TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os princípios da administração científica, 1911, Taylor

Resenha: Os princípios da administração científica, 1911, Taylor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  1.784 Visualizações

Página 1 de 2

ovimento, a ênfase deslocou-se, da produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos métodos de trabalho.Esta segunda fase corresponde ao estudo Shop management ( administração de operações fabris), de 1903. Trata-se de um desenvolvimento teórico.Em Shop managemnt, Taylor fez o que se tornaria a característica distinção entre o homem médio e o homem de primeira classe.Para Taylor, o homem de primeira classe é altamente motivado e realiza seu trabalho sem desperdiçar tempo nem restringir sua produção.Mas mesmo um homem de primeira classe poderia tornar-se altamente ineficiente se lhe faltassem incentivos ou se houvesse pressão do grupo de trabalho para diminuir a produção.Nessa fase Taylor tratou ainda de outros aspectos como: padronização de ferramentas e equipamentos, sequenciamento e programação de operações e estudo de movimentos.

Na terceira fase encontramos o livro: Princípios de administração científica, de 1911, onde Taylor sintetiza os objetivos da administração científica:

Desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho, substituindo o velho método empírico.

Selecionar cientificamente e depois treinar, instruir e desenvolver o trabalhador, que, no passado, escolhia seu próprio trabalho e treinava icipação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade(...)

Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma seqüência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.

Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.

Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça) produzida. Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Assim, Taylor conseguiu maximizar sign

o melhor que podia.

Cooperar sinceramente com os trabalhadores, de modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com