TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OsConceitos Básicos da Logística

Por:   •  17/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Período:

Matutino

Vespertino

X

Noturno

Curso: Almoxarife

Disciplina/Unidade Curricular:  Conceitos Básicos da Logística

Professor/Tutor/Mediador: Reginaldo Marin

Aluno: Jenifer Nascimento de Souza

[pic 2]

Conceitos essenciais:

  • Suprimento: É um ramo da logística que define parâmetros de lead time, tipo de embalagem, características do equipamento de manuseio, meios de transporte, áreas de armazenamento e recursos humanos e financeiros necessários. Envolve também o planejamento, a execução e o controle da movimentação e armazenamento de materiais e insumos, que são gerenciados, movimentados, armazenados, manuseados e transportados por ela. Seu objetivo é atender aos requisitos de matéria-prima para a operação, garantindo a integridade do produto final e a pontualidade na entrega.
  • Produção: É a execução de todos os tipos de atividades ou processos com o objetivo de transformar matérias-primas pelo esforço humano, bem como por máquinas e energia, em produtos que podem ser comercializados.
  • Distribuição: É o conjunto de operações associadas à gestão da movimentação de materiais, desde a saída do produto da linha de produção, diretamente da linha de montagem, até a entrega ao ponto final de consumo. Inclui as atividades de definição e gestão dos canais de venda mais adequados, a comercialização de produtos e a prestação de serviços, bem como as estratégias de suporte a esses processos.

Atividades:

  • Suprimento: Entrada: a remessa entra na cadeia como matéria-prima e é enviada para um depósito ou entreposto. Produto em elaboração: a matéria-prima passa pelo processo produtivo e se transforma em produto acabado. Cliente: entrega do produto ao consumidor.

  • Produção: As atividades do processo produtivo estão nas indústrias, comércio, agricultura e transporte. É a extração da matéria-prima, a conversão da matéria-prima em produtos e a distribuição do produto final.

  • Distribuição: Um processo de implantação consiste em cinco etapas, incluindo analíticas, operacionais e de serviço. Gestão de fretes, controle e transporte de mercadorias, gerenciamento de fretes, análise e acompanhamento de indicadores e roteiros.

Conclusão:

Entre o suprimento, produção e distribuição são áreas distintas com processos diferentes, mas que estão interligas entre si, sendo assim, umas depende da outra em uma operação.

Suprimentos sendo o ramo que trabalha com a matéria-prima e toda a operação de manuseio, a produção que por si depende desses suprimentos para produzir o produto, e pôr fim a distribuição que agrupa esses produtos acabados administrando até a entrega ao ponto final de consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (79.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com