TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  6/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 7

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

SÃO LEOPOLDO / 2019

Nº.

NOME

RA

01

JÚLIO ADINAN DA SILVA DE LIMA

1909213

INTRODUÇÃO

O presente trabalho Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM, de Gestão Pública, da Universidade Paulista – UNIP, apresenta o estudo bibliográfico sobre o Banco do Estado do Rio Grande do Sul – BANRISUL, conhecemos a política adotada pela empresa, tratando de uma empresa de capital aberto.

A avaliação deste trabalho ajudou a compreender o plano de Gestão adotado pela empresa, sua política de Responsabilidade Sócio Ambiental, que busca colaborar nos locais onde o BANRISUL atua.

No âmbito da comunicação, a pesquisa colaborou para conhecermos melhor os planos de Marketing do BANRISUL, as áreas e os explorados para a divulgação de sua marca e seus produtos, assim como a comunicação interna da empresa.

As Tecnologias da Informação utilizadas pela Organização nos mostraram os

avanços apresentados nos últimos anos, seu crescimento e desenvolvimento para

oferecer um serviço ágil e eficiente a seus clientes, colaboradores e parceiros.

O método escolhido foi a pesquisa bibliográfica, em livros, teses, artigos científicos, dissertações e reportagens jornalísticas. Para tal pesquisa priorizamos os livros texto da Universidade Paulista site do próprio BANRISUL e o do Estado com notícias referente ao banco em questão.

Nas considerações finais realizaremos uma reflexão sobre o método de trabalho e administração do BANRISUL, assim como a opinião pública a respeito da empresa, e de suas Gestões sócio ambientais.


1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A (BANRISUL), criado em 12de setembro de 1928 é uma sociedade de capitalismo aberto, e opera como banco múltiplo, viabilizando grande variedade de serviços e produtos como, cartões de créditos, seguros, consórcios, financiamentos imobiliários, financiamentos de veículos, financiamentos rurais, entre outros, suas ações atendem pessoas físicas, jurídicas e empresas de pequenas, micro e médias empresas.

Na atualidade, o BANRISUL possui 516 agências no Brasil, (sendo 495 delas no RS) e uma em Miami - EUA, possui mais de 4 milhões de clientes, 10.705 funcionários, 1500 estagiários e 2 mil funcionários terceirizados, no Rio Grande do Sul atua em 415 municípios. O BANRISUL obteve no ano de 2017, o melhor resultado de sua história, com ganhos líquidos de R$ 1.05 bilhões, desempenho positivo que se repetiu no primeiro semestre de 2018, com um recorde de R$505,9 milhões, segundo dados do site do RS (RS, 2018).

O Banco em questão atua com o propósito de desenvolvimento econômico e social no RS, implementou no ano de 2012 a Política de Responsabilidade Sócio Ambiental - PRSA com finalidade de direcionar as empresas e seus parceiros para a importância do desenvolvimento sustentável, social, econômico, ambiental e cultural, tendo como objetivo, definir diretrizes que conduzam as ações de responsabilidade Sócio Ambiental do Banco e seus controladores, assim contribuindo para o desenvolvimento sustentável nas cidades onde o BANRISUL está presente. No ano de 2017 o BANRISUL passou a utilizar um novo modelo de Gestão, e seguiu melhorando os modelos de risco de créditos nos seguimentos de varejo da pessoa física e jurídica.

O BANRISUL trabalha com o sistema de Administração Por Objetivos – APO, voltado para resultados, integrando todos os setores da organização, estabelecendo metas, definindo os meios em busca dos objetivos estipulados pela empresa e se os objetivos individuais estiverem junto aos da empresa, o nível de comprometimento e motivação dos funcionários torna-se enorme, apresentando vantagens.


2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.

O século XXI apresentou muitas novidades tecnológicas e mudanças sociais, que influenciaram fortemente a comunicação [...], a comunicação empresarial se caracteriza como o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. (GARCIA, 2019, p.88), ainda conforme GARCIA (2019, p.132), Para Chinen (2010, p. 64), “a comunicação é o fator estratégico do mundo corporativo. Em relação ao público externo, a comunicação é responsável pela credibilidade da própria organização e pelos produtos e serviços oferecidos” [...].

A Comunicação Interna do BANRISUL ocorre de várias maneiras como: a Intranet, o Minuto-a-minuto, o Bom dia, a Info rede, o Site Comercial, a Revista Perspectivas e Percepções, as Informações Normativas (IN), a Biblioteca digital, o Com Você e o CA On line. Segundo Pimenta (2015), a comunicação interna serve para comunicar/tornar comum a todas as pessoas, de todos os escalões, quais os planos, metas e objetivos da entidade; envolver os funcionários para que contribuam no cumprimento desses objetivos; interação e integração das pessoas, departamentos e áreas para concretizar esses alvos.

O BANRISUL utiliza canais de propaganda para divulgar seus produtos e sua marca através de propagandas em canais de TV, emissoras de rádio, internet, e patrocínio em camisas de times de futebol, [...] comunicação mercadológica, consiste no esforço de uma companhia em usar os canais de comunicação para informar a existência de um produto ou de uma empresa [...] (GARCIA, 2019, p. 134).

Com o propósito de aumentar a satisfação de seu público interno o Endomarketing, realiza ações de marketing para motivar seus funcionários, [...] é recomendável, na visão de Pimenta (2015, p. 125):

• ouvi-los e, a partir de suas sugestões, criar formas de integração;

• retribuir seu empenho com o que for possível (melhor remuneração ou brindes);

• suprir suas necessidades físicas e psicológicas;

• respeitar a sua personalidade e seu humor;

• proporcionar segurança no ambiente de trabalho. (GARCIA, 2019, pgs.121 e 122)

O BANRISUL oferece a seus clientes, além do atendimento em suas agências, outros canais como: o Banri Fone, o SAC BANRISUL, Canal de Denúncias e Ouvidoria (canal de atendimento que presta serviço de última instância às demandas dos clientes e usuários que não tiveram sido resolvidos anteriormente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com