TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL ETICO

Por:   •  17/5/2015  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  1.236 Visualizações

Página 1 de 2

Perfil ético nas organizações

Resenha

Características das organizações

Na maioria das vezes as organizações tem como objetivo a lucratividade, em qualquer tipo de empresas tanto as privadas quanto as publicas.

Uma organização social, trata- se de qualquer estrutura de uma ordem social,

Dentro das organizações há sempre características administrativas e relações interpessoais variando de acordo com o modelo social de tempo e local.

O Brasil tem a característica de modelo organizacional que prevalece a competitividade e o individualismo, pois o que importa é vencer. Já a Inglaterra os modelos de empresas era baseado no paternalismo.

A cultura influencia no modo de agir das pessoas dentro das organizações, o perfil ético varia de sociedade para sociedade, dentro dessas culturas poderá haver conflitos dos interesses dos membros e dos diferentes tipos de liderança, fazendo assim a empresa parecer um campo batalha e claramente demonstrando que se trata de um sistema politico implantado dentro das organizações.

Os membros tem pensamentos e propósitos diferentes, na maioria das vezes são propósitos pessoais, o desejo de querer sempre mais e desejo de executar outras tarefas. Esses conflitos acabam deixando os membros mais egoístas e individualistas, pois as próprias instituições os estimulam à serem os melhores. Essas práticas deveriam ser positivas para que as equipes trabalhassem unidas, mas acaba trazendo mais inimizades, fazendo assim os desvios de informação e falta de parcerias entre os colaboradores.

Organização e lucratividade

O Lucro nas organizações não deve se tornar um objetivo a ser conquistado a todo custo e sim como algo a ser atingido naturalmente. As organizações devera possuir comprometimento social que deverá ter a mesma importância que o comprometimento econômico. O principio ético das empresas não esta sendo interpretado conforme o comprometimento social e sim conforme a moral capitalista, sempre colocando a busca de lucratividade em primeiro plano.

No Capitalismo, os colaboradores,  se tornam pessoas preparadas para qualquer tipo de situação dentro da organização, para obter sucesso profissional em todos os aspectos.

A finalidade ética de produção esta invertida, o império econômico social esta ameaçado, pois os membros são “explorados”  e se tornam “mercadorias”, podendo ser descartados a qualquer momento. Mas Sob o ponto de vista econômico, comprova que os empregados satisfeitos produzem mais e com mais qualidade, trazendo confiabilidade dos clientes e fidelizando-os, e com a sustentabilidade a empresa estará ligada diretamente aos compromissos sociais e econômicos contribuindo com o meio ambiente.

Perfil ético que deve ter uma organização

As empresas que estiverem mais preocupadas com os ganhos econômicos e deixarem de pensar nas questões morais e sociais acabarão se destruindo. Sendo necessário não perder de vista a articulação entre consciência ética e produtividade. Os trabalhadores devem manter seus princípios morais como confiabilidade, credulidade, integridade e respeito, para torna-las a serviço do bem comum.  Pois cada um tem um papel dentro da organização  e os membros devem agir com profissionalismo evitando conflitos.

A herança androcêntrica  deve ser abandonada pois só agindo com a Razão não está pensando no ser humano em si, deve se usar a emoção e a intuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com