TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III PROJETO MUTLDISCIPLINAR

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO PÚBLICA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

AS PARTICULARIDADES E DESAFIOS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS)

Aluno: Kenia Kathlyn Pedroso Novais

RA: 2282624

Projeto Integrado Multidisciplinar III para

obtenção do título de Tecnólogo em Gestão

Pública apresentado à Universidade Paulista -

UNIP

                     

        

Sud Mennucci – SP

2022

SUMÁRIO

             1     INTRODUÇÃO ......................................................................................     5

             2    A CONSTRUÇÃO DO SUAS .................................................................     6

             3    SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL .....................................      7

           3.1 PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DO SUAS ..........................................      7

             4 MODELO DE FINANCIAMENTO DO SUAS ............................................      8  

             4.1 CONCEITOS IMPORTANTES ...............................................................     8

             4.2 FINANCIAMENTO DO SUAS ...............................................................      9

             5 PISOS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL .........................................................     10

             6 O SERVIÇO SOCIAL NA EMPRESA E A INTERVENÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.....................................................................................................      13

             7    CONCLUSÃO .........................................................................................    14

                   REFERÊNCIAS .......................................................................................   15

 

                   

             

Resumo

        O presente Projeto Integrado Multidisciplinar PIM III, tem por objetivo analisar junto à organização escolhida, pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina, onde serão mencionadas a Contabilidade, Dinâmica das Relações Interpessoais e Recursos humanos na Administração Pública. Este artigo apresenta uma prévia reflexão sobre os inúmeros desafios da gestão de recursos humanos no campo da Política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no contexto de sua implementação no Brasil. As índoles de conclusão são apresentadas por desafios a serem superados pela política pública de assistência social e pelos profissionais que atuam na gestão dessa política.

ABSTRACT

          This Pim III Multidisciplinary Integrated Project aims to analyze with the chosen organization, evaluation research of specific items pointed out for each discipline, where accounting, dynamics of interpersonal relationships and human resources in public administration will be mentioned. This article presents a previous reflection on the numerous challenges of human resources management in the field of Social Assistance Policy and the Unified Social Assistance System (SUAS) in the context of its implementation in Brazil. The conclusions are presented by challenges to be overcome by the public policy of social assistance and by professionals who work in the management of this policy.


               1 INTRODUÇÃO

                 Um estudo bibliográfico e documental a partir de autores estudiosos da temática e de registros de documentos nacionalmente pactuados com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e as Normas Operacionais Básicas (NOBs) do SUAS e de Recursos Humanos no SUAS. Perseguindo o objeto de estudo apontaremos alguns aspectos determinantes, que entendemos como indissociáveis do processo de estruturação doo Estado brasileiro, da política pública de assistência social no país e de intervenção dos profissionais da área. O objetivo final deste estudo foi apontar limites e possibilidades colocados à gestão de recursos humanos no SUAS.

https://blog.gesuas.com.br/nob-rh-suas/[pic 1]

              2   A CONSTRUÇÃO DO SUAS

          No Brasil, os anos 1980 foram marcados pelo processo de democratização política e ampliação das lutas por direitos, que culminou com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Assim com a Carta Magna, a Assistência Social juntamente com a Saúde e a Previdência Social, passou a compor o tripé da Seguridade Social, sendo regulada através da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei nº 8742 de dezembro de 1993) como política pública, tornando-se responsabilidade do Estado, direito do cidadão e, portanto, uma política estratégica no combate à pobreza e essencial para a constituição da cidadania das classes subalternas. Este aparato jurídico sinaliza para a superação da assistência social como benemerência e assistencialismo, apontando para sua afirmação como política social pública. PARA BOSCHETTI (2003: 83):

           Em 2003, a IV Conferência Nacional de Assistência Social deliberou para a implantação do SUAS. Em 2004, com a política de assistência social o Sistema é instalado, que traz em seu foco a gestão de forma organizada, com princípios na centralidade das famílias como núcleo social fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços da política de assistência social, porém o cenário brasileiro que traduz um conjunto de expressões sociais, pautadas na desigualdade social, expressa a intensa necessidade de políticas de proteção social efetiva e integradas, como vistas a garantia dos direitos de cidadania.(Fonte: Agência Senado). Em 2011, com a aprovação da Lei 12.435, o SUAS passa a integrar plenamente o escopo da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (529.1 Kb)   docx (310.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com