TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 2º semestre logistica

Por:   •  22/11/2015  •  Artigo  •  5.241 Palavras (21 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 21

Análise da Gestão de estoques de uma empresa do setor hortifrutigranjeiro.

André Gustavo De Oliveira Silva[1]

Diego Fernandes da Silva

Estevan Borges de Souza

        Fabrício Batista de Oliveira        

João Pedro Matias Dos Santos

Wellington Roberto Barbosa Silva

Amauri Américo de Godoy Filho[2]

Resumo

A gestão de estoques é a maneira utilizada pelo gestor para gerir ou administrar o setor. A empresa em questão é do segmento varejista e o gerenciamento do estoque analisado é do setor hortifrutigranjeiro, devido ao grande desafio que é gerir esse setor. O setor de FLV (hortifrutigranjeiro) possui algumas individualidades, são elas sazonalidade e grandes volumes de perdas devido a fragilidade e a alta perecibilidade dos produtos, para que haja uma boa gestão do mesmo, é necessário passar por uma cadeia de vários departamentos, ferramentas e normas (compras, recebimento, armazenagem, sazonalidade, PEPS, embalagem, Just-in-time e a Legislação ANVISA) que devem ser utilizadas e seguidas de forma correta para que obtenha o gerenciamento ideal e alcance o objetivo que é atender a demanda do consumidor final e reduzir as perdas visando maximizar os lucros da organização.

Palavras-chaves: FLV, Compras, Sazonalidade, Perdas, Armazenagem

Abstract

The inventory management is the method used by the manager to manage or administer the sector. The company in question is the retailing and inventory management is analyzed from Fruit and vegetable farmers, due to the great challenge is to manage this sector. The sector FLV (Fruit and vegetable farmers) has some individuals, they are seasonal and large volumes of losses due to the fragility and perishability of the product, so there is a good risk management, it is necessary to go through a chain of several departments, and tools standards (purchasing, receiving, storage, seasonality, PEPS, packaging, Just-in-time and Legislation ANVISA) to be used and followed correctly so you get the ideal management and achieve the goal is to meet consumer demand end and reduce losses to maximize the profits of the organization.

Key-words: FLV, Shopping, Seasonality, Lousses and storage

1 Introdução

A gestão de estoque é a maneira de gerir ou administrar os recursos materiais da organização da melhor forma possível, buscando sempre o diferencial para maximizar a competitividade para que consiga alcançar melhores resultados, tendo como propósito, organizar para maximizar a disponibilidade do produto com o menor estoque possível, aumentar lucros e satisfazer os clientes. Esse trabalho aborda a gestão de estoques do setor de hortifrutigranjeiro de uma empresa do segmento varejista supermercado cuja filial a ser analisada está situada na região de Campinas.

  1. Problema e Justificativa

Entende-se como problema as dificuldades de gestão dos produtos hortifrutigranjeiros, bem como seu volume de perdas, a variações em função da sazonalidade e a manipulação e conservação nas bancas expositoras.

Justifica-se a escolha de estudo deste tema, os impactos na gestão de estoque, gestão financeira e por se tratar de produtos perecíveis e frágeis às manipulações e as alterações climáticas e ambientais.

  1.  Objetivo geral  

O intuito do trabalho é demonstrar e analisar como é feita a gestão de estoques no setor de hortifrutigranjeiro. Tendo como finalidade destacar e analisar alguns produtos do setor FLV (Frutas, Legumes e Verduras) que são consumidos no dia a dia pela população, e evidenciar os problemas que surgem em ocasiões especificas dos mesmos, como perdas e sazonalidade em datas específicas, gerando grandes problemas para o gestor de estoques do setor. Procurar possíveis soluções através de estudo de caso e como a empresa se comporta para minimizar e/ou resolver os próprios dentro do setor hortifrutigranjeiro.

  1.  Objetos de pesquisa

Constitui-se como objeto de pesquisa, a fundamentação dos itens abaixo

  • Compras
  • Recebimento
  • Armazenagem
  • Sazonalidade
  • PEPS
  • Embalagem
  • Just-in-time
  • Legislação ANVISA

  1.  Delimitação e abrangência

Delimita-se este trabalho a um top 4 de produtos onde se obtém a maior quebra e/ou perda no ponto de venda, bem como no setor de estoque. Quanto a abrangência, o estudo limita-se a uma empresa do comércio varejista/atacadista hortifrutigranjeiros no município de Campinas. E abrangência em conhecimento sobre como minimizar a perda e aumentar lucratividade  

  1.  Metodologia

Para sua elaboração foi utilizada a pesquisa qualitativa (bibliografias, sites), pesquisa quantitativas e estudo de caso de uma empresa do setor varejista/atacadista de hortifrutigranjeiros que não autoriza a divulgação de seu nome ou menção à marca.

  1. Fundamentação

Segundo Lima (2001 pág. 74),

O setor de Hortifrúti é de grande importância em um supermercado pelos seguintes motivos:

  • O colorido de natural dos produtos atrai os clientes e estimula as compras
  • Promove um grande tráfego de clientes
  • Atrai o consumidor à loja de duas a três vezes por semana, estimulando indiretamente, a venda das outras seções
  • Possui boa margem de lucro
  • É o cartão de visitas da loja

(...) Não devemos nos esquecer-nos de que os produtos desta seção são “vivos”, e merecem ser tratados com delicadeza.

Um fator primordial para se ter uma boa seção de FLV é a qualidade do produto e por isso devemos escolher bons fornecedores.

  1.  Compras

Segundo Pozo (2010, Pág. 133),

        

A visão moderna de compras está relacionada com o sistema logístico empresarial, como atividades-pares envolvidas em ações estreitamente homogenias, e essas atividades estão voltadas para a finalidade comum de operação lucrativa que é manter uma posição competitiva de mercado. A área de compras não é um fim em si própria, mais uma atividade de apoio fundamental ao processo produtivo, suprindo com todas as necessidades de materiais. Além dessa atuação primordial, compras também é um excelente e substancial sistema de redução de custos de uma empresa, por meio de negociações de preços, na busca de materiais alternativos e incessante desenvolvimento de novos fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (382.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com