TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DA DISCIPLINA DE CARGOS E SALÁRIOS

Por:   •  14/9/2016  •  Artigo  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

PESQUISA DA DISCIPLINA DE CARGOS E SALÁRIOS

BOA VISTA/RR

2016

LORENA REGINA DOS A. SIMÕES

PESQUISA DA DISCIPLINA DE CARGOS E SALÁRIOS

[pic 1]

BOA VISTA/RR

2016

INTRODUÇÃO

Antes de entrar no que tange esse trabalho, em quanto acadêmica de Recursos Humanos, cabe decorrer um pouco sobre tal função dentro da empresa, sendo assim, os primeiros registros que se tem da atividade que envolve o setor de RH, tem data antes da evolução industrial na Inglaterra, em meados do século XVIII, com a atividade dos trabalhadores braçais que se uniram para reivindicar melhorias no ambiente de trabalho.

Sendo assim, foi com o advento da revolução industrial, que ocorreu uma mudança no fazer dos recursos humanos, pois, o trabalho foi substituído pelas máquinas a vapor e as fábricas precisaram organizar, o campo para o surgimento dos primeiros chefes e subordinados organizados na estruturação de empresa e não mais no de patrão e empregado (CHIAVENATO, 2008).

O RH surgiu justamente pela necessidade que surgiu em contabilizar os registros dos trabalhadores, o controle da rotina dos empregados e o gerenciamento das horas trabalhadas, ausências e os atrasos. Essa função, no início, era desempenhada pelo chefe de pessoal, ao qual dentre suas inúmeras funções o controle dos colaboradores era o principal (FARACO, 2007).

Com isso, cabe colocar que o Recursos Humanos dentro de empresas, só foi reconhecido pelo alto escalão (chefes, staffs e responsáveis superiores), como algo importante e estratégico dentro da empresa, e por sua rentabilidade no fluxo e responsabilidade com os colaboradores, após o ano de 1960, pois, até então essa função não era vista como algo importante dentro da empresa, apenas um setor ligado aos operários, vista apenas como uma unidade de manutenção de registro que coordenava as festas de confraternização das empresas.

Vale ressaltar, que ainda que esse setor seja importante dentro da empresa, muitas ainda não reconhecem esse como algo que tenha que ser valorizado, começando pelo fator dos gestores, muitas vezes não terem formação específica na área, sendo profissionais de áreas afins que desenvolve o trabalho ou esse departamento fica condicionado a terceirizados o que de certa forma, é feito mais para sanar custo, no entanto, esse departamento é de importância vital para toda e qualquer empresa.

Esse trabalho de pesquisa tem como principal objetivo decorrer sobre um “manual de avaliação” dentro da empresa, ao qual, se configura como sendo aquele que irá passar as diretrizes do que será avaliado inerente aos colaboradores, ambiente de trabalho e ações dentro da empresa. A disciplina de cargos e salários faz parte da grade do terceiro semestre do curso de tecnólogo em Recursos Humanos ao qual dentre suas ações, mostra o que é necessário no que tange a disciplina, a ser colocado em prática dentro de uma empresa.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

1- SELECIONE 3 CARGOS CUJA AS ATIVIDADES PERTEÇAM AO MENOS SETOR/DEPARTAMENTO

EMPRESA: ÓTICA

SETOR: MONTAGEM/LABORATÓRIO

CARGOS ESCOLHIDOS:

1 - MONTADOR

2 - RETIFICA

3 - AUXILIAR DE LABORATÓRIO

DEFINIÇÃO DE CARGO:

Dentro de uma empresa, as pessoas que trabalham dentro da estrutura de uma, desempenham a função de determinado cargo. Assim, o cargo é a composição de todas as atividades realizadas e desempenhadas por uma pessoa, seja no que for que são englobadas em um todo na composição formal do organograma da empresa. Com isso, para desempenhar as suas atividades dentro da empresa, a pessoa que ocupa um cargo tem que ter sua posição definida no organograma.

DEFINIÇÃO DE SETOR:

Setor dentro de uma empresa é a divisão para organização estrutural da instituição. Com isso, são importantes essas setorização, pois, melhora os resultados e os objetivos da empresa. A forma como ocorre essa divisão de setores, depende muito de cada organização e do que trabalha, no entanto, o objetivo principal é a organização e homogeneização da empresa, para um fim comum, tendo assim, cada setor ligado com suas atividades, executando assim, o mesmo trabalho ou comum e estarem no mesmo lugar.

2 – DESCREVA: FORMAÇÃO EDUCACIONAL, CRIATIVIDADE, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E INICIATIVA.

CARGO 1: MONTADOR

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Nível médio; cursos de montagem, atendimento de clientes, informática básica e montagem de óculos e peças em geral.

CRIATIVIDADE: Bom desempenho e gosto pela atividade.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Experiência na área de montagem de produtos de ótica de mínimo 06 meses.

INICIATIVA: Sempre atender o cliente de forma necessária gentil e com eficácia.

TABELA SOBRE O CARGO E AS IFORMAÇÕES APRESENTADAS

1 - FORMAÇÃO EDUCACIONAL

1

2

3

4

5

2 - CRIATIVIDADE

1

        2

3

4

5

3 - TEMPO DE EXPERIÊNCIA

1

2

3

4

5

4 - INICIATIVA

1

2

3

4

5

CARGO 2: RETIFICADOR

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Nível médio.

CRIATIVIDADE: Gostar do trabalho desenvolvido.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Experiência na área de retificador e na área de produtos de ótica de 06 meses.

INICIATIVA: Não esperar acumular trabalho, entregar os produtos com prazo e ter agilidade.

TABELA DE IMPORTÂNCIA AO CARGO

FORMAÇÃO EDUCACIONAL

1

2

3

4

5

CRIATIVIDADE

1

        2

3

4

5

TEMPO DE EXPERIÊNCIA

1

2

3

4

5

INICIATIVA

1

2

3

4

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com