TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa Disciplina Metodologia da Pesquia

Por:   •  1/12/2020  •  Resenha  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE INTEGRADA AVM

PÓS-GRADUAÇÃO EM MBA GESTÃO PÚBLICA

FÁBIO DA SILVA BARBOSA

TÍTULO DO TRABALHO: UMA ABORDAGEM SOBRE A LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES.

RECIFE-PE (RECIFE TCC)

2015

FACULDADE INTEGRADA AVM

PÓS-GRADUAÇÃO EM MBA GESTÃO PÚBLICA

FÁBIO DA SILVA BARBOSA

TÍTULO DO TRABALHO: UMA ABORDAGEM SOBRE A LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES.

Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade Integrada AVM

Tutor: RÓBISON GONÇALVES DE CASTRO

RECIFE-PE

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

1.1 Tema.............................................................................................................3

1.2 Problema......................................................................................................3

1.3 Justificativa..................................................................................................3

1.4 Objetivos ..........................................................................................................5

1.4.1 Objetivo Geral.................................................................................................5

1.4.2 Objetivos Específicos......................................................................................5

2 REVISÃO DA LITERATURA................................................................................6

3 METODOLOGIA ..................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................10

1 INTRODUÇÃO

  1. Tema

Exercer a liderança em uma organização faz-se necessário interagir com os liderados, influenciando-os ativamente a desenvolverem a automotivação, comprometimento e uma cultura de valores para o bem comum, estimulando-os a superarem seus limites e novos desafios, nada obstante, auxiliando-os a desenvolverem o espírito de liderança existente em cada indivíduo.

Os desafios de um líder não estão circunscritos ao acumulo de conhecimento que ele adquiriu na vida acadêmica, no domínio das línguas estrangeiras, nos congressos e seminários, ou ainda na variada gama de conhecimentos tecnológicos de que se muniu para fazer frente ao mercado competitivo.

  1. Problema

Como exercer a liderança e manter a motivação no setor público frente a organizações resistentes a mudanças culturais e tecnológicas, buscando integrar experiências e técnicas modernas para alcançar produtividade e qualidade junto aos liderados?

  1. Justificativa

Abordar a liderança e a motivação como poderosas ferramentas na organização, principalmente nos dias atuais onde as informações fluem muito rápido, trará grandes benefícios para os futuros profissionais responsáveis pela disseminação de um novo estilo de liderança. Apesar da figura do líder não ser nova, os novos estilos que surgem de liderança se bem aplicados (aceitos) trarão benefícios não só para a organização, mais também para os indivíduos envolvidos no processo. É importante o líder estar bem informado de tudo ao seu redor, neste mundo globalizado, mas é impossível saber tudo e principalmente estar em todos os lugares ao mesmo tempo, para poder controlar é preciso dividir, treinar, capacitar, instruir e humanizar o sistema. As experiências do passado onde os indivíduos eram vistos como peças de uma grande máquina não são mais aceitas. Utilizando os recursos da sua influência, conhecimento, motivação e outras ferramentas necessárias há possibilidade de alcançar do seu grupo resultados eficazes, visando sempre qualidade, produtividade e bom relacionamento entre os liderados.

Com a chegada do processo de globalização e o avanço tecnológico, foram consideradas novas formas de liderar e motivar as pessoas, para que produzam mais e em equipes, a fim de atenderem melhor os clientes, que a cada dia estão mais exigentes, nunca se visualizou, antes, os bons resultados, através das interações humanas, valorizando o feedback como meio para alcançar uma boa comunicação. Com todas essas mudanças acontecendo nas organizações, é preciso respostas rápidas aos novos desafios, observa-se o crescente cenário competitivo e as organizações tendo que repensar em suas estratégias. As organizações evoluíram em seus modelos estruturais e tecnológicos, exigindo assim uma nova postura de liderança, sendo o poder de influenciar as pessoas um meio para alcançar melhores resultados. Existia uma percepção anterior de que as pessoas eram meras fornecedoras de mão -de- obra ou fornecedoras de informações. Hoje nas organizações são elas que criam, inovam, produzem, vendem, atendem ao cliente e tomam decisões. O talento humano tornou-se então indispensável nas instituições, pois é o elemento essencial para o sucesso e consolidação da mesma.

1.4 Objetivos:

1.4.1 Objetivo geral:

Analisar as teorias adequadas na relação do líder com os colaboradores e propor estilos atuais que influenciarão a descoberta da mais adequada proposta de liderança, fortalecendo o papel daquele junto aos colaboradores e estreitando os elos, analisando as possibilidades dos impactos positivos nas organizações. Demonstrar que a mudança das antigas e tradicionais formas de lideranças se torna possível ao se aplicar técnicas e conceitos modernos que valorizam o indivíduo, relacionando liderança e motivação como instrumentos fundamentais para esse fim, reconhecendo os valores de seus membros, enaltecendo a conquista do bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com