TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II Processos Gerenciais

Por:   •  31/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

SÃO PAULO/2020

Nº.

NOME

RA

01

Lucas da Silva Santos

2038174

02

03

04

05

06

Através da pesquisa pudemos entender como a empresa se comporta nas aplicações da teoria das matérias estudadas no bimestre e como são realmente aplicadas no dia-a-dia da companhia.

Com dados em mãos, podemos verificar quais os processos internos que se relacionam com as teorias desenvolvidas e como podemos alterar processos existentes para que se obtenha melhor performance dos indicadores da empresa pesquisa, como pode otimizar algumas áreas e quais podem ser alteradas para que se chegue ao objetivo de maneira igualitária.

INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho apresentar, analisar e demonstrar o funcionamento da empresa HUB 109 baseando-se nas disciplinas aplicadas durante este bimestre, onde será demonstrado o grau de aproveitamento e conhecimento adquiridos em Matemática Financeira, Recursos Patrimoniais e Economia e Mercado e como influenciam a empresa.

Hoje a HUB 109 busca atrelar às necessidades do cliente a qualidade dos serviços de aluguel de espaço de trabalho oferecidos aos clientes, de forma que quem utilizar os serviços indique ou torne a utilizá-lo. A empresa encontra-se em novo nicho de mercado, onde cada vez mais adeptos utilizam este tipo de serviço, fornece espaços físicos para locação de escritórios, endereço fiscal e assessoria empresarial. Todos os dados obtidos foram fornecidos pelos sócios

  1. ECONOMIA DE MERCADO

A política monetária é uma política comandada pelo Banco Central onde sua especialização é no controle de dinheiro circulando, interferindo diretamente nas taxas de créditos e juros do país. São parte desse processo o Banco Central, o Conselho Monetário Nacional e o Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM). Utilizando a liquidez de ativos das empresas, produtos são trocados por dinheiro gerando o modelo como conhecemos de oferta de moeda. Existem duas vertentes, conhecidas como políticas monetárias contracionistas e expansionistas onde são utilizadas em determinadas ações.

Quando há queda do PIB e nas taxas de consumo de bens e serviços no país é utilizada a medida contracionista, assim o Banco Central eleva as taxas de juros. Por causa da oferta e demanda é utilizada esta medida. Já a expansionista, reduz as taxas de juros, onde o intuito é aumentar a oferta da moeda em circulação e, assim, a demanda por bens e serviços. Porém existe o risco de elevar a inflação na medida em que os preços se elevam se a oferta não for completamente solucionada.

Na decisão do setor de bens e serviços, as transações de Fisher lançam luz sobre a relação entre a política e o fluxo de mercadorias, onde é dito que bens e serviços transacionados são iguais ao total de moedas utilizadas para que seja feito o pagamento num intervalo de tempo. Sendo assim, o patamar dos preços é determinado pela oferta da moeda, essas flutuações e variações alteram o planejamento de como serão feitos os investimentos em tecnologia, expansão de capital humano, expansão do mercado, além da definição dos preços de mercado.

Na HUB 109, a variação cambial impacta diretamente a compra de produtos em e-commerce, principalmente de produtos importados, o que leva a variação de seu preço, e materiais de escritório em geral. Com as taxas de juros mais altas a empresa, por exemplo, tem dificuldades nas linhas de crédito para investimento em tecnologias, infraestrutura e afins. Com a inflação, existe o impacto direto no ajuste dos preços de locação, alterando a política de preços dentro do estabelecimento e a oferta direta aos clientes, podendo levar à queda no número de cientes; quando a inflação se encontra equilibrada, a empresa pode manter seus preços, aumentando a competitividade no setor.

Para contornar a crise, os sócios oferecem cursos online de marketing digital para pequenas empresas, e assessoria empresarial à distância, incentivando outros empreendedores à atravessar a crise existente de maneira que não se contabilize tanto prejuízo

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Entende-se por recursos materiais tudo que se encontra no ativo da empresa, gera ou pode gerar riqueza. Através da gestão eficiente dos recursos, podemos aprender como comandar, prever, coordenar, organizar e controlar. Destacamos os tipos principais de recursos em: materiais, patrimoniais e humanos.

Os recursos utilizados diariamente para a construção do seu produto, matéria prima, material em processo e material indireto, são chamados de recursos materiais. Os recursos patrimoniais são bens, valores, e obrigações que são avaliados monetariamente e que têm relação com os objetivos da empresa, e são classificados como:

• Tangíveis: são os tocáveis, como máquinas, computadores e veículos.

• Intangíveis: não podem ser tocados diretamente, como marca, direitos autorais e licenças.

Os recursos humanos são o quadro de funcionários, desde os sócios até os operários. São recursos vivos, de inteligência e capazes de lidar com os outros recursos. Tomam decisões e agem de acordo com as normas pré-estabelecidas pela companhia

A empresa não possui sistema próprio de gestão de recursos, assim utiliza-se de empresas terceiras que gerenciam e alocam seus recursos, podendo gerar prejuízo em algum momento por não ser de controle direto dos sócios da empresa, mesmo que esta pratica seja utilizada por outras empresas, não é aconselhável que todo grau de informações a respeito da empresa seja compartilhada por pessoas que não sejam sócias ou diretamente ligadas ao proprietário.

Sendo uma empresa no setor de prestação de serviços, os recursos materiais da Hub 109 se resumem a materiais para uso e consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com