvimento Sustentável,  que podemos utilizar como definição; "Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer suas próprias necessidades". A força e a fraqueza dessa definição encontram-se justamente nessa fórmula vaga, pois deixam-se em aberto quais seriam as necessidades humanas atuais, e mais ainda as das gerações futuras. Introduz-se a noção da intergeracionalidade no conceito de sustentabilidade, associando-a à noção de justiça social (redução das desigualdades sociais e direito de acesso aos bens necessários a uma vida digna) e aos valores éticos (compromisso com as gerações futuras), (Lenzi, 2006)

Em 1992 aconteceu a Rio-92, uma nova Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que teve como efeito positivo a criação da Convenção de Biodiversidade e das Mudanças Climáticas (que resultou no Protocolo de Kyoto), a Declaração do Rio e a Agenda 21

Declaração do Rio tem como base a mesma linha de decisões da reunião de Estocolmo, que relaciona o meio ambiente e desenvolvimento, com uma boa gestão dos recursos naturais, sem comprometer o modelo econômico vigente. Em resumo o desenvolvimento e expansão da economia de forma consciente sem destruir os recursos naturais, preservando assim o meio ambiente para as futuras gerações.

Mas mesmo com toda essa movimentação ainda não e observado um real esforço de todos países para a preservação dos recursos naturais um exemplo e os Estados Unidos que não assinaram o Protocolo de Kyoto mesmo após a emissão de um alerta mundial riscos prementes do aquecimento global e a contribuição nesse processo da ação antrópica

Podemos dizer que a sustentabilidade tem como base em dimensões que serão esclarecidas no decorrer desse trabalho

Nesse momento sustentabilidade passou a ser o desafio para as organizações que buscavam um crescimento constante sem medir a consequência que isso estava trazendo ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (160.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com