TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA  LOGÍSTICA

- RELATÓRIO PIM II

2021

NOME

RA

Gilberto de Almeida Godoy Junior

2129370

Objetivo: O presente relatório demonstra os principais objetivos da matemática aplicada e a necessidade da economia é fundamental para o desenvolvimento da empresa. A criatividade e o empreendedorismo fazem parte dessa parceria do crescimento informativo e atualizado de uma forma bastante presente, visando o bom atendimento ao cliente e sem ele talvez a empresa não teria surgido.

Agradecimento

Agradeço aos meus professores pela paciência em ensinar com tanto amor e decicação, aos meus familiares pelo apoio e incentivo e principalmente a Deus pela força de vontade e  sabedoria.

RESUMO

Resumo Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II), referente ao projeto de pesquisa realizado no segundo bimestre do primeiro período do Curso Superior Tecnológico em Logística da Universidade Paulista – UNIP – realizado na cidade de Taubaté, estado de São Paulo da empresa Gerdau S/Al, relativa às disciplinas Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Empreendedorismo e criatividade demonstrando- nos como é importante o conhecimento teórico-prático das disciplinas elencadas, pois se faz necessário atualmente domínio do assunto para então aplicar o conhecimento adquirido em prol do bom desenvolvimento da empresa, sendo que tais disciplinas estão intrinsecamente ligadas em relação à sua utilização no dia a dia de qualquer empresa que queira prosperar e isso poderá ser visto ao longo deste projeto.

INTRODUÇÃO

O projeto integrado multidisciplinar (PIM) do curso de tecnólogo em logística

aborda  o  levantamento  de  informações  da  empresa  Gerdau S/A, a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio.

Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura econômica da empresa, baseando-me nas disciplinas aplicadas durante o curso, para demonstrar o grau de aproveitamento que obtive, através das pesquisas realizadas.

Os dados obtidos foram coletados diretamente no site da empresa, tendo oportunidade de conhecer cada departamento e suas funções pertinentes.

A escolha da empresa Gerdau S/A foi pensada em virtude das mais variadas descobertas do homem, com a finalidade de criatividade e  proteção para  sua  instituição  e  colaboradores.  

Ao final deste projeto, o leitor conhecerá de maneira pormenorizada a empresa apresentada e as particularidades do produto estudado, em âmbito nacional.

  1. ECONOMIA E MERCADO

O atual modelo de expansão econômica tem gerado diversos tipos de desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura nos cinco cantos do mundo, por outro vértice, um processo de extrema miséria, degradação ambiental e poluição aumentam regularmente. Diante desta constatação, surge a idéia da Economia e Mercado como área que estude os efeitos deste impacto e juntem o melhor uso dos recursos disponíveis para exploração e consecução de novos bens e serviços para uma economia consumista e capitalista ortodoxamente. Segundo as noções alinhadas por Bellen (2004) tem exigido uma nova postura organizacional, ao qual criam-se:      comissões de governança corporativa, ações de repsonsabilidade socio-ambiental, adição de responsabilidade em produtos especiais e deficinição de mercado

Na Gerdau S/A todos estes tópicos citados, estão vigentes na empresa estudada, a sua governança corporativa é composta por uma estrutura organizacional-administrativa que facilita a prospecção da segmentação de cada tipo de preocupação de seu negócio, podemos encontrar um grupo de áreas e profissionais responsáveis por gerir situações de zelo da marca institucional a fim de criar possibilidade de criação de novos produtos ligados ao meio ambiente, criação de ações de responsabilidade e classificação de patrocínio de ações responsáveis, definirem estratégias de trabalho institucional da empresa junto a diversos públicos, entre outros pontos. Por meio disto tem toda segurança permitir a uma das metas dos conceitos da economia e mercado por meio de uma governança corporativa fundamental e diferencial, pelo qual esta esteja nivelada ao primar e defender os seguintes pontos descritos abaixo, sendo estes chamados pontos para boa governança corporativa, citado por Millstein (1998) – na Gerdau S/A serão tratadas todas as questões de governança a partir dos cinco pilares conseguintes:

•Transparência

 • Alinhamento estratégico

 • Responsabilidade

• Controle interno

• Prestação de contas.

Obedecendo as principais normas de qual idade internacionais, a empresa vem se destacando e tornando-se um marco empresarial, onde as ações de respeito ao consumidor e respeito às normas técnicas mais responsáveis socialmente e ambientalmente, para um conjunto de produtos, serviços e processos dentro da empresa. Criar produtos sustentáveis seria outra base dos conceitos de economia e mercado da empresa estudada, ao qual, se traz para o seu portfólio de produtos um serviço que privilegie contribuir decisivamente para a melhora ambiental através de uma característica especial deste produto.

  1. MATEMÁTICA APLICADA

 

O administrador e a gestão de controladoria e finanças da Gerdau S/A deve estar familiarizado com os conceitos básicos da matemática financeira para manter a eficiência da empresa. Os valores a serem pagos mensalmente (como água, energia, aluguel, salário, comissão etc.) devem ser contabilizados paralelamente aos valores arrecadados, de forma que não haja prejuízo e assim, os compromissos sejam honrados.

 É preciso analisar e levar em conta, as funções “demanda de mercado” e “oferta de mercado”, para que assim os preços e as quantidades estejam em equilíbrio para a melhor disponibilização ao cliente. De fato, para produzir é necessário utilizar fatores produtivos tais como matérias-primas, equipamento, energia, mão de obra, operadores, entre outros.

Constitui tarefa da empresa Gerdau S/A procurar métodos de produção eficiente, com máxima produção e tendo um custo mínimo.

• Números positivos e negativos: utilizados para o nível de estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com