TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II GESTAO FINANCEIRA

Por:   •  11/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Paulista

Projeto Integrado Multidisciplinar II

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM II - Gestão Financeira

Mercado Libre ( Mercado Livre)

Evelyn Nunes de Souza - 2169336

Trabalho realizado para a disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar II, para o curso de Gestão Financeira na UNIP - Universidade Paulista

Osasco

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ECONOMIA E MERCADO 4

1.1 EMPRESA 4

1.2 MICROECONOMIA 4

1.3 MACROECONOMIA 5

EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 7

2.1 Mercado Pago 8

2.2 Mercado Envios 8

2.3 Mercado Livre Publicidade 8

2.4 Mercado Shops 8

MATEMÁTICA APLICADA 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho realizado para a disciplina de Projeto Multidisciplinar Integrado II, tem como estudo o objetivo de uma análise empresarial, a partir da escolha de uma empresa, colocando em prática os temas que foram apresentados nas disciplinas de economia e mercado, empreendedorismo, criatividade e inovação e matemática aplicada, que se refere ao segundo bimestre do curso de tecnologia em gestão financeira.

O Mercado Livre é uma empresa especializada no setor de comércio eletrônico com sede em Buenos Aires, na Argentina, ela foi fundada em 1999 por Marcos Galperin.

Atualmente, a companhia opera em 19 países, como Brasil, Argentina, Portugal, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, entre outros.

A empresa se tornou o serviço de e commerce mais popular da América latina e acabou conquistando a marca de 35 milhões de usuários ativos em 2016 somente no Brasil, o site se ampliou para possibilitar a venda e a compra de produtos de diversas categorias.

Atualmente, tem seu próprio serviço de logística, o Mercado Envios, e também oferece serviços de pagamentos exclusivos aos seus usuários.

No desenvolvimento do estudo, apresentaremos uma abordagem micro e a macroeconomia da empresa, que é relacionado com o tema de economia e mercado, as ações das empresa em relação ao empreendedorismo, criatividade e inovação e por último como a empresa usa no dia a dia a matemática aplicada.

ECONOMIA E MERCADO

Na sociedade a economia está presente e relacionada praticamente a tudo que se utiliza. Ela se interliga ao controle de gastos da sociedade e a escassez de recursos e como se pode controlá-los para que se possa atender as necessidades humanas de bens e serviços.

Quando se fala em necessidades sendo elas individuais ou coletivas, pode -se usar a pirâmide de Maslow como exemplo, começando da base com as necessidades fisiológicas, e assim atendendo a cada necessidade.

Neste caso, devemos citar os mercados econômicos que nada mais é do que a relação entre vendedores e compradores de bens e serviços. O mercado livre oferece infinitas possibilidades, os produtos são variados.

O site oferece diversas lojas, com isso temos uma concorrência e variadas opções para que o público alvo de determinado produto possa fazer sua escolha, sua pesquisa e assim satisfazer sua necessidade de bem ou serviço.

1.1 EMPRESA

O mercado livre tem como objetivo o comércio eletrônico, oferece a plataforma e os serviços necessários para que as pessoas e empresas possam comprar, vender, enviar, anunciar e gerir seus negócios na Internet.

O Marketplace se tornou o maior da América Latina, reunindo milhões de vendedores e compradores a partir de mais de 60 milhões de ofertas de produtos e serviços em geral.

Sendo o maior ecossistema de comércio de pagamentos online da América Latina, como pagamentos móveis e digitais em nome dos clientes e oferece soluções de tecnologia na área.

1.2 MICROECONOMIA

A microeconomia nos ajuda a entender o comportamento das empresas e dos consumidores. Quais os fatores que influenciam a oferta e demanda de determinado produto ou serviço. Para essa análise temos fatores que influenciam a escolha do cliente em usar o site para compras. A existência de outros concorrentes no Marketplace, e assim, a disposição do cliente e a afinidade que ele tem. Os fatores que podem causar a deslocamento de curva, renda, a variação dos preços dentro do site, os prazos de entrega, formas de pagamentos.

O marketplace cresceu muito no Brasil nos últimos anos, e com isso a concorrência de oferta e procura e a constante inovação e melhorias para se oferecer o melhor ao consumidor.

A seguir podemos ver um gráfico que indica que o site do Mercado Livre foi o 5º mais acessado num ambiente de diversas outras buscas da internet, sendo ele o maior site de comércio eletrônico do Brasil, segundo o estudo da ComScore de janeiro de 2018.

1.3 MACROECONOMIA

A macroeconomia estuda a economia de uma maneira geral, analisando os vários comportamentos no mercado. Como a renda, os produtos, os preços, emprego e desemprego, pagamentos. Os impactos de um determinado grupo de indivíduos, famílias, empresas, causados por exemplo na cidade, estados e países.

Neste caso, o Mercado Livre impacta diretamente na economia do país, cerca de 90% dos seus produtos vendidos são novos. Cerca de 111 mil pessoas vivem de renda agregada ou única do trabalho no site.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com