TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil administrador

Por:   •  12/4/2016  •  Seminário  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

1 ADMINISTRAÇÃO E O PERFIL DO ADMINISTRADOR

Em nossa atualidade para se obter sucesso em qualquer empresa, negócio e na vida pessoal é preciso que haja uma boa administração e para conseguir o sucesso desejado em qualquer uma destas áreas é preciso que que haja um bom administrador.

Segundo Chiavenato:

A Administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade                    organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.[1]

A nossa sociedade hoje em dia é considerada uma sociedade organizacional, é a administração que faz as organizações atingirem seus objetivos usando corretamente seus recursos.

Há três habilidades essenciais para ser um bom administrador:

  1. Habilidade Técnica:

É preciso saber lidar com as tecnologias atuais. Essa habilidade envolve o uso do conhecimento especializado nas técnicas de execução do seu trabalho.

  1. Habilidade Humana:

É preciso saber se comunicar com as pessoas, ter uma facilidade de relacionamento em grupo. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar e resolver os conflitos pessoais e grupais.

  1. Habilidade Conceitual:

Envolve a visão a visão da organização como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias, conceitos e teorias. É relacionada com o raciocinar, o pensar e a formulação de alternativas para solução de problemas.

Todas essas habilidades são indispensáveis para ser um bom administrador porém, a habilidade humana precisa se sobressair pois é ela que vai fazer com que as demais sejam executadas com sucesso.

O administrador precisa estar sempre atento as suas funções de planejamento, controle, organização e direção. Um bom administrador precisa possuir também um perfil de liderança, saber analisar as informações ao seu redor, tomar a frente nas decisões, saber formar equipes e fazer com que elas atinjam seus objetivos e cobrar bons resultados, ter ética e estar sempre atento as mudanças do mercado e de tudo que acontece a sua volta.

2 AGRONEGÓCIO

O Agronegócio é considerado na atualidade um dos setores de mais importância para a economia nacional, pois ele representa quase um terço do PIB brasileiro. Esse setor é ligado a produção e subprodução de todos os produtos que são derivados da agricultura e pecuária.

Segundo informação do site Portal do Agronegócio:

                                        [2] Em dez anos, o país dobrou o faturamento com as vendas externas de produtos agropecuários e teve um crescimento superior a 100% no saldo comercial. Esses resultados levaram a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad) a prever que o país será o maior produtor mundial de alimentos na próxima década.

Nos últimos anos, o Brasil vem tendo um grande crescimento no comércio internacional do agronegócio sendo o maior exportador de café, açúcar e suco de laranja do mundo, entrando na lista dos dez maiores produtores e exportadores mundiais de grãos e carnes.

[pic 1][3]

 Com um clima tropical, bons índices de chuva, solos férteis, 13% da água doce do planeta e uma boa qualidade de mão de obra, país possui uma condição única para um bom desenvolvimento da agropecuária e em todas as outras atividades que são relacionadas ao agronegócio.  

O Brasil se estabilizou com o surgimento da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que é uma instituição com o intuito de gerar conhecimentos para a agricultura brasileira, criada por recém-egressos de universitários americanos. Hoje a Embrapa é encontrada em grande escala territorial levando ciência para o interior brasileiro.  Investindo a cada dia mais em tecnologia, o país tem conseguido maior e melhor produção em um menor espaço de terra, e graças a esses investimentos os agricultores estão produzindo o triplo em cada hectare cultivado.  Um notável avanço foi a criação da safrinha, que é uma segunda safra de grãos que começa a ser plantada entre janeiro e abril; uma área que antes ficava descoberta passa a ser reaproveitada para obter uma outra produção.  Isso é possível devido à diversidade do clima que ocorre no Brasil e com o uso de tecnologias que são adaptadas para cada região. Os maiores exemplos de grãos produzidos na safrinha são a soja e o milho. Outro avanço foi a mecanização que trouxe várias mudanças e melhorias para trabalhador rural.  

Com o uso o da tecnologia em direção a sustentabilidade, o agronegócio no Brasil segue avançando cada vez para o aumento da economia do país e para o setor do internacional.

3 O Café

Durante o século XVIII, houve o início do cultivo do café no Brasil, mas foi no século seguinte que sua produção aumentou, o tornando durante os séculos XIX e XX o principal produto de exportação para a economia do Brasil, sendo  por muito tempo a maior riqueza e colaborando para um rápido desenvolvimento do país.

São quinze Estados produtores, com destaque para Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia. Atualmente o Brasil representa 30% do mercado internacional e é o maior produtor mundial, e está entre os melhores cafés do mundo ganhando cada vez mais respeito e conhecimento sendo também o segundo maio consumidor do mundo.

As características do café são adquiridas pelo conjunto do solo água, sol e da maneira como é tradada pelos produtores. São dois tipos de café cutivados em todo mundo, sendo que apenas no Brasil são encontrados os dois tipos: o “Arabica” e o “Conilon”. Um dos tipos de café mais encontrado nas prateleiras do Brasil é o café Blends, que nada mais é que a combinação do café arábica com o robusta

  • Café Arabica

É considerado o melhor tipo de café, possuindo arome e doçura intensos com variações de sabor, corpo e acidez. São plantas mais sensíveis que produzem menos e exigem mais cuidados. Os cafés de origem 100% Arabica chamados também de gourmet possuem maior preço, a  metade da porcentagem de cafeína com relação ao café Conilon e representa a quase 70% de todo o café do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (323 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com