TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os princípios éticos

Por:   •  2/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

Ética

A discussão da ética vem de muitos anos ate os dias de hoje, estamos a todo tempo mudando nossos conceitos, nossa maneira de viver e nossos costumes, o que era errado a muitos tempo atrás hoje já não e, porque as coisas mudam e nossos conceitos mudam, agora no resta saber o que é ético ou não, o que é certo ou errado. Como o pensamento de Maquiavel que busca somente os seus objetivos e não preocupando de que maneira ele ira conseguir seus objetivos, e um pensamento ético ou antiético.

Como estudamos no decorrer da matéria Ética e um conjunto de valores e princípios que usamos como base para nossas atitudes, mas esses valores não partem de nos eles princípios já são discutidos desde antiguidade, saber o qual atitude que é a mais correta para o bem comum, para que toda pessoa possa ter seus direitos e deveres vem ampliando o conceito da ética para o bem comum, ou seja, antes mesmo de nascermos já existem um conjunto de valores que a sociedade usa para o bem da própria sociedade, mais esses valores são discutidos desde da Grécia antiga. Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles deram sua contribuição para o mundo em relação aos valores e princípios, e suas idéias são referencia ate nos dias de hoje.

Os princípios éticos são reformulados e moldados de acordo com a época, por exemplo, antigamente não se dava muito valor ao consumo responsável em relação ao meio ambiente ou a preservação do nosso planeta, hoje em dia a historia e diferente, as pessoas estão preocupadas com a preservação do nosso planeta e procuram a todo momento atitudes projetos e maneiras de um consumo responsável, ou seja, um principio que antigamente não era valorizado pela sociedade, hoje esse principio e primordial para a maioria da população mundial.

Agora se falarmos na ética na política, ai entraremos em uma discussão muito grande, pois a historia da política já vem manchada pelas besteiras e corrupções de nossos políticos antigos, atitudes antiéticas que são lembradas ate hoje, guerras por buscarem poder e terras, corrupções, desrespeito a população, busca de riquezas, realizações de objetivos pessoais, dentro outros, agora a questão é se as atitudes que os políticos tomaram no decorrer da historia foi ética ou antiética? Para o grande filosofo Maquiavel, tanto faz, ele não se preocupava com a questão ética, para Maquiavel o importante era se manter no poder e consolidar sua permanência, independentemente de suas atitudes fossem boas ou ruins, o que importava mesmo era continuar no poder e deixar que ninguém o tirasse dali. Aniquilando os rivais, oprimindo a população, fazendo aliados, destruindo aliados fortes contrários ao seu governo, para Maquiavel todas essas atitudes eram boas, para ele o mais importante não era a ética mais sim a manutenção de quem estava no poder, e o fortalecimento do governante.

Maquiavel fala na sua principal obra “O Príncipe”, atitudes para serem tomadas naquela época por um governante para a sua manutenção no poder, ou seja, ele vai contra todos os princípios de Sócrates, Platão e Aristóteles, de respeito, de justiça e de fé, e coloca um novo conceito em relação a política.

Com vários exemplos de governo, Maquiavel da postura de como um governante deve se posicionar para manutenção de seu governo, com aniquilação, selando novas amizades com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com