TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II A Gestão Financeira

Por:   •  1/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  1.793 Visualizações

Página 1 de 11

    UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

Nº.

NOME

RA

01

DAISY THANE DOS REIS DA SILVA GROLA

1921911

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

GRUPO CARLU

TOLEDO

2019

INTRODUÇÃO

Muito se sabe sobre a complexidade de se manter no mercado competitivo atualmente, pois os gestores precisam estar sempre atentos a oscilação do mercado, ao fluxo de produção da organização, observando se a quantidade atende a demanda do mercado, além de atentar-se também aos procedimentos e recursos indispensáveis para que a empresa permaneça ativa, garantindo assim matéria-prima para produzir e vender.

  De acordo com Parkin (2011), “conhecer o funcionamento do mercado financeiro é fundamental para entender o mundo em que vivemos e se tornar um participante ativo e perspicaz, pois isso o torna de verificar e avaliar o potencial das empresas”.

Portanto, este estudo de caso foi realizado com o intuito de apresentar os aspectos fundamentais da micro e da macroeconomia, bem como a gestão de recursos materiais e patrimoniais e as técnicas de matemática utilizadas pelo “GRUPO CARLU”, indústria de brinquedos educativos e pedagógicos.

Para tanto, foram delineados alguns objetivos específicos, quais sejam: i) apresentar uma abordagem microeconômica do mercado em que a organização opera com ênfase para o nível de demanda e oferta de seu mercado, e analisar suas principais implicações para gestão de seus negócios; ii) apresentar uma abordagem macroeconômica do ambiente geral, com ênfase para o nível de desenvolvimento econômico, as condições de infra-estrutura, além de aspectos como taxa de inflação e de câmbio na região em que a organização opera e analisar suas principais implicações para gestão de seus negócios; iii) descrever os processos de gestão dos recursos materiais e patrimoniais da organização, com ênfase para a gestão dos estoques na empresa; iv) descrever as principais técnicas matemáticas utilizadas na empresa.

A metodologia exercida foi à coleta de dados in loco, através da visitação presencial aos diversos setores da empresa, entrevistas com o Diretor e ainda consultas dos dados do setor de contabilidade.

Espera-se então com este trabalho, demonstrar a influência da micro e macroeconomia para gestão dos negócios do Grupo Carlu, além de observar a sua gestão de estoques e as técnicas matemáticas por eles utilizadas, e assim poder averiguar se a empresa precisa de melhoras em seu método de gestão.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O Grupo Carlu é uma corporação que atua na área de fabricação de brinquedos educativos, produtos pets e de evangelização, tendo como foco a missão de proporcionar encantamento às pessoas do mundo, visando sempre buscar excelência em gestão e ampliação da participação no mercado interno e externo, mantendo sempre a valorização do ser humano, a honestidade, a ética, o respeito, a transparência, a responsabilidade, a dignidade e o trabalho em equipe, pois os “empreendedores só são visionários quando conseguem manter intactos a missão, a visão e os valores definidos no início da empresa (NAKAGAWA, s.d.).”

Ressalta-se também que esta, é uma empresa individual de responsabilidade limitada (de natureza empresária), com capital próprio, inscrita no CNPJ: 02.443.321/0001-96. Foi fundada em 01 de dezembro de 1996, com a administração da família Ost, em um pequeno espaço de 10 m², contando com menos de 3 funcionários.

Atualmente sua sede encontra-se localizada na cidade de Toledo, região Oeste do Paraná, conta com uma área de 10.000 m² e com aproximadamente 240 colaboradores internos, sendo estes distribuídos nas áreas administrativas, comerciais e produção, além, de mais 35 pessoas terceirizadas, atendendo atacados e distribuidores de todos os estados do Brasil.

  1. ECONOMIA E MERCADO

Observando o cenário atual, notamos a insaciável busca da sociedade por bens e serviços que propicie uma condição de vida mais saudável, próspera e confortável. Notamos também, as organizações e os seus propósitos de suprir as essas infinitas necessidades, através de uma produção limitada de bens e prestação de serviços, isto é, uma produção com escassez de recursos, assunto esse de total interesse da ciência econômica.

Dito isto, torna-se importante mencionar que segundo Parkin (et. al., 2011), a economia é a ciência que analisa a produção de bens e serviços através de recursos escassos, visando satisfazer as necessidades humanas, procurando sempre estabelecer os princípios que regem a produção, a distribuição, o consumo e a circulação de bens e serviços produzidos em uma sociedade, tendo como objeto de estudo a escassez de recursos, portanto a economia é considerada a ciência que se dedica ao atendimento das necessidades e dos desejos das pessoas com poucos recursos. Visando uma melhor compreensão da teoria econômica e a sua influência no mundo dos negócios, é importante destacar suas duas principais divisões: a macroeconomia e a microeconomia.

A economia é dividida em duas partes: Microeconomia e Macroeconomia. A Microeconomia é como um mapa detalhado de uma cidade, a Macroeconomia, o mapa de um país. A microeconomia traça em detalhes o mapa de como os indivíduos tomam decisões e de como essas decisões afetam o preço e a produção de vários bens e serviços. A Macroeconomia mapeia a economia de mais longe, observando não os indivíduos, mas agregados de pessoas e firmas (WESSELS, 2010).

Deste modo, visando cumprir o objetivo deste trabalho, foram analisados alguns dados referentes à influência dessas divisões dentro da gestão econômica do Grupo Carlu. Lembrando, que a macroeconomia interferem em assuntos como: emprego e desemprego, estoque de moeda, níveis de preços, renda e produtos, balança de pagamentos, taxa de juros e taxa de câmbio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (346.1 Kb)   docx (210.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com