TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

A Porto Seguro é líder no segmento de seguros em automóveis e residências no Brasil e conta com aproximadamente 10 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios.

A Porto Seguro tem implementado soluções inovadoras e sinérgicas aos negócios de seguros possibilitando uma maior fidelização dos clientes. Pioneira no desenvolvimento de uma ampla gama de produtos e serviços criou o perfil do segurado para análise de subscrição dos riscos, lançou o produto carro+casa, os centros automotivos e centros de atendimento rápido a sinistros, bike socorro, alarmes monitorados e também implementou produtos como o cartão de crédito, consórcio, telefonia celular, seguro saúde, seguro de vida, seguro celular e/ou eletrônicos, plano de saúde pet entre outros.

2. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

O Posicionamento da Porto Seguro como empresa, é de manter uma estrutura organizacional que se pode chamar de novo conceito de administração, já que atribui uma importância considerável ao relacionamento com o cliente. Por isso implementou várias frentes para o estreitamento de seu relacionamento com os clientes e a sociedade como um todo, projetos sociais, ambientais.

2.1 GERAÇÃO DE RENDA

As oficinas de artesanato, com duração de cinco meses, têm o objetivo de estimular a geração de renda, além de incentivar e valorizar o trabalho das artesãs. Entre as instrutoras de cada módulo estão moradoras do bairro, que multiplicam seus talentos para outras pessoas – como técnicas de pintura em tecido, biscuit, bijuteria, macramé e marchetaria.

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

De acordo com o autor Juarez Bahia em seu livro “Introdução à Comunicação empresarial”, o conceito da área se trata do conjunto de formas e instrumentos de ação que a organização utiliza para falar e se fazer ouvir, seja interna ou externamente.

Diante tempos modernos, a comunicação empresarial (assim como todas as outras formas de troca de informações disponíveis no mercado) deve ser objeto de atenção especial, se renovando constantemente em função às constantes mudanças tecnológicas, visto que a mesma interferirá na imagem institucional que a empresa terá perante a sociedade.

Cahen define a comunicação empresarial como a atividade sistêmica que possui como objetivo criar, onde ainda não existir ou for neutra, manter onde já existir, ou ainda, mudar para favorável, onde for negativa, a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários.

3.1. COMUNICAÇÃO INTERNA

De acordo com a autora Quézia Alcântara em seu artigo “A importância da Comunicação Interna Nas Organizações” disponível no site Universia Brasil, entende- se por comunicação interna ou endo comunicação à interação e disseminação do conhecimento, seja de forma vertical (da direção para os níveis subordinados) e horizontal (entre empregados do mesmo nível de subordinação).

A mesma é considerada estratégia básica dos empresários que deseja efetividade em sua organização, visto que não basta ter uma equipe de talentos se os valores da empresa não forem informados e integrados por todos.

De acordo com o próprio site da Porto Seguro no setor de Trabalhos Acadêmicos, podemos citar como exemplos de formas de comunicação interna:

• Recrutamento Interno: Divulgação da vaga para todos os funcionários, inscrição realizada pelos mesmos, no processo seletivo, análise do seu histórico;

• Recrutamento Interníssimo: Ocorre quando as vagas são divulgadas pela gerência/coordenação requisitante para todos os funcionários da sua própria gerência/diretoria para as áreas de sua responsabilidade (por mais que a realização do processo seletivo em si seja feita pelo setor de Seleção).

• Recrutamento Interno Focado: Ocorre quando as vagas são divulgadas pela gerência ou coordenação requisitante, com foco nos funcionários da área os quais o requisitante tenha interesse.

• Pesquisa De Clima Organizacional: Monitoramento da percepção do funcionário em relação aos diferentes aspectos do ambiente organizacional (liderança, comunicação, relacionamento, condições de trabalho, entre outros) que acontece a cada 2 anos junto ao trabalho da consultoria de RH. Esse mesmo procedimento é realizado em conjunto às reuniões de equipe, programas de treinamento específicos na busca de melhoria no desenvolvimento e no relacionamento dos funcionários e líderes, desenvolvimento das competências, integração entre as áreas, etc.

3.2. COMUNICAÇÃO EXTERNA

Segundo Paula Busko em seu texto “Comunicação Interna e Externa E Suas Diferenças”, a comunicação externa é ferramentas mais indicadas para estreitar as relações empresa-público de forma geral, e com seus grupamentos e empresas de forma mais minuciosa e abrangente, de modo á disponibilizar ao público informações que cooperem para constituir uma imagem positiva da organização (como bons produtos e serviços, atendimento digno, preço justo e etc).

A autora também informa que esse tipo de comunicação se atrela a outras ferramentas e estratégias para que seu andamento seja eficaz como:

• Clientes: Captação de novos e manutenção dos já existentes;

• Mídia/ Propaganda/Publicidade;

• Internet.

De acordo também com o site da própria empresa Porto Seguro, pode-se citar como exemplos de comunicação externa o recrutamento Externo, que ocorre quando há a divulgação da vaga e busca de currículos no site da empresa e outros sites utilizados, redes sociais. Após a coleta de candidatos em potencial, os mesmo passam pela entrevista coletiva (triagem presencial) e outras etapas necessárias para a escolha do melhor requerente, conduzida pela área de Seleção.

Além disso, foi analisada uma propaganda da empresa, que relata a comunicação com o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com