TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PETER DRUCKER

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 3

Peter Drucker e os fundamentos da Administração

Muito embora a Administração tenha se tornado disciplina escolar somente no século passado, ela já existia muito tempo antes. Como nossa sociedade transformou-se “compostas por organizações” de diversos tipos, essas organizações precisam de administradores. Para Drucker, “A administração e os administradores constituem necessidades específicas de todas as entidades, da maior à menor. ”

É ainda importante salientar que organização e administração estão intrinsicamente ligadas, uma não vivendo sem a outra. Uma organização sem a administração, para Drucker é apenas um amontoado de pessoas. Para ele, a administração é uma disciplina de estudo e também é gente, pois são pessoas que administram, não “forças” nem “fatos”. Hoje há uma tendência de crescimento de pessoas que não tem subordinados nas empresas, porém fazem parte da administração. São profissionais que trabalham sozinhos, e que mesmo assim geram riquezas para as empresas.

O trabalho do administrador pode ser definido como planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas.  Os profissionais de carreira também atuam com base nessas necessidades. Dentro das organizações, haverá pessoas que detêm a responsabilidade clássica que é chefiar pessoas e outras que têm atribuições especificas. Drucker ainda afirma que o recurso do Administrador é gente e que isso significa formá-las. Essa formação determinará se essas pessoas tornaram-se mais produtivas ou deixará de ser produtiva, e isso é aplicável tanto para o chefe quando para o subordinado, pois à medida que o chefe se dedica aos seus subalternos, ele acaba se desenvolvendo. A característica mais importante no administrador para ele é o caráter, por isso hoje, pessoas que ajudam pessoas nas organizações tem destaque.

Na sociedade composta que vivemos hoje qualquer administração social de importância é hoje dirigido por uma administração própria, o desempenho dessas entidades dependem da sociedade moderna, que depende da administração, vem daí o interesse dos cidadãos pela administração. É viável, portanto achar que administração é uma ciência, mas ela não é.  O trabalho do administrador de analisar e sistematizar qualquer um pode fazer, embora tenha elementos de ciência e de profissão a administração constitui mais de exercício. A administração restringe-se a um país e uma cultura, portanto para ele, “ela é uma função social, enraizada nas tradições de valores, hábitos, crenças, sistemas governamentais e políticos”.

Drucker passa a sua visão de que a administração é um modo de gerenciamento de organizações, de modo que as entidades não sobrevivem sem um administrador. No texto, ele explica as origens da administração, papéis do administrador, a importância do administrador dentro das organizações e suas limitações territoriais. É de grande importância saber como a administração surgiu e quem foram seus grandes precursores e como ela se encontra na sociedade atual, porém, o conceito de administração e do administrador ficam abstratos, cabendo ao leitor interpretar e produzir um conceito próprio sobre esses temas, que pode haver divergências com as ideias propostas pelo autor.

Se as empresas e o mundo hoje seguem um fluxo constante de crescimento é graças à administração, que de tempos em tempos foi evoluindo e aprimorando seus princípios para que seja uma ferramenta usada pelas pessoas, de forma que todas as ações, recursos e negócios realizados sigam uma ordem lógica e que auxiliem no alcance de metas, tanto organizacionais como pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com