TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA DISCIPLINAS CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS DA EAD

Por:   •  10/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

RELÁTORIO DE PESQUISA DISCIPLINAS CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                        2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]

RELÁTORIO DE PESQUISA CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Relatório de pesquisa Ciência Tecnologia e Educação e Fundamentos da Educação a Distância apresentado a UTA- fundamentos da educação no curso de licenciatura em pedagogia.

 2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a importância das tecnologias inseridas em sala de aula com o intuito de entrosamento com os alunos, despertando novas formas de aprendizado, sendo na forma de vídeos. Mas voltado para a produção de texto.

O objetivo desse trabalho é desenvolver uma atividade por meios de pesquisas e conhecimento diversificado, através de vídeos educativos, sobre reciclagem, numa forma divertida para que desperte nesses alunos a conscientização, mas também um tema novo para uma produção de texto, sendo realizada com crianças de 1° e 2° anos, sejam elas alfabetizadas ou em processo de alfabetização.

Na primeira parte será abordado o vídeo como ilustração, é o ponta pé inicial da atividade, onde o visual, dará abertura para que cada aluno discorra da forma escolhida sobre o assunto. Para os alunos em processo de alfabetização vão se apropriando da linguagem escrita e do sistema alfabético.

Na sequência os objetivos estabelecidos pela, professora para a realização da atividade. Os recursos que foram utilizados, e os que podem ser incluídos, pois o contato com tudo te remete a linguagem oral e escrita.

E para concluir a avaliação dessa atividade, a progresso de cada aluno, com a análise anterior, o que acrescentou em termos de assimilação do tema trabalhado, à reciclagem na forma de vídeos, e com personagens que fazem parte da sua rotina, como foi desenvolver um texto.

Não esquecendo que essa geração é sim de muita tecnologia mas, a realidade das escolas ainda não acompanha, seja pela falta de material ou seja pela falta de manutenção, e até mesmo pela falta de qualificação do professor, precisamos sim informatizar e qualificar esse professor para que essa entrada na era da informação seja duradoura e não passageira. Mas não fazendo desse auxilio tecnológico o único meio de informação, e aprendizado.

        

        

A) Vídeo como ilustração

O vídeo como ilustração permite ao professor trazer para a realidade do aluno, situações, lugares que são desconhecidos para o mesmo, ajudando a situar se com o mundo a sua volta. Oferecendo a possibilidade do conhecimento, despertando o interesse pela matéria a ser trabalhada de uma forma diferente.

A atividade proposta foi para as series iniciais, o 1° e 2° anos, a produção de textos, já que a criança brinca de escrever antes de ir para a escola, daí a importância que deve ser dada à produção de textos, desde a alfabetização inicial.

No 1º e 2º anos, todos devem produzir textos, inclusive os pequenos que não estiverem alfabetizados. Por meio do ditado, seja pelos colegas ou pelos professor, esses alunos vão se apropriando, ao mesmo tempo, da linguagem escrita e do sistema alfabético. Aqueles que já estiverem alfabetizados precisam ser desafiados a conquistar cada vez mais autonomia, planejando, escrevendo e revisando seus textos.

Também em produção de texto, as atividades habituais têm como meta criar familiaridade com os diversos comportamentos leitores e escritores. Na rotina das aulas, elas ocorrem regularmente e tornam-se previsíveis pelos alunos.

 No 1º e 2º anos, situações de escrita de listas, bilhetes e notas para atualizar um mural são exemplos de atividades permanentes que podem contribuir para o desenvolvimento das práticas de linguagem.

B) Objetivo

Um dos objetivos da escola é formar cidadãos capazes de utilizar a escrita com eficácia e que tenha condições de assumir a palavra, inclusive por escrito, para participar ativamente das diferentes esferas de comunicação existentes na sociedade.

        A proposta é usar o vídeo sobre a reciclagem com a turma da Monica, onde se trabalha a multidisciplinariedade, e a produção de texto, pode pedir para que tragam ideias de casa, fazendo uma pesquisa com os pais, e desenvolvendo o texto em sala, e laboratório de informática.

        No laboratório para que os alunos, pesquisem mais sobre a reciclagem e até produzam o texto, no computador.

C)  Ao longo da vida escolar, os alunos vão ter de escrever textos que fazem parte da ação de estudar, mas para que se tornem sujeitos ativos e exerçam a sua cidadania, também é necessário que aprendam escrever textos de outras domínios

Desde o cotidiano da qual faz parte bilhetes, receitas, passando para artigos de opiniões até mesmo a poesia. Mas isso só será possível se for ensinado escrever tais textos.

        O trabalho de formação de escritores competentes não é simples e deve começar já nos anos iniciais da escolarização. Para isso, é necessário primeiramente avaliar os conhecimentos que os alunos já possuem para, em seguida, planejar situações reais em que a língua escrita seja colocada em prática e faça sentido para os alunos com idade entre 6 e 7 anos.

D) Recursos utilizados

  • Vídeo;
  • Os matérias recicláveis;
  • Pesquisa com os pais;
  • Computadores;

E) Avaliação

        A observação é o principal instrumento de avaliação das aprendizagens em relação à produção de texto. Tendo sempre em referência a análise de cada aluno, é possível verificar os avanços e as dificuldades em momentos específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com